O Mama Shelter Lisboa tem implementado um conjunto de medidas de sustentabilidade que reduzem o desperdício e o impacto ambiental do hotel e do restaurante. A unidade de Lisboa foi a primeira do grupo a implementar a nova gama de amenities sólidas da marca, 100% orgânicas, sem plásticos, não testadas em animais e veganas. As amenities sólidas levam a uma redução substancial na utilização de plásticos, além de exigirem muito menos água para a sua produção.
Além das amenities, o Mama Shelter Lisboa colabora com a app Too Good to Go com o objetivo de combater o desperdício alimentar no seu “restaurante com quartos por cima”. E, ao mesmo tempo, procura apoiar fornecedores e produtores nacionais e locais. Para a decoração, a unidade recorreu às fábricas da Viúva Lamego e da Bordallo Pinheiro – de que foi o maior comprador no ano inteiro. Para emoldurar as TVs dos quartos, é utilizada cortiça nacional; os candeeiros são fabricados em palhinha portuguesa; o mármore no bar provém de Évora; a loiça e o azeite no restaurante são nacionais; e os tampos das mesas foram produzidos a partir de tampas de garrafa recicladas.
A nova gama de cosméticos Mama Skin, em versão sólida, é 100% orgânica, desenvolvida em colaboração com a marca francesa Absolution e está disponível em todas as unidades hoteleiras da Mama Shelter no mundo. 100% orgânicos e certificados, não testados em animais, veganos e “Made in Europe”, a gama é composta por:
- Um cosmético sólido “tudo em um” para cabelo, rosto e corpo numa embalagem de papel
- Um sabonete sólido para as mãos numa embalagem de papel
- Um creme de corpo numa saqueta.
Esta implementação em todas as unidades do grupo permitiu ao Mama Shelter produzir o dobro de amenities e reduzir significativamente o desperdício associado a cada produto. Por exemplo, no caso do cosmético “tudo em um” para cabelo, rosto e corpo, o desperdício na utilização de cada produto diminui, em estimativa, de 18,8 gramas (versão em tubo de plástico) para 8 gramas (versão sólida). Já o embrulho em papel, por oposição à embalagem de plástico, permite reduzir o desperdício material de 2 toneladas para 1,2 toneladas.
Cédric Gobilliard, Managing Director da Mama Shelter, explica: “A Mama Shelter é uma marca que pensa no futuro e está determinada a alargar os limites da hospitalidade. Com esta nova gama de produtos cosméticos, quisemos ampliar os nossos compromissos ambientais já assumidos no seio da Mama. O sólido é mais do que uma tendência, é uma resposta concreta aos desafios ambientais de amanhã”.