“Descubra o que se segue”. Foi sob esta máxima que a LIXIL EMENA lançou a plataforma de experiência digital GROHE X. Adaptada às necessidades e interesses de cada público-alvo, a GROHE X disponibiliza conteúdo personalizado, que inclui vídeos de instalação de produto, artigos sobre os novos produtos ou salas 360° que permitem mergulhar num espaço e encontrar novidades. A plataforma tem também formatos de vídeo como A Glass of Water with… (Um Copo de Água com…), em que vários especialistas GROHE fornecem vislumbres dos bastidores da marca global; ou Wow of the Week (Uau da Semana), no qual é apresentado um projeto ou tópico particularmente inspirador. A plataforma permite que os visitantes explorem o mundo GROHE por si próprios, e proporciona novas formas de interação: os parceiros de negócio podem utilizar a plataforma para marcar reuniões com os seus contactos de vendas ou trocar informações sobre as inovações que acabaram de ser anunciadas.
Jonas Brennwald, líder da LIXIL EMENA e co-CEO na GROHE, considera a GROHE X “um marco na história da nossa insígnia. Abre oportunidades sem precedentes para experimentar a GROHE, descobrir os nossos produtos e as questões que nos movem. Pode ligar-se à GROHE X onde quer que esteja e quando quiser. A GROHE X aproxima-nos numa altura em que estamos fisicamente distantes. O feedback positivo que tenho recebido de clientes em todo o mundo confirma que tomámos a decisão certa há oito meses”. O responsável acrescenta que “a jornada digital em que embarcámos com a GROHE X ainda agora começou. A plataforma veio para ficar e vai evoluir constantemente. Os meus maiores agradecimentos vão para a equipa que tornou tudo isto possível enquanto trabalhava de forma remota. Estou extremamente orgulhoso com a coragem e liderança que demonstraram ao transformar uma ideia na GROHE X”.
Um novo marco no percurso de sustentabilidade da GROHE
O lançamento da GROHE X envolve vários eventos ao vivo e conteúdo on demand para os convidados, além do conteúdo gratuito. A semana de lançamento da GROHE X começou com a keynote de estreia, em que a marca global teve uma vez mais a oportunidade de provar o seu status de pioneira em sustentabilidade na indústria sanitária. A GROHE apresentou os seus quatro produtos mais vendidos nas variantes Cradle to Cradle Certified® . Esta certificação (por contraste com o modelo linear leva-utiliza-desperdiça) representa ciclos de material contínuo: o produto é fabricado de tal forma que, no final do ciclo de vida, os componentes podem ser reutilizados na produção de novos artigos. Para obter a certificação Cradle to Cradle (C2C), um produto é avaliado em cinco categorias: saúde dos materiais, reutilização de materiais, energia renovável, gestão da água e justiça social.
Thomas Fuhr, líder de fittings na LIXIL International e co-CEO na GROHE, destaca a importância da abordagem circular na estratégia de sustentabilidade da marca: “a obtenção das certificações Cradle to Cradle no nível Gold é um grande passo nos nossos esforços de sustentabilidade. Tenho muito orgulho em sermos uma das primeiras marcas do setor sanitário a, mais uma vez, assumir um compromisso claro com a transformação sustentável e estabelecer uma nova referência”. E, “dado que o setor da construção é responsável por mais de 50% do consumo mundial de materiais, afastarmo-nos de um modelo linear a favor de uma economia circular é essencial para parar a exploração de recursos naturais. Precisamos de transformar o nosso modelo de negócio numa criação de valor circular e começar a considerar os produtos no final de vida como valiosos bancos de materiais, em vez de usar novos recursos”.
Durante a keynote, a GROHE apresentou também o novo programa “GROHE Installer Vocational Training and Education” (GIVE), que reforça a dimensão social da marca em sustentabilidade. A GROHE está a colaborar com 26 instituições que dão formação em canalização na região EMENA; como parte do programa GIVE, a GROHE apoia as escolas na criação de uma estrutura de formação de última geração, com instalações modernas, material de aprendizagem e formadores técnicos experientes. Os alunos vão concluir formação específica sobre produto desenvolvida pela GROHE, recebendo um certificado reconhecido internacionalmente. Dada a escassez de instaladores qualificados na indústria sanitária, é, mais do que nunca, importante disponibilizar um programa de formação apelativo que ajude os jovens a construir a base para um futuro próspero.
Inovações relevantes para os espaços de amanhã
Outro tema determinante da keynote foi o enfoque no cliente. Esta centralização nas expectativas e necessidades dos clientes reflete-se na GROHE X e na nova abordagem comercial da marca – com um portefólio diferenciado de produtos e serviços dedicados concebidos à medida dos grupos-alvo – e é também um princípio orientador no desenvolvimento de novos produtos.
Filosofia que foi sublinhada com a apresentação da relançada best-seller GROHE Eurosmart. Com a quarta geração desta torneira, a marca reinventou um dos seus principais produtos, tornando a Eurosmart a linha mais versátil do portefólio. Os consumidores podem agora escolher uma torneira híbrida – que combina o manípulo com a tecnologia touchless (infravermelhos); ou diferentes variantes de manípulo, como o aberto, que simplifica o toque graças ao centro recortado, ou o manípulo longo que permite manobrar a torneira com o cotovelo, minimizando o contacto com as superfícies – ideal para consultórios médicos.
Patrick Speck, líder na LIXIL Global Design, EMENA, refere que, “quando projetamos um novo produto, a primeira pergunta é sempre: para quem o estamos a projetar? O pensamento centrado no ser humano e uma compreensão profunda dos consumidores são essenciais para desenvolver produtos que melhoram e acrescentam valor ao dia a dia das pessoas em todo o mundo. Com os nossos produtos queremos responder às necessidades dos consumidores em constante mudança e às tendências sociais”. Diz ainda que, “no desenvolvimento dos nossos produtos, somos guiados por três macrotendências principais: urbanização, saúde e bem-estar e sustentabilidade. Em 2020, por exemplo, o conceito de casa de banho enquanto spa ou área de bem-estar acelerou. Os consumidores procuram produtos de banho que os ajudem a criar experiências memoráveis e querem transformar a casa de banho num espaço onde possam cuidar bem do corpo, mente e alma. A nossa resposta a esta tendência é a nova coleção GROHE SPA, que depurámos para incluir os produtos mais exclusivos do nosso portefólio e permitir aos consumidores desfrutar de momentos únicos de bem-estar”.
A GROHE vai continuar a celebrar o lançamento da plataforma GROHE X por estes dias, com vários eventos. No futuro, além da oferta digital, a GROHE X irá incluir experiências de marca híbridas e móveis.