Albufeira recebe Fórum Europeu de Turismo para Todos

Albufeira recebe Fórum Europeu de Turismo para Todos

Categoria Agenda, Inside

Portugal vai receber o “Fórum Europeu de Turismo para Todos”, um encontro promovido pela Organização Internacional de Turismo Social – OITS, que reunirá em Albufeira, de 21 a 23 de outubro, alguns dos mais importantes operadores internacionais especializados em turismo social. O fórum tem o apoio do Turismo de Portugal e da Fundação Inatel, membro da OITS e a anfitriã da edição de 2015.

Promover o acesso ao turismo a todos os cidadãos, incluindo jovens, famílias, idosos e pessoas com capacidades físicas limitadas, fomentar o respeito pelo património natural e cultural, estimular um turismo sustentável e desenvolver a participação social em benefício da população local, são alguns dos pilares do turismo social, um conceito em franco desenvolvimento por todo o mundo através dos membros da OITS.

Para Jean Marc Mignon, presidente da OITS, “este forúm permite a todos os participantes refletirem em conjunto sobre o futuro das nossas organizações num mundo em constante mutação e fazer novos contatos entre as partes interessadas no turismo social”. A OITS é uma organização sem fins lucrativos com 150 membros em 35 países da Europa, da América e da África, incluindo cerca de uma dúzia de estados e mais de 30 autoridades locais e regionais.

Membro da OITS desde 1971, a Fundação Inatel é a anfitriã deste encontro internacional. “Queremos estar na charneira da discussão do conceito turismo para todos, defendendo que este seja cada vez mais sustentável, responsável, inclusivo, ecológico e aberto às inovações”, afirma Fernando Ribeiro Mendes, presidente da Fundação Inatel. “Acreditamos que neste ano em que comemoramos 80 anos de existência, este Fórum será o momento certo para refletir e reafirmar o turismo para todos como uma tradição com futuro”.

Nesta edição, que analisará o futuro do turismo social, a aposta na inovação e na utilização de novas ferramentas para a promoção junto todos os cidadãos, todos os membros da OITS irão também assinar o Código de Ética para o Turismo, promovido pela Organização Mundial de Turismo.

O encontro contará também com uma apresentação de casos de sucesso entre os diferentes operadores em países tão diferentes como a Alemanha, França, Hungria, Espanha ou Bélgica.