Nova linha de apoio ao turismo disponível a partir de amanhã

Categoria Advisor, Política

Foi hoje celebrado o protocolo para criação da Linhade Apoio à Consolidação Financeira entre o Turismo de Portugal, oitoinstituições bancárias e as sociedades de garantia mútua. O novo instrumento,com uma dotação de 150 milhões de euros, é válido até 2015 e estará disponívelnas redes de bancos aderentes a partir de amanhã, dia 1 de Outubro. Com estanova linha, e segundo refere o Turismo de Portugal em comunicado, estão criadasas condições para alargar os prazos de reembolso dos empréstimos das pequenas e médias empresas do sector.
O protocolo estabelece a criação de condiçõesfavoráveis às empresas, através da partilha de risco entre a Banca e as SGM, nasequência da parceria entre o Turismo de Portugal, as Sociedades de GarantiaMútua, o BPI, o BES, o Banco Internacional do Funchal, o Santander Totta, oCrédito Agrícola, a CGD, o Montepio Geral e o Millennium BCP.
&A Linha de Apoio à ConsolidaçãoFinanceira vem juntar-se a um leque de instrumentos de apoio financeirodisponibilizados com aintervenção do Turismo de Portugal ao longo do último anoe meio, designadamente as linhas de apoio à Tesouraria (orçamento de 80 milhõesde euros), Qualificação da Oferta (120 milhões de euros de dotação) e Carênciade Capital, bem como a iniciativa Jessica de apoio ao desenvolvimento urbano.
&Destaque-se ainda a parceriarecentemente estabelecida entre o Turismo de Portugal e a Federação Nacional deAssociações de Business Angels para dinamizar investimentos, sobretudo de jovens empresários, em micro e pequenas empresas do setor do Turismo.