WTTC: Os novos protocolos para retomar o setor das viagens e turismo

WTTC: Os novos protocolos para retomar o setor das viagens e turismo

Categoria Business, Empresas

A WTTC (World Travel & Tourism Council) revelou uma série de novas medidas mundiais para reiniciar o setor do turismo. As medidas foram desenvolvidas para reconstruir a confiança entre os consumidores para que estes possam viajar em segurança assim que as restrições forem levantadas.

Os novos protocolos “Viagens Seguras” oferecem consistência aos destinos e países, bem como orientação para fornecedores de viagens, operadores e viajantes, em relação à nova abordagem para com a saúde e a higiene no mundo pós-Covid-19.

A saúde e a segurança dos viajantes e trabalhadores está na base dos novos protocolos, que foram concebidos pelos membros da WTTC.

Gloria Guevara, presidente e CEO da WTTC, afirma: “Aprendemos com o passado, especialmente depois da tragédia do 9/11, onde a falta de coordenação entre governos e com o setor privado provocou perturbações de viagens duradouras, custos mais elevados e um tempo mais prolongado de recuperação”.

A WTTC dividiu o novo guia em cinco pilares que incluem recomeçar as operações; garantir que a experiência do viajante é segura; reconstruir confiança; inovação; e implementação de políticas favoráveis.

Entre as medidas anunciadas hoje estão:

Hotelaria
– Rever a orientação para as equipas de limpeza em todas as áreas do hotel com um foco especial em pontos de contacto de alta frequência, tais como as chaves dos quartos;
– Garantir o distancimento social entre hóspedes através de sinalética e orientações, incluíndo os elevadores;
– Comunicar ao pessoal informação sobre controlo de infeções, distanciamento social e medidas de higiene melhoradas, incluíndo lavagem das mãos e o uso de máscaras e luvas;
– Integrar as tecnologias para permitir a automação, introduzindo pagamentos contacless sempre que possível;
– Oferecer room service usando métodos de entrega sem contacto;
– Ter uma comunicação clara e consistente com os clientes sobre os novos protocolos de saúde e higiene, tanto digitalmente como fisicamente nos hotéis;
– Reabertura segura dos espaços de alimentação e bebidas e dos espaços de reuniões e eventos com ações específicas para garantir o distanciamento social, desinfeção e segurança alimentar.

Retalho
– O pessoal deve estar bem familiarizado e treinado nas novas políticas, incluíndo distanciamento social, o uso de mediação de temperatura e de máscaras;
– Deve manter-se o distanciamento social nas lojas através de marcadores visuais especiais;
– Minimizar pontos de contacto introduzindo mapas digitais, gestão de filas digital, e-menus, compras pessoais virtuais e assistentes móveis;
– Promover pagamentos contactless e recibos por email sempre que possível oferecendo wi-fi;
– Higienizadores de mãos nas entradas e saídas das lojas, bem como dentro dos espaços e nas casas-de-banho;
– Em cafés, restaurantes e outros espaços de alimentação, todas as ementas devem estar disponíveis digitalmente;
– Atenção especial à gestão de filas e de sentar os clientes em linha com os requisitos do distanciamento social;
– Limites de capacidade devem existir nos parques de estacionamento para evitar multidões.

A WTTC ainda está a desenvolver medidas adicionais para os setores da aviação e dos cruzeiros, que serão anunciados a seu tempo.