WTTC: Europa vai ter quase oito milhões de novos postos de trabalho no turismo na próxima década

WTTC: Europa vai ter quase oito milhões de novos postos de trabalho no turismo na próxima década

A WTTC acaba de revelar o seu último relatório de impacto económico no qual revela que o setor do turismo na Europa deverá criar quase oito milhões de novos postos de trabalho durante a próxima década. A previsão também demonstra que o setor será uma força motriz por trás da recuperação económica europeia, após mais de dois anos de sofrimento.

Nos próximos 10 anos, com uma taxa de crescimento médio anual de 3,3%, o setor do turismo deverá crescer o dobro da economia global, cuja previsão é de 1,5% de crescimento anual.

O mais recente relatório da WTTC também indica que o PIB do turismo a nível europeu deverá aumentar 31,4% para 1,73 triliões de euros.

Julia Simpson, presidente e CEO da WTTC, afirma: “O setor do turismo da Europa está em forte recuperação. Parece pronto para criar até oito milhões de novos postos de trabalho nos próximos 10 anos. Em termos de contributo para a economia e emprego da Europa, o setor chegará quase aos níveis pré-pandémicos no final do próximo ano com a recuperação a continuar a evoluir. A recuperação em 2021 foi mais lenta do que esperado devido ao impacto da ómicron e à resposta descoordenada por parte dos governos europeus em relação ao fecho de fronteiras, que não conseguiu impedir a propagação do vírus mas provocou prejuízos reais e duradouros às economias e vidas das pessoas”.

Os dados da WTTC de 2021 revelam que na Europa houve um aumento de 4,7% no número de postos de trabalho do setor do turismo, equivalente a pouco mais de 9% de todos os postos de trabalho, em contraste com a quebra de 12,5% no ano anterior.

Sendo a região que mais cresceu no ano passado, também assistiu à recuperação do seu contributo para o PIB com um aumento de 28% para representar 6,2% da economia europeia para 1,3 triliões de euros, subindo do contributo de 5,2%.

A retoma da Europa foi, em parte, impulsionada pelo crescimento significativo em mercados chave como a Grécia, que assistiu a um crescimento de 75%, Turquia (61%) e Itália (59%).

A WTTC aproveita também para elogia a Comissão Europeia por ter desempenhado um papel importante na recuperação do setor com o lançamento do Certificado Digital Covid, no ano passado. Segundo os dados mais recentes, foram emitidos mais de 1,7 biliões de certificados pelos estados membros. O que incentivou as economias e salvou muitos empregos.