Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Notícias do Brasil… por Cristina Lira

Categoria Advisor, Opinião

Santuário Nacional de Aparecida é referência do Turismo Religioso no Brasil 

Santuário Nacional de Aparecida

O ano de 2017 é um ano muito especial para a fé católica no Brasil, já que se comemoram os 300 anos do encontro da Imagem de Aparecida. Em torno da religiosidade, ao longo dos anos, foi-se delineando no município uma grande infraestrutura de acolhimento, especialmente no Santuário Nacional. Para acolher os milhares de devotos que se dirigem ao Santuário, as adequações vão acontecendo anualmente: ao nível dos equipamentos sanitários; sistema de som para localizar quem se perde; sistema de som dentro da Igreja; adequações de acessibilidade; veículos para translado nos pátios de estacionamento mais distante; entre outros.

Os números impressionam: mais de três mil vagas para carros de passeio, duas mil vagas para autocarros, 602 vagas para bicicletas; 526 vagas para motorhomes e trailers; e um receptivo para cavalos, já que a romaria a cavalo é também marca da devoção na Rainha e Padroeira do Brasil. Estas dimensões dão ao estacionamento da Basílica o título de maior estacionamento aberto da América Latina.

A Basílica tem capacidade para receber cerca de 35 mil pessoas, estando envolvidos nos trabalhos do Santuário mais de dois mil funcionários e cerca de mil voluntários, para além dos religiosos, padres e irmãos que coordenam todas as atividades. Toda esta infraestrutura expande-se a cada ano.

Segundo o administrador-ecônomo do Santuário de Aparecida, padre Daniel Antonio da Silva, o Santuário especializou-se em “estar sempre pronto”. “A nossa intenção é que o Santuário esteja sempre pronto para acolher os visitantes, independentemente do dia da semana ou do mês. Queremos que, ao chegar se deparem sempre com um lugar acolhedor para as suas orações e experiências de fé”.

Segundo o Ministério do Turismo, o brasileiro apresenta, todos os anos, números mais expressivos em relação ao segmento religioso. Informações publicadas em turismo.br avançam dados preliminares do Departamento de Estudos e Pesquisas do MTur que dão conta de que cerca de 17,7 milhões de brasileiros viajam anualmente pelo país motivados pela fé. “Cerca de 10 milhões fizeram viagens sem dormir no destino (excursionistas) e outros 7,7 milhões permaneceram pelo menos uma noite no local”, explica o website.

Imagem que peregrina pelo país

Desde 2014, já em sintonia com a preparação do Jubileu dos 300 anos do Encontro da Imagem de Aparecida, teve início a peregrinação da Imagem. A primeira capital a receber a visita foi Cuiabá (Mato Grosso) e a última Goiânia (Maranhão). No total, mais de 247 Arquidioceses e Dioceses receberam a visita, mobilizando milhões de pessoas para além dos muros do Santuário Nacional.

A intenção é tornar ainda mais conhecida a devoção em torno da Nossa Senhora Aparecida, o que, consequentemente, terá impacto no turismo religioso ao longo dos próximos anos.

Infraestrutura de eventos e hospedagem

Para dar resposta à procura dos visitantes, o Santuário de Aparecida tem investido em toda a sua infraestrutura de eventos e hospedagem. Em 2012, inaugurou o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida e, no mesmo ano, o Hotel Rainha do Brasil.

O Centro de Eventos é um espaço multiusos para eventos religiosos, culturais e desportivos. Tem capacidade para oito mil pessoas e, dentro das atividades que sediou, já foi o Centro de Treino da Ginástica Rítmica Russa entre os meses de junho e julho de 2016. A equipa ficou hospedada no Hotel Rainha do Brasil, também propriedade do Santuário, e tinha como espaço de treinos o Centro de Eventos.

O Hotel Rainha do Brasil tornou-se, aliás, uma referência de hospedagem para o município e cidades vizinhas. Existe ainda uma ideia consensual de que, após a sua inauguração, o nível de hotelaria da cidade tem vindo a crescer, já que houve uma necessidade de adequação dos “concorrentes” no sentido de instalações e serviços.

“O Hotel Rainha do Brasil também segue o lema do Santuário de ‘Acolher bem também é Evangelizar’. Nesse sentido, queremos que os hóspedes se sintam muito bem acolhidos, tanto pela estrutura que disponibilizamos como pelo carinho que temos em recebe-los também dentro do Santuário Nacional”, explicou o padre Daniel. E os investimentos parecem dar resultados. Pelo menos é o que mostram as avaliações de canais como o TripAdvisor, Booking.com, entre outros.

Em 2017, as comemorações em homenagem à Padroeira começam em setembro

Este ano, em especial, a tradicional Festa da Padroeira que acontece no dia 12 de outubro ganhou mais dois dias: acontecerá nos dias 10, 11 e 12. Na programação, além das atividades religiosas, constam espetáculos,  procissões e a inauguração da Cúpula Central da Basílica.

Mas as comemorações não começam nessa data. A primeira atividade aconteceu no passado dia 8 de setembro com uma Procissão e Vigília Mariana. Todos os detalhes da programação estão disponíveis no online, no separador “programação”.

