Newhotel Software: “Toda a oferta de soluções que temos ajudam os hotéis a adaptar-se a esta nova realidade”

Newhotel Software: “Toda a oferta de soluções que temos ajudam os hotéis a adaptar-se a esta nova realidade”

O turismo e a hotelaria fazem parte do ADN da Newhotel Software desde sempre. Apesar de, antes da pandemia, já estar a trabalhar em novas soluções com foco na digitalização dos serviços, numa melhor experiência do hóspede e na captação de mais receita, Pedro Matoso, CEO da empresa, admite que o contexto inédito da Covid-19 veio acelerar este processo e provocar o lançamento de várias soluções. “Toda a oferta de soluções que temos ultimamente ajudam os hotéis a adaptar-se da melhor forma a esta nova realidade”, garante o gestor, algo que é possível através de processos com menos interação física e maior digitalização. Por outro lado, explica, a Newhotel oferece “a sensibilidade e consultoria especializada para, conjuntamente com cada hoteleiro, otimizar a sua situação face às adversidades do momento”.

A nova geração da Cloud Suite
A empresa lançou a segunda geração da Cloud Suite e, garante Pedro Matoso, as vantagens são inúmeras. Trata-se de uma geração que beneficia do último “stack” tecnológico desde .NetCore em backend, bases de dados SQL e não relacionais, e frameworks de javascript num frontend HTML. A Cloud Suite abrange primeiramente a ferramenta essencial de um hotel – o novo Cloud PMS. Todo o know-how presente no PMS de classe mundial da Newhotel será, em processo aditivo e crescente, visível na nova geração do Cloud PMS, refere Pedro Matoso. E assegura que, em termos de racionalização, está tudo garantido.

A nova geração privilegia a mobilidade, funcionando em qualquer dispositivo, browser e lugar, beneficiando de um design intuitivo que facilita a aprendizagem da solução por parte das equipas, num espaço de tempo mais curto do que o habitual. Além disso, o novo Cloud PMS conta com novas funcionalidades que agilizam a operação diária. “Eliminámos a necessidade de navegar por vários softwares ou aplicativos para realizar uma única tarefa ou operação, o que torna a gestão de custos e de receita mais fáceis de controlar”, sublinha o CEO da Newhotel.

Com isto, o Cloud PMS pretende ser um sistema para todos os tipos de hotéis, e está já operacional. O novo módulo Cloud POS é o segundo software a seguir este caminho e a meta é ter uma nova geração Cloud de todos os módulos existentes da suite de gestão, incluindo Spa, Eventos e Stocks F&B.

Soluções Mobile
A Newhotel lançou igualmente um conjunto de serviços e aplicações mobile que permitem o processo de digitalização e o contacto constante entre hóspede e staff do hotel. “Nunca um hotel teve tantas soluções à disposição que o ajudassem a prestar um serviço de elevado nível e fomentar a criação de relacionamentos mais duradouros e rentáveis com os seus hóspedes”, defende Pedro Matoso.

Por sua vez, a aplicação mobile para Housekeeping também garante uma maior racionalização, permitindo a visualização e controlo das operações do departamento em tempo real, o acesso do staff ao plano de trabalho, a atualização dos estados de cada quarto ou o reporte de avarias, tudo ligado ao PMS.

O mobile chega também à área de F&B, com uma aplicação que permite ao cliente consultar o menu digital e efetuar o pedido, e por sua vez o funcionário pode verificar os pedidos no tablet e controlar as mesas.
Pedro Matoso não duvida que a digitalização se vai intensificar cada vez mais, chegando ao momento do check-in online, registo de hóspede, acesso ao quarto e até à própria experiência durante a estada. E, num futuro cada vez mais próximo, através do reconhecimento facial, da assinatura digital, de pagamentos online, entre outras possibilidades. “Toda a experiência do hóspede poderá ser efetuada através do mobile”, acredita o gestor.

Este artigo foi publicado na edição 334 da Ambitur.