Oliveira do Bairro: Conheça a rede de museus do concelho

Oliveira do Bairro: Conheça a rede de museus do concelho

A Rede de Museus de Oliveira do Bairro, da responsabilidade e gestão do Município, engloba atualmente a Radiolândia – Museu do Rádio, sedeado na vila de Bustos, focado na temática do rádio, e o Museu de Etnomúsica da Bairrada, localizado na vila do Troviscal, que se dedica à preservação do património cultural bairradino produzido na área musical.

Os dois museus distam entre si cerca de 5 km e podem ser visitados com o mesmo bilhete, no valor de 2,50€. A compra do bilhete, que pode ser adquirido em qualquer um dos dois espaços museológicos, dá assim direito a visitar os dois museus. Essas visitas, com um único bilhete sem data limite de validade, podem ser feitas em dias distintos, em qualquer altura do ano, durante o período de funcionamento de cada museu.

As crianças com menos de 12 anos têm entrada gratuita, tal como utentes e alunos provenientes, respetivamente, das IPSS e estabelecimentos de ensino do Concelho de Oliveira do Bairro.

A Radiolândia – Museu do Rádio e o Museu de Etnomúsica da Bairrada foram recentemente reconhecidos com o selo Clean & Safe Património Cultural, do Turismo de Portugal.

Com esta distinção, estes equipamentos da Rede de Museus de Oliveira do Bairro assumem o compromisso de cumprir os requisitos de segurança e higiene definidos pela Autoridade Nacional de Turismo, segundo as orientações da Direção-Geral de Saúde, no âmbito do combate à pandemia da COVID-19.

O horário de funcionamento dos dois equipamentos museológicos foi alterado devido à situação de pandemia, passando agora a ser de segunda a sexta-feira, entre as 14h00 e as 19h00, sendo obrigatório a medição da temperatura corporal dos visitantes, o uso de máscara de proteção e a higienização das mãos à entrada e saída dos edifícios.

Outras medidas de proteção implementadas nos dois museus passam pelo distanciamento social de dois metros e a permanência, em simultâneo, de apenas cinco visitantes, com circulação condicionada. A duração máxima das visitas é agora de 15 minutos.

Os equipamentos interativos e multimédia estão temporariamente indisponíveis e, entre cada visita, será respeitado um intervalo de 15 minutos para limpeza e higienização dos espaços.

Sobre a Radiolândia – Museu do Rádio
Inaugurado em 2017, a Radiolândia – Museu do Rádio está instalada junto à antiga Escola Primária da vila de Bustos.

Este equipamento surgiu da vontade do Município de Oliveira do Bairro em criar um espaço para albergar e musealizar um rico e vasto conjunto patrimonial, que serve de base a um local totalmente dedicado à temática do rádio, pensado para servir a comunidade, promovendo a cultura e a educação junto de todos os que o visitem.

O museu tem como base a riquíssima coleção privada de Manuel Silva, natural de Bustos, que reúne alguns dos rádios mais raros e importantes do passado século XX, num vasto acervo que engloba também