Notícias do Brasil… Por Cristina Lira

Notícias do Brasil… Por Cristina Lira

Categoria Advisor, Opinião

Por Cristina Lira

Rio Grande do Norte participa da Bolsa de Turismo de Lisboa 2019 com stand próprio 

Ana Maria da Costa – Secretária de Turismo do RN

O Governo do Rio Grande do Norte, através da secretaria de Turismo (Setur) e Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), participa da  BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa 2019, realizado no Pavilhão das Nações, na capital portuguesa, entre os dias 13 e 17 de março. O estado vai ter um stand próprio para a promoção dos cinco pólos turísticos: Costa das Dunas, Costa Branca, Seridó, Agreste-Trairí e Serrano.

O stand de 54m² incorpora o novo modelo de layout que o RN pretende fixar, com design moderno e fotografias em grandes formatos, dando prioridade à valorização dos produtos locais. O rico artesanato potiguar, brinquedos da cultura popular, castanhas, geleias da agricultura familiar e sacolas personalizadas com folders dos polos turísticos serão distribuídos aos visitantes.

A secretária de turismo do estado, Ana Maria da Costa, sublinha a importância do evento para o mercado potiguar, uma vez que Portugal é “o nosso principal emissor europeu e porta de entrada do velho continente. Temos o voo da TAP, realizando a ligação Lisboa – Natal, com uma média de três frequências semanais, que nos oferece conexão com toda a Europa. Portanto é imprescindível fortalecer a promoção do destino na BTL.”, afirma.

Para tratar de assuntos estratégicos para o desenvolvimento turístico do estado, a titular da pasta terá uma agenda de compromissos extensa. Destaque para a reunião com a presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Teté Bezerra, e com o Presidente Executivo da TAP, Antonoaldo Neves. Ana Maria volta a se reunir com a Presidente do Instituto posteriormente, no estande da Embratur, desta vez, com a presença do trade potiguar.

A participação do Rio Grande do Norte foi garantida por meio de recursos do Projeto Governo Cidadão, com contrato de empréstimo do Banco Mundial. Participam também do evento, uma comitiva de aproximadamente 36 pessoas, entre representantes de entidades como ABIH/RN,  Fecomércio, prefeitos e secretários de turismo das cidades que integram os polos turísticos do estado, além de hoteleiros e receptivos.

A BTL é uma das mais importantes feiras de turismo da Europa e recebe em 2019 quase 1.500 expositores e 400 hosted buyers. A expectativa é de contar com aproximadamente 77 mil visitantes, entre profissionais do turismo e público final nos cinco dias de evento em Lisboa.

TAP renova frota de aeronaves que voam a partir de Natal 

A TAP acaba de renovar a sua frota de aeronaves que opera o trecho Natal – Lisboa, com isso os passageiros que vão para a Europa com a TAP a partir de Natal passam a contar com mais conforto em suas viagens.

E em breve Natal poderá ainda receber voos com aeronaves da nova família Airbus neo. Lembrando que a TAP fez a estreia mundial da nova aeronave Airbus A330neo, em dezembro último, com um voo de Lisboa para o Brasil. Os primeiros A330neo foram todos direcionados para rotas brasileiras, o que mostra a importância que a TAP dá para esse mercado.

Há um ano a TAP tinha 80 aeronaves. Atualmente a empresa possui 93 aeronaves (mais dois Airbus A330-900neo chegaram no inicio de janeiro e já entraram em operação). No total a TAP vai receber 37 novos aviões até ao final de 2019 e 71 até 2025.

1º Encontro Internacional dos Profssionais do Turismo do Porto 

O 1º Encontro Internacional dos Profissionais do Turismo do Porto com Cristina Lira, foi realizado no dia 7 de março no Vila Gale Porto Ribeira e recebeu como palestrante, o diretor da Senator Turismo de Osasco, São Paulo, Carlos Dezen que veio diretamente do Egito, onde passou uma noite no Porto e contou suas experiências para um grupo de profissionais interessados em saber mais sobre sua viagens e dicas do turismo. O evento em formato coquetel, foi inédito e um sucesso. O evento contou com todo apoio da equipa Vila Gale Porto Ribeira, em especial a diretora Natália Oliveira . E teve a presença do jornalista do Diário do Minho, Jorge de Oliveira. Carlos Dezen foi o sorteado da cesta de produtos Gourmet do El Corte Inglês. O 2º Encontro já foi confirmado para 2020.

 

3º Encontro Internacional dos Profissionais do Turismo de Lisboa

Esta segunda-feira, às 19h30 vai realizar-se o 3º Encontro Internacional dos Profissionais do Turismo de Lisboa, no Vila Gale Opera, com palestras do presidente da APECATE, Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turistica e Eventos, António Marques Vidal, do presidente do grupo Vila Gale, Jorge Rebelo de Almeida, do presidente do grupo Schultz, o brasileiro Aroldo Schultz e o professor de turismo e Gastronomia da Universidade Lusófona de Lisboa, Nuno Nobre.O evento de networking idealizado e promovido pela jornalista brasileira e colaboradora da Ambitur, acontece em Natal, no Brasil há 7 anos uma vez por mês no SERHS Natal Grand hotel, já aconteceu em outras cidades brasileiras, e em Roma, na Itália no ano passado, e recente o I no Porto, em Portugal e agora o terceiro. Conta com apoio da Schultz Operadora, El Corte Inglês, Vila Galé. O evento palestra jantar por pessoa custa 28 euros, já com bebida inclusa.