Abdon Gosson e representantes dos EUA

ABAV-RN recebe representantes consulado Estados Unidos
A Associação Brasileira de Agencias de Viagens, seccional do RN- Abav-RN, promoveu uma reunião no passado dia 31 de agosto, no hotel Arituba, em parceria com o Consulado dos Estados Unidos da América.

Segundo o presidente da Abav-RN, Abdon Gosson, foi um excelente momento com as representantes do Consulado dos Estados Unidos, Rebecca Dumaf, vice consul e Andrea Leal, assistente de consulado. “Foi uma reunião participativa, que conseguiu esclarecer muitas dúvidas, acrescentar novos procedimentos, bem como dicas para o sucesso da obtenção do visto, ajudando a manter a credibilidade do agente de viagem em todos as etapas de uma viagem tranquila e organizada”,disse Abdon .

Na ocasião, o presidente da ABAV foi presenteado com uma medalha comemorativa pelos 200 anos do consulado dos EUA no Nordeste do Brasil.

A Galápagos Tour, expositora confirmada na 29.ª edição do FESTURIS – Feira Internacional de Turismo, oferece um roteiro rodoviário pela Rota das Baleias Francas.

A Rota da Baleia Franca (RBF) é formada pelos municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna, destinos
escolhidos por esta espécie de baleias na época da reprodução. As águas quentes e calmas do Litoral Sul catarinense são ideais para o desenvolvimento dos filhotes nos primeiros meses de vida, por isso o fluxo da espécie na região permite que os turistas possam observar estes gigantes dos mares ao vivo.

Este ano, elas chegaram mais cedo. A temporada de observação das baleias-francas segue até novembro, com pico neste mês.  “Temos paisagens repletas de praias, lagoas, dunas, enseadas, além de uma das baías mais belas do mundo. Um potencial turístico que não pode ficar restrito apenas ao verão, mas que precisa ser trabalhado e divulgado o ano todo, já que é um destino que oferece atrativos para todas as temporadas, além de gerar emprego, rendimentos e garantir o bem-estar das populações
locais”, afirma Juliana Ghizzo, analista da Coordenação Regional Sul do Sebrae/SC e gestora do projeto.

A rota é resultado do Projeto de Fortalecimento do Turismo de Observação de Baleias do Litoral Catarinense, executado pelo SEBRAE/SC em parceria com o ICMBio e as prefeituras de Garopaba, Imbituba e Laguna.

FESTURIS GRAMADO
O FESTURIS ocorre de 9 a 12 de novembro, em Gramado, na Serra Gaúcha, e vai ocupar 22 mil metros
quadrados no Serra Park. Faz também parte da programação uma intensa parte temática com casos de sucesso, que compõem a lista de oradores do Congresso FESTURIS, realizado no Palácio dos Festivais.

Hotel TRYP Pernambuco agora é pet friendly
Localizado na Nova Barra, beira-mar de Jaboatão dos Guararapes, o TRYP Pernambuco, administrado pela Meliá Hotels International, começou a receber hóspedes acompanhados dos seus animais de qualquer porte, atendendo uma procura exigida pelo mercado e por clientes que têm animais domésticos. Os bichinhos devem ficar com os donos nos apartamentos.

No hotel, há quartos específicos, além de uma cama, dois potes para água e ração, tapete e saco higiénico. Porém, é importante lembrar que os donos devem responsabilizar-se inteiramente pela mobília do apartamento e os animais devem ter a vacinação em dia. Além disso, algumas áreas do hotel são restritas à circulação de animais.

Onde: TRYP Pernambuco – Av. Bernardo Vieira de Melo, 8.472 – Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes – PE
Quanto: R$ 50 a diária por animal.
Informações e reservas: pelo telefone (81) 3094-9700 ou pelo e [email protected]

Sobre o TRYP Pernambuco

Com uma fachada de vidro, o TRYP Pernambuco beneficia de uma localização privilegiada, entre as famosas praias de Porto de Galinhas (40 km) e Boa Viagem (10 km), sendo uma opção de hospedagem para o turista de negócios e de lazer, bem como  para noite de núpcias e lua de mel. O hotel possui 126 apartamentos, com quatro opções de tamanho, todos com vista para o mar, um amplo restaurante de gastronomia contemporânea, lobby bar, fitness center e sauna. O terraço é uma atração à parte, onde está uma piscina com borda infinita e vista panorâmica, capaz de encantar ao primeiro olhar.

Além de estar localizado numa área metropolitana e da versatilidade da infraestrutura, o TRYP Pernambuco oferece um foyer espaçoso, ideal para pequenas exposições, cocktails, apresentações, coffee breaks, vernissages, entre outros eventos, e estacionamento para 100 veículos. Já o salão de eventos e convenções, conta com aproximadamente 545 metros quadrados para eventos divisíveis em três salas menores para reuniões.

Sobre a Meliá Hotels International no Brasil

No Brasil há 25 anos, a Meliá Hotels International é pioneira no seu segmento e é considerada uma das três “Melhores Redes Hoteleiras do Brasil” pela sua trajetória de grande sucesso. Com atuação principalmente no segmento de hotéis business, a rede já administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Campinas, Brasília, Recife e Rio de Janeiro, sob as marcas Meliá Hotels & Resorts, TRYP by Wyndham e a Gran Meliá Hotels & Resorts (marca de luxo mais universal e emblemática).

Os hotéis administrados pela rede no Brasil foram selecionados pelo guia Michelin em 2015, 2016 e 2017, e receberam o Certificado de Excelência 2016 e 2017 do TripAdvisor.

DIRETORA DA WTM LATIN AMERICA NO ENCONTRO DOS PROFISSIONAIS DO TURISMO DE SÃO PAULO, DIA 25 DE SETEMBRO NO TRYP JESUINO ARRUDA HOTEL
O TRYP Jesuino Arruda hotel, localizado no Itaim, em São Paulo, receberá a 9.ª edição do “Encontro dos Profissionais do Turismo com Cristina Lira”, a ser realizada no dia 25 de setembro (segunda-feira), às 19:30.

O evento, em formato palestra jantar e de adesão, é focado em networking, parcerias e negócios. É idealizado e promovido pela jornalista baiana, residente em Natal, Cristina Lira. Na ocasião receberá como oradores a diretora da WTM Latin America, Luciane Leite e o diretor da Senator Turismo, Carlos Henrique Dezen.

Luciane Leite

Luciane Leite – diretora da WTM Latin America
Com uma ampla experiência na indústria do Turismo, nos mercados brasileiro e internacional, e cargos de chefia na iniciativa privada e em organizações como a São Paulo Turismo, Luciane Leite é a atual diretora da WTM Latin America, evento que acontece entre os dias 3 e 5 de abril de 2018, em São Paulo.

A executiva assumiu a posição no início do ano e tem como desafio tornar o evento ainda mais ascendente e consolidado. Com mais de 20 anos de experiência, Luciane acumula passagens também pela DZT – Deutsche Zentrale für Tourismus e pela Bahiatursa.

Formada em Turismo, com MBA em Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e especialização em Desenvolvimento de Destinos Turísticos pela George Washington University, Luciane Leite integra ativamente conselhos e grupos de Turismo, incluindo o Advisory Board da WTM Latin America, além de ser oradora sobre temas do setor.

Carlos Henrique Dezen

Carlos Henrique Dezen – diretor da Senator Turismo 

Com uma larga experiência no turismo, conta com mais de 25 anos no mercado. Atua no turismo internacional e é focado no Turismo Religioso. Foi key account da Luftansa durante seis anos. É formado em Comunicação Social pelas faculdades Integrada Alcântara Machado e pela escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM.

SERVIÇO:

Data- 25 de setembro – segunda-feira
Local- TRYP Jesuino Arruda hotel , rua Jesuino Arruda hotel, numero 806 – Itaim esquina com João Cachoeira- São Paulo
Hora- 19h:30
Valor por pessoa- Palestra + jantar – R$42,00 + 10% de taxa sem bebida
Confirmações até o dia 24 de setembro. Mais informações com Cristina Lira – email [email protected] ou whatsapp (84)99431-6084

ABR TERÁ 21 ASSOCIADOS NA 45.ª ABAV EXPO INTERNACIONAL DE TURISMO & 48.ª ENCONTRO COMERCIAL BRAZTOA

A ABR – Associação Brasileira de Resorts participa na 45.ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48.º Encontro Comercial Braztoa com 21 resorts associados e as suas respetivas novidades para o final do ano e temporada 2018. “A ABAV Expo sempre gera altas expectativas para os nossos associados, que fazem questão de marcar presença na feira. É uma oportunidade de atualizar o agente de viagem e encontrar novos negócios”, comenta Luigi Rotunno, presidente da ABR.

A entidade está presente na maior e mais importante feira de negócios do Turismo no Brasil, com o objetivo de consolidar os resorts como produtos de excelência do turismo nacional. “A ABR é parte do evento há vários anos. A ocasião permite posicionarmos a marca resort dentro do mercado, alcançarmos visibilidade e trocarmos conteúdo com o trade. Os resorts representam uma importante engrenagem do Turismo e a ABAV Expo é um espaço para mostrarmos a nossa marca, força e qualidade”, afirma Rotunno.

A 45.ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48.º Encontro Comercial Braztoa ocorre de 27 a 29 de setembro (quarta a sexta-feira), das 12 às 20 horas, no Expo Center Norte (São Paulo). O credenciamento dos visitantes é gratuito até o dia 22 e pode ser feito diretamente no portal do evento: http://www.abavexpo.com.br/credenciamento.

SERVIÇO
O quê: 45.ª ABAV Expo Internacional de Turismo & 48.º Encontro Comercial Braztoa
Quando: Dias 27, 28 e 29 de setembro, das 12 às 20 horas
Onde: Expo Center Norte, Pavilhões Vermelho e Verde
Mais informações e inscrições: http://www.abavexpo.com.br/credenciamento