Volta Nacional: “Turismo. Setor volta a acelerar com a ajuda dos portugueses”

Volta Nacional: “Turismo. Setor volta a acelerar com a ajuda dos portugueses”

Jornal i

“Turismo. Setor volta a acelerar com a ajuda dos portugueses”

O setor do alojamento turístico parece voltar a suspirar de alívio. Depois dos últimos meses de abrandamento, em agosto, a atividade voltou a acelerar ao registar 3,3 milhões de hóspedes e 9,5 milhões de dormidas. Estes números representam aumentos de 6,6% e 2,6%, respetivamente. Este crescimento foi influenciado, em grande parte, pelas dormidas de residentes, que registaram um crescimento de 3,2%, enquanto as de não residentes aumentaram 2,3%.

“Hotéis. Investimento em Portugal iguala o de Espanha”

A oferta hoteleira não escapa a este sucesso do setor turístico e, por isso, não é de estranhar que o investimento em novos hotéis no mercado português não pare de aumentar, chegando a atingir níveis recorde. Só nos primeiros seis meses do ano foram investidos 469 milhões de euros. Trata-se de um nível inédito – o pico máximo anual tinha sido registado em 2008, altura em que o montante aplicado se fixou em 275 milhões de euros. “Pela primeira vez, o mercado nacional iguala a dinâmica registada em Espanha, que no mesmo semestre contabiliza 461 milhões de euros”, releva um estudo apresentado pela Cushman & Wakefield.

Jornal de Notícias

“Turismo no Norte dispara 50% em cinco anos”

Há cada vez mais turistas a optar pelas paisagens do Norte nas férias de verão. Em cinco anos, entre 2015 e 2019, o número de hóspedes registados na região nos meses de junho, julho e agosto, disparou quase 50%. No verão de 2015, o Norte recebeu menos de 600 mil hóspedes do que nos mesmos meses em 2019. Nestes cinco anos, só os Açores ultrapassam o Norte em termos de crescimento de turistas, com uma subida de 65%.

“Seis dezenas de autarcas suspeitos em caso de corrupção no Turismo”

Dezenas de autarcas foram constituídos arguidos no processo que levou o antigo presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Melchior Moreira, à prisão preventiva por suspeitas de crimes de participação económica em negócio, falsificação e corrupção. Em causa na Operação Éter estão adjudicações diretas que 60 autarquias fizeram na instalação de Lojas de Turismo Interativas, financiadas pelo TPNP, e que foram atribuídas a empresas indicadas por Melchior. A Polícia Judiciária (PJ) do Porto e o Ministério Público (MP) estão a ultimar a investigação e a acusação deve ser conhecida nos próximos dias.

Correio da Manhã

“200 inspetores do SEF controlam 30 milhões”

Duzentos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) prestam serviço no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, que, segundo admitiu ontem o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, vai terminar o corrente ano com um movimento superior a 30 milhões de passageiros. Para o Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do SEF (SCIFSEF), este é um exemplo do grave défice de efetivos com que esta força de segurança se debate.

“Manifestantes bloqueiam aeroporto de Barcelona”

Milhares de pessoas invadiram ontem o aeroporto El Prat, em Barcelona, levando ao cancelamento de mais de uma centena de voos (108, segundo algumas fontes, apenas 67, segundo o governo). Apesar das cargas policiais, os manifestantes bloquearam também os acessos ao aeroporto, deixando centenas de passageiros sem transportes para o centro da cidade. Paralelamente decorriam outras manifestações nas ruas de Barcelona, onde milhares de pessoas exibiram cartazes de apelo à libertação dos separatistas condenados.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.