Volta Nacional: “Governo pressiona TAP para manter acordos de empresa e evitar greves”

Volta Nacional: “Governo pressiona TAP para manter acordos de empresa e evitar greves”

O Jornal Económico

“Governo pressiona TAP para manter acordos de empresa e evitar greves”
O Governo está desconfortável com a situação de instabilidade social que está em crescendo na TAP desde que a administração da companhia aérea nacional decidiu, unilateralmente, no início de novembro, denunciar o acordo de empresa com o SNPVAC. O assunto foi exposto pela direção do sindicato, presidido por Luciano Uva Passo, ao próprio Primeiro-Ministro. Segundo o Jornal Económico apurou, António Costa respondeu esta semana, na passada terça-feira, ao SNPVAC, através de um ofício em que delega toda a competência para o acompanhamento deste processo ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas.

 

“Sindicato dos tripulantes promete oposição à TAP a partir de janeiro”
O SNPVAC acusa a administração da TAP de “ter entrado numa fase irredutível, sem flexibilidade, nem vontade de diálogo”, acusa Nuno Pratas, vice-presidente da organização sindical. Perante o que considera ser uma “proposta que não podemos aceitar, com um calendário de negociações imposto”, Nuno Pratas e a restante equipa diretiva do sindicato vira-se para o Governo, exigindo ao Executivo de António Costa uma definição inequívoca sobre esta matéria.

 

Vida Económica

“Concentração e cooperação são armas das agências de viagens no novo paradigma competitivo”
Os processos de concentração e cooperação entre empresas do setor das agências de viagens contam-se entre os modelos de adaptação a que estas podem recorrer no sentido de contrariar os desafios colocados pelo novo paradigma competitivo. De acordo com economista Augusto Mateus, “a cadeia de calor sofre profundas alterações com o impacto da digitalização e da customização”. Com o seu poder negocial, “os consumidores há muito que estão dentro da própria cadeia de valor”, situando-os como “organizadores e configuradores relevantes das suas próprias viagens”.

“CIM Tâmega e Sousa promove enoturismo”
A CIM do Tâmega e Sousa, que reúne 11 concelhos no centro da região dos vinhos verdes, lançou um projeto que visa dinamizar a promoção dos vinhos das cinco sub-regiões e, ao mesmo tempo, impulsionar o surgimento de novos projetos de turismo associados à produção de vinhos.

“Aeroporto do Porto aumenta capacidade”
O Aeroporto Sá Carneiro ultrapassou pela primeira vez os 10 milhões de passageiros num só ano.

 

Público

“Norwegian Air com seis novas rotas transatlânticas”
A partir do verão de 2018, a companhia aérea low cost Norwegian vai operar voos para Amesterdão, Madrid e Milão a partir dos aeroportos John F. Kennedy e Los Angeles International.

 

Diário de Notícias

“Lisboa é uma das cidades mais procuradas, a nível mundial, para 2018 na airbnb”
A Airbnb acaba de anunciar que Lisboa ocupa o 10º lugar entre os destinos mais populares do mundo para 2018.

 

Negócios

“Como a Uber e a Airbnb agitaram o mercado”
Começaram por ser startups “adolescentes e desengonçadas” mas estão a mudar o mundo. Em menos de 10 anos, a Uber e a Airbnb cresceram rapidamente a nível global e são vistas pelos setores tradicionais de transporte de passageiros e imobiliário como uma ameaça. As plataformas online encabeçam a chamada “uberização da economia” e estão envoltas em polémicas e processos na justiça em vários países.

 

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.