“Riu faz balanço do ano turístico mais complicado de que tem memória”
Luis Riu, conselheiro delegado da Riu Hotels & Resorts, faz o balanço do ano mais complicado de que tem memória para a indústria turística, que terminou com uma quebra de mais de 60% das vendas brutas para 826 milhões de euros. Como reconheceu o seu CEO, “levámos anos a superar o recorde de número de clientes alojados nos nossos hotéis, perto dos cinco milhões em 2019, e este ano foram 2,3 milhões, menos 46%”. A cadeia mantém atualmente a metade da sua planta hoteleira aberta, 50 estabelecimentos em 14 países.
“Air France-KLM perde 7.078 milhões e mais de 70 milhões de passageiros em 2020”
O impacto da pandemia provocou no Grupo Air France – KLM um prejuízo líquido de 7.078 milhões de euros em 2020, depois de ter ganho 290 milhões um ano antes. O grupo aéreo prevê um primeiro trimestre de 2021 “difícil”, como consequência dos confinamentos e restrições de viagens que ainda continuam em alguns países.
“Espanha: Quarentena de 10 dias para viajantes provenientes do Brasil e África do Sul”
Espanha vai implementar a partir de 22 de fevereiro quarentena de 10 dias, ou sete dias se realizarem um PCR ou prova de teste negativo, para os passageiros provenientes do Brasil e África do Sul.
“Airbus perdeu 1.133 milhões de euros em 2020, menos que em 2019”
A Airbus perdeu 1.133 milhões de euros em 2020, um resultado menos mau do que os 1.362 milhões de euros negativos em 2019. Os prejuízos do grupo europeu em 2020 incluem um resultado financeiro negativo de 620 milhões de euros.
“Meliá aposta em crescer com a sua própria marca de franchising”
A Meliá Hotels International aposta na fórmula de asset light para continuar a crescer numa situação como a atua, no Affiliated by Meliá, com foco no lazer e destinos estratégicos. Dentro dessa estratégia ganha protagonismo o modelo de franchising com a sua própria marca, aproveitando as vantagens que traz: um reduzido compromisso de investimento, além da possibilidade de “captar pequenos grupos que, afetados economicamente, necessitam de ganhar competitividade e profissionalizar-se”. Neste momento, conta om 24 hotéis Affiliated by Meliá, dos quais 18 eram anteriormente Tryp.
“Disney Cruise lança itinerários de cruzeiros da Marvel e Star Wars para 2022”
A Disney Cruise Line lançou recentemente seus mais novos itinerários para 2022 com dois cruzeiros especiais: o Marvel Day at Sea e o Star Wars Day at Sea, de grande sucesso para crianças de todas as idades. O Marvel Day at Sea será incluído em cruzeiros selecionados de 5 noites no Oeste do Caribe e nas Bahamas a bordo do Disney Magic, saindo de Miami, Flórida, no início do próximo ano. O Star Wars Day at Sea será oferecido em cruzeiros selecionados de 7 noites no Leste do Caribe e no Oeste do Caribe a bordo do Disney Fantasy, saindo de Port Canaveral, Flórida.
“Rio regista 63% de ocupação hoteleira durante o Carnaval”
A cidade do Rio de Janeiro registou média de 63% dos quartos ocupados durante o feriado de Carnaval, segundo balanço do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro (Hotéis Rio), bem abaixo dos 93% no fechamento do ano anterior. As regiões de Ipanema/Leblon (70%), Leme/Copacabana (64%) e Flamengo/Botafogo (63%) lideraram a preferência dos turistas, com índices acima da média, seguidas por Barra/São Conrado/ Recreio (60%) e Centro (56%). No período pesquisado, de 12 a 15 de fevereiro, alguns hotéis chegaram a registar picos de ocupação de 65 a 80%, chegando a variar a 100%.
“Delta inicia teste piloto de novo processo agilizado de embarque”
A Delta inicia nesta quinta-feira (18) o teste piloto do Clear Health Pass, iniciativa primeiramente voltada a passageiros que viajam de Los Angeles a Honolulu em único voo por dia, com objetivo de garantir aos clientes acesso mais rápido e mais opções de laboratórios que realizam exames de Covid-19.
“IHG lança plano para promover Turismo responsável”
O IHG Hotels & Resorts lançou o projeto “Jorney to Tomorrow”, uma série de compromissos que buscam contribuir positivamente com as pessoas e as comunidades nos próximos dez anos, principalmente por meio de viagens responsáveis que preservam a diversidade e a beleza dos destinos. Formado por meio de avaliação de especialistas externos, consulta às partes interessadas e colaboração da indústria, o plano do InterContinental Hotel Group contribui para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que visam fornecer um plano para um futuro mais sustentável até 2030.
“Geração dos millennials é a mais propensa a viajar em 2021”
Uma nova pesquisa da HealthCarelnsider revelou que a geração millennial (18 a 34 anos) é a mais propensa a viajar até o outono de 2021 (fim do ano, no hemisfério norte), superando a geração X (35 a 54 anos) em 50% e os baby boomers (mais de 55 anos) em 15%. Segundo o levantamento, os norte-americanos revelaram que não ter que usar máscara (26%), voltar a se reunir com a família (18%) e retomar as viagens (17%) estão entre as atividades mais esperadas.
“IATA: Boris Johnson deve incluir transporte aéreo nos planos de retoma económica do Reino Unido”
A IATA pediu ao Governo britânico que inclua uma visão para levantar restrições de fronteiras e retomar o transporte aéreo nos seus planos de recuperação para a economia do Reino Unido, que deverá ser delineado a 22 de fevereiro pelo Primeiro Ministro britânico, Boris Johnson. Os números do tráfego de passageiros aéreos caíram 76% em 2020 e Londres perdeu a sua posição como a cidade mais conectada do mundo. Perderam-se cerca de 860 mil postos de trabalho de turismo, viagens e aviação.
“Os planos da Riu para 2021: três aberturas e uma grande reforma”
O CEO da Riu, Luis Riu, anunciou no seu blog quais serão os desafios da cadeia para este ano. A abertura do hotel Riu Palace Santa Maria, na Ilha do Sal, em Cabo Verde, é um deles, assim como os hotéis de Nova Iorque e do Senegal. O hotel de Cabo Verde tem 1001 quartos e “é uma notícia muito importante porque o arquipélago deixou de receber turismo internacional quando a pandemia foi declarada”, assinala.
Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Internacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.