Mais de um milhão e cem mil pessoas utilizaram a Estação do Aeroporto do Metro do Porto desde o início do ano. De todas as 81 estações que integram a rede, esta é aquela que apresenta a maior taxa de crescimento nos primeiros oito meses do ano (de janeiro ao final de agosto), com perto de 150 mil clientes conquistados e uma evolução favorável de 14,3 por cento. Acompanhando os bons resultados do turismo no Norte de Portugal e no Porto em particular, este está a ser, de longe, o melhor ano de sempre para a Linha Violeta (E) do Metro.
O número de clientes que em 2016 já recorreram ao serviço do Metro ultrapassa um milhão e 136 mil (568 mil validações no Aeroporto e outros tantos desembarques naquele destino). Um valor que compara com os cerca de 990 mil registados entre Janeiro e Agosto de 2015. Os meses de maior procura na Linha Violeta (E) foram agosto (mais de 157 viagens), junho (mais de 155 mil) e julho (mais de 154 mil). Mesmo o mês de menor movimento, janeiro, aproximou-se das 90 mil validações, com um crescimento de 20% face a 2015.
Segundo o Metro do Porto, a procura média diária na ligação do Metro ao Aeroporto Internacional do Porto ultrapassa atualmente os 5 mil clientes, com picos de procura que se situam com frequência acima das 6 mil viagens/dia. De acordo com os dados disponíveis, o Metro não apenas acompanha o forte crescimento do Aeroporto Internacional do Porto como tem vindo a ganhar cota de mercado entre os utilizadores daquela infraestrutura, com mais de 19%. Ou sejam, um cada cinco clientes chega ou sai do Aeroporto através da Linha Violeta.