Expresso
“TAP recua e já não troca Peugeot por BMW”
A notícia caiu como uma bomba, interna e externamente, e a gestão da TAP decidiu recuar na decisão de renovação da frota em 2023: a troca dos antigos Peugeot por 50 novos BMW. Vai ficar tudo como está, pelo menos durante um ano. A nova frota destinava-se à Comissão Executiva e aos diretores – cinco administradores executivos e 45 diretores, cujo número cresceu nos últimos anos.
“Ferrovia: Duas novas linhas custarão pelo menos 7000 milhões”
Os dois projetos de alta velocidade que vão arrancar nos próximos anos em Portugal e que vão permitir ligar Lisboa ao Porto e o Porto a Vigo em alta velocidade vão custar pelo menos sete mil milhões de euros. A nova linha Porto-Lisboa está avaliada em 4,9 mil milhões, o que implicou uma revisão em alta dos 4,5 mil milhões orçamentados para a primeira fase.
“Voar para fora de Lisboa só com incentivos”
Com o Aeroporto Humberto Delgado sobrelotado e obras de melhoria ainda sem data marcada, a par do crescente desconforto provocado pelo ruído dos voos noturnos na capital, é cada vez maior a pressão para que se encontrem alternativas a Lisboa, sob pena de o país ver limitado o turismo por falta de infraestruturas. Fontes do setor reconhecem que se poderá atrair mais turistas para o norte do país através do Aeroporto Sá Carneiro – captando também passageiros na Galiza – e para as ilhas, nomeadamente os Açores. Mas lembram que isso depende muito de uma política pensada como um todo e não de forma casuística.
“Inflação ajuda a subir taxas aeroportuárias em 2023”
As taxas aeroportuárias vão subir, em média, 10,81% em fevereiro de 2023, se a proposta da ANA for aceite pelo regulador do setor, a ANAC. É um valor que incorpora uma novidade: a inflação passou a ser tida em conta na composição das taxas aeroportuárias a vigorar nos aeroportos portugueses.
“Nómadas digitais pressionam oferta de alojamentos em Lisboa e Porto”
A procura crescente de alojamentos por parte dos nómadas digitais e o aumento do número de empresas tecnológicas que se instalaram no país estão a provocar uma forte pressão na procura de alojamento, sobretudo nas cidades de Lisboa e do Porto. De acordo com a InvestPorto, é previsível um aumento significativo da chegada de nómadas digitais até final deste ano e em 2023.
Vida Económica
“Diárias no alojamento local superam os 300 euros em Lisboa e Porto”
As diárias na gama mais alta do alojamento local atingiram em julho um valor recorde de mais de 300 euros, quer em Lisboa, quer no Porto. Na capital, este preço foi praticado na Baixa, onde uma noite de alojamento local nesta gama atingiu os 356 euros, e na Invicta foi observado na Ribeira, onde a noite foi vendida a 327 euros.
“Centro de Portugal atinge os melhores resultados de sempre no turismo”
Agosto de 2022 foi o melhor mês de sempre para a atividade turística no Centro de Portugal, tanto em número de dormidas como em hóspedes.
“Valença quer atrair mais investimento privado para o turismo”
A autarquia de Valença está apostada em atrair o investimento privado para o setor do turismo, com especial destaque para o segmento hoteleiro. José Manuel Carpinteira, presidente da Câmara Municipal de Valença, reconhece que é determinante aumentar e qualificar a oferta disponível no concelho. “Existem as condições necessárias para impulsionar a atividade turística”, afirmou na sessão de abertura da conferência “Crescimento e sustentabilidade em Valença”.
“Turismo de Valença tem forte potencial de crescimento”
O turismo nacional tem apresentado indicadores de crescimento muito positivos e Valença não é exceção. O legado cultural, a proximidade de Espanha e do Rio Minho, a confluência dos Caminhos de Santiago favorecem a expansão da atividade turística.
Jornal Económico
“«A operação da TAP é estratégica para o Brasil», diz presidente da Embratur”
Portugal é o país do qual partem mais voos para o Brasil – mais de 100 por semana – e a maioria deles operados pela TAP. Sílvio Nascimento, presidente da Embratur, afirma que Portugal “é um país-chave para a entrada de europeus no Brasil e de brasileiros na Europa” e se a TAP é quem mais transporta de e para o Brasil, há que manter e aumentar o número de voos e rotas, defende.
Diário de Notícias
“Inovar para um turismo mais sustentável e competitivo”
Por Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, da ETC e do NEST. “A inovação é um elemento fundamental para a competitividade de qualquer destino turístico. (…) Mas o processo de inovação no turismo tem de ser muito mais do que uma resposta pontual a crises ou conjunturas desfavoráveis. Precisa de ser estruturante, diferenciador e ambicioso.”
Negócios
“OE: Corte no IVA do golfe”
João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve, defende: “Olhamos sempre com preconceito para o IVA do golfe e dos eventos mas o golfe e os eventos – nomeadamente o turismo de negócios – contrariam a sazonalidade e aproveitam a infraestrutura já existente” e isso permite obviamente melhor estabilidade das empresas e dos vínculos laborais. Em Portugal, estas atividades são tributadas à taxa normal de 23%, enquanto em Espanha se aplica a taxa reduzida. O Turismo do Algarve defende por isso que nesta fase a taxa deve descer, “pelo menos para a taxa intermédia”.
“Casinos faturam mais 100 milhões mas continuam «pandémicos»”
Os 11 casinos físicos portugueses ainda não recuperaram totalmente da pandemia, nem é previsível que isso aconteça nos tempos mais próximos. Fecharam os primeiros nove meses com um volume agregado de receitas de 184,8 milhões de euros, mais cerca de 120% face aos 84,3 milhões registados no mesmo período do ano passado, mas que fica mais de um quinto aquém do valor homólogo conseguido em 2019.
“Casinos: Luck espanhola dá mais 20 milhões por Lisboa e Estoril”
O Negócios revelou que irá haver um duelo na corrida à concessão da exploração, por 15 anos, das zonas de jogo do Estoril, que engloba os casinos do Estoril e de Lisboa, entre o atual e histórico concessionário, a Estoril-Sol, e um grupo estrangeiro. O concorrente mais importante é a Bidluck, uma empresa espanhola que apresentou na globalidade uma proposta superior à do atual concessionário em 20 milhões de euros.
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