Como já era sabido, a Festa da Flor terá, em 2016, mais uma semana de programação. O investimento do governo regional é por isso superior ao ano passado. Em entrevista ao Ambitur.pt, à margem da ITB Berlim, Eduardo Jesus, Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura do Governo Regional da Madeira, anuncia que serão investidos cerca de 360 mil euros, mais 10/15% do que no ano anterior.
Apesar da programação não ter sido ainda divulgada, a oferta hoteleira da Madeira está “praticamente completa sem grande oportunidades para mais”, afirma o responsável, acrescentando este “é um cartaz que se vende com grande facilidade de um ano para o outro”. “Por via das próprias programações dos operadores, que sabiam já de algumas novidades, a Festa da Flor afirma-se novamente como um grande cartaz da Madeira”, explica o responsável.
Das grandes novidades para a edição de 2016, destaca-se, assim o prolongamento das atividades que “vai permitir que se alongue toda aquela comemoração à volta da flor”. “Além de ações muito particulares que têm a ver com a proximidade aos turistas, ou seja, com o seu envolvimento em tapetes florais e workshops, por exemplo, existem novidades ao nível de envolvimentos de outros concelhos, pretendemos descentralizar um pouco a Festa da Flor, fazendo com que os municípios se envolvam no cartaz e, simultaneamente, introduzir um segundo desfile”, explicou Eduardo Jesus, dando conta que “para além da parada habitual das flores, passaremos a ter, recuperando uma ideia antiga dos anos 80 do turismo da Madeira que é associar as flores ao património dos automóveis clássicos que a Madeira tem, um desfile com as crianças nesses mesmos carros clássicos que vai percorrer o mesmo percurso que o desfile que fazemos no final da primeira semana”.