AHETA e ACT organizam ação de sensibilização para segurança e saúde dos trabalhadores temporários

AHETA e ACT organizam ação de sensibilização para segurança e saúde dos trabalhadores temporários

Categoria Alojamento, Business

A ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho organiza, no próximo dia 26 de Outubro, no Hotel Pestana Alvor Praia, a partir das 14 horas, uma Ação de Informação destinada a sensibilizar as entidades empregadoras e os trabalhadores para as questões relacionadas com a Segurança e Saúde do Trabalho Temporário na Hotelaria do Algarve.

O encontro visa apresentar a Campanha Nacional sobre a problemática que envolve a Segurança e Saúde dos Trabalhadores Temporários, assim como as perspetivas das empresas prestadoras destes serviços, empresas utilizadoras, empresas de trabalho temporário e trabalhadores.

A AHETA colabora não só na organização do evento, mas também através da apresentação da visão das empresas utilizadoras de trabalho temporário sobre esta matéria.

Recorda-se que a legislação que enquadra o trabalho temporário foi objeto de uma alteração legislativa recente, segundo a qual as entidades utilizadoras, incluindo os seus administradores e gerentes, passam a ser responsabilizadas pelos incumprimentos das empresas prestadoras destes serviços, designadamente no que se refere ao pagamento de salários, infrações laborais, pagamento de prestações à Segurança Social, entre outros.

A falta de mão-de-obra em quantidade e qualidade é, cada vez mais, uma fraqueza que afeta as empresas hoteleiras e turísticas do Algarve, confrontadas com a necessidade de acréscimos significativos de trabalhadores, especialmente durante os períodos de maior procura turística, recorda a AHETA.