O grupo Accor apresentou as suas ambições a médio prazo para um novo capítulo do seu crescimento, prometendo acelerar o seu crescimento sustentável através de novas estratégias.
Por exemplo, para maximizar o crescimento do EBITDA, a divisão Premium, Midscale e Economy, organizada por região geográfica, haverão três prioridades:
- as marcas: através da consolidação da liderança das três marcas ibis, Novotel e Pullman, da densificação da rede, graças às suas marcas de conversão (Mövenpick, Mercure, Handwritten e greet), e do reforço do respeito pelas normas da marca;
- os principais mercados: os maiores e mais rentáveis, consolidando a sua liderança nos segmentos Midscale e Economy e captando oportunidades de crescimento no segmento Premium;
- a eficácia do modelo de crescimento: tirar partido das economias de escala com uma estratégia de desenvolvimento clara, ferramentas e processos melhorados e um controlo disciplinado dos custos.
Também o desenvolvimento da divisão Luxury and Lifestyle, organizada por marcas, inscreve-se numa estratégia de personificação e atração de marcas poderosas com produtos e serviços únicos e diferenciadores. As prioridades estratégicas da divisão centram-se na garantia de experiência únicas, na originalidade e qualidade dos produtos e serviços e na ambição de forte crescimento para gerar EBITDA.
Todas as atividades da Accor assentam numa estratégia de Desenvolvimento Sustentável: uma trajetória de redução das emissões de gases com efeito de estufa, a implementação de planos de sobriedade energética e hídrica, a eliminação do plástico de utilização única, a redução do desperdício alimentar e a implementação de uma política pró-ativa de Diversidade e Inclusão.
Sébastien Bazin, presidente e diretor Executivo do Grupo Accor, esclarece que estabeleceu ” objetivos ambiciosos para os próximos anos: um objetivo de EBITDA para 2023 entre 920 e 960 milhões de euros, uma taxa média anual de crescimento do EBITDA para 2023-2027 entre 9% e 12% e um retorno para os acionistas de cerca de três mil milhões de euros. Temos o talento, as marcas, a confiança dos proprietários, as ferramentas digitais, a energia e a vontade. Agora é apenas uma questão de execução”.
Com base nestas prioridades estratégicas e na atual dinâmica comercial, a Accor espera que o RevPAR para 2023 aumente entre 15% e 20%, face a 2022. Prevê-se ainda que a conversão do EBITDA em fluxo de caixa livre recorrente seja superior a 55% durante o período 2023-2027.