GeoStar aposta em seis startups para inovar no mercado das viagens

GeoStar aposta em seis startups para inovar no mercado das viagens

Categoria Home

A GeoStar continua o seu caminho de inovação, com a participação na 2.ª edição do The Journey, um  programa de inovação aberta dedicado à indústria do Turismo. Após uma semana de BootCamp onde 20 Startups oriundas dos EUA, Singapura, Colômbia, Brasil, e de vários pontos da Europa, se reuniram em Lisboa para debater e ajudar a injetar inovação no turismo nacional, foram selecionadas seis finalistas.

As 6 startups escolhidas pela GeoStar são: a Personal2Travel, Social CxN, Venture With Impact, Wall-i, WeTravel e Waylo, que vão agora projetar produtos-piloto, junto com o Departamento de Inovação da GeoStar.

No decurso desta semana, a Beta-i, dinamizadora deste projeto, dotou os candidatos das ferramentas necessárias para que estes preparassem um business case adaptado às necessidades dos parceiros e um plano de ação que maximize a probabilidade de sucesso do piloto. Como exemplo, a Wall-i irá recorrer a tecnologia de visão computacional e Internet of Things para gerar e apresentar em ecrãs e tablets, conteúdos adaptados ao género, idade e humor dos clientes da GeoStar.

Esta 2.ª edição do programa The Journey foi desenhada de forma a selecionar, a uma escala global, as startups que estejam em melhor posição para colmatar desafios de inovação no sector. Para alcançar este objetivo, o âmbito de seleção não foi dedicado apenas a empreendedores que atuem exclusivamente no sector do Turismo, abrindo assim o leque a ferramentas que estejam atualmente a ser utilizadas noutras indústrias, mas que possam ser relevantes neste contexto e para este sector.

Note-se que esta edição do programa está centrada em áreas de atuação como por exemplo a gamificação, o aumento de conversão via canal direto, o uso de Big Data e dados analíticos, a gestão de acessos a propriedades remotamente, a robótica para o sector hoteleiro, as plataformas de gestão de influenciadores digitais, a transmissão multimédia imediata, as plataformas de pagamentos que evitam intermediários, ou a interação multi-plataforma com o cliente.

De acordo com Gonçalo Salgado, diretor geral da GeoStar: “A inovação faz parte da visão e dos valores da GeoStar, pois acreditamos que só assim poderemos garantir o sucesso e sustentabilidade de longo prazo neste setor de negócio. A participação no programa The Journey é mais uma iniciativa deste nosso caminho e estamos muito entusiasmados com a perspetiva de vir a trabalhar com estas 6 startups e ajudar a criar soluções que acrescentem valor aos clientes.”

Seguem-se dois meses de aceleração/pilotagem, com início hoje, onde a GeoStar irá desenvolver produtos-piloto com as startups selecionadas. Os resultados dos mesmos serão apresentados no Lisbon Tourism Summit, agendado para o próximo dia 20 de novembro.

A ideia deste projecto é cimentar o posicionamento de Portugal enquanto plataforma de empreendedorismo e experimentação para startups do ramo das viagens. O “The Journey” compreende várias etapas, desde a fase de candidaturas, até ao bootcamp de uma semana, que decorre de 10 a 13 de setembro, de onde vão sair até 15 startups, para a fase de aceleração. Seguem-se nove semanas de aceleração/pilotagem, com início a 17 de setembro, sendo que no último dia, 20 de novembro, terá lugar um Demo Day, para que as startups apresentem os pilotos que desenvolveram.