A ViniPortugal, Organização Interprofissional do setor vitivinícola, reconhecida pelo Ministério da Agricultura, irá lançar neste segundo semestre de 2016, algumas ações de promoção dos vinhos nacionais nos Estado Unidos. O objetivo passa pela promoção do conhecimento dos vinhos junto do mercado norte-americano, assim como evidenciar o seu caracter gastronómico.
Neste âmbito serão realizadas três Provas em Chicago, São Francisco e Nova Iorque nos dias 18, 25 e 27 de outubro. A par destas iniciativas será promovido o Perfect Portuguese Pairings – Food Truck no dia 23 de outubro, também em São Francisco.
Durante estas ações, mais de 450 vinhos nacionais estarão em foco nas provas. A primeira organizada no dia 18, no Intercontinental Chicago Magnificent Mile, a segunda no dia 25, no Merchants Exchange Building em São Francisco e a terceira no dia 27, no Prince George Ballroomm, em Nova Iorque.
As três provas incluem um Master Class, realizado entre as 13h30 e as 14h30. Dirigido por Evan Goldstein, este seminário focado no tema “Modern Portugal: Exploring Contemporary Approaches, Classic Grapes and Exciting Wines” contempla a apresentação de 10 vinhos em cada um dos eventos.
Em relação ao Perfect Portuguese Pairings – Food Truck, na Gallery 308 at Fort Mason em São Francisco, o evento foi impulsionado pelo sucesso da primeira edição realizada em 2015. Consiste numa prova aberta aos consumidores e interativa, onde os convidados são desafiados a harmonizar os vinhos portugueses com uma seleção de comida gourmet de roulotte, vulgarmente conhecidos como food trucks.
Três equipas, compostas por profissionais de restauração e retalho, competirão entre si para criar a melhor harmonização do seu menu com os vinhos portugueses em prova. Os consumidores convidados votarão na sua equipa favorita enquanto provam os diferentes vinhos e harmonizações propostas. A prova procura demonstrar a versatilidade gastronómica dos vinhos produzidos em território nacional.
Atualmente, os vinhos portugueses ocupam o 9º posto em valor no mercado dos EUA, com 88 milhões de euros, com base nos valores indicados de importação. Ao nível das exportações EUA, de acordo com dados do INE, os vinhos portugueses atingiram os 69 Milhões de Euros em 2015. Entre 2011 e 2014 as exportações cresceram 25% e 16% em 2015.