A Comissão Europeia lança a edição de 2025 dos concursos Capital Europeia de Turismo Inteligente e Pioneira Verde Europeia de Turismo Inteligente. Os destinos turísticos europeus são convidados a apresentar as suas inovadoras práticas ao nível do turismo inteligente e sustentável, com vista a tornarem-se exemplos no turismo europeu.
Para concorrerem ao título do próximo ano, as cidades devem demonstrar as suas práticas de turismo inovadoras e submeter as suas candidaturas através de um formulário online. As candidaturas serão, em primeiro lugar, avaliadas por um painel de peritos independentes. Na segunda fase, as cidades pré-selecionadas serão convidadas a apresentar a respetiva candidatura perante o Júri europeu. O Júri europeu irá selecionar duas vencedoras, a “Capital Europeia de Turismo Inteligente 2025” e a “Pioneira Verde Europeia de Turismo Inteligente 2025”, que serão anunciadas em novembro deste ano.
Ambos os concursos estão abertos a cidades da União Europeia e também de países externos à UE que participem no Programa a favor do mercado interno (Single Market Programme – SMP), anteriormente, Programa COSME.
Capital Europeia de Turismo Inteligente 2025
A Capital Europeia de Turismo Inteligente 2025 é a sexta edição do concurso. Dublin foi selecionada como Capital Inteligente 2024. As cidades de Pafos e Sevilha são as Capitais 2023, Bordéus e Valência foram selecionadas como Capitais 2022, Gotemburgo e Málaga como Capitais 2020, enquanto Helsínquia e Lyon venceram o concurso inaugural e partilharam o título 2019. Desde 2024, devido a uma alteração nas regras do concurso, existe apenas uma vencedora do concurso.
A vencedora irá receber comunicação especializada e apoio à marca ao longo de 2025, o que irá contar a história das fantásticas práticas inteligentes e inovadoras que a fizeram destacar-se e vencer. Tal irá incluir a produção de um vídeo promocional, uma escultura em grande escala de um hashtag para instalação num local de destaque, diferentes atividades promocionais e visibilidade a nível da UE e internacional. A vencedora terá também a oportunidade de se juntar a uma rede ativa e em crescimento de destinos inteligentes que foram finalistas nas cinco edições anteriores do concurso, o que permite uma troca de boas práticas e aprendizagem mútua.
Este concurso está aberto a cidades com uma população superior a 100 mil habitantes.
Pioneira Verde Europeia de Turismo Inteligente 2025
O concurso Pioneira Verde Europeia de Turismo Inteligente sucede o concurso Destinos Europeus de Excelência (EDEN), introduzido pela primeira vez pela Comissão Europeia em 2007 para premiar destinos turísticos sustentáveis não tradicionais emergentes na Europa.
O concurso baseia-se no princípio de promoção do desenvolvimento do turismo sustentável em destinos de menor dimensão que acrescentam valor à economia, ao planeta e às pessoas. Ser Pioneira Verde Europeia de Turismo Inteligente 2025 irá permitir à cidade vencedora servir de inspiração a outros destinos turísticos na Europa, melhorar a sua imagem como destino turístico de qualidade, atrair visitantes e potenciar o crescimento económico de forma sustentável.
Este concurso está aberto a cidades com uma população entre 25 mil a 100 mil habitantes.
Para ambos os concursos, as candidaturas devem ser enviadas até às 17 horas do dia 31 de maio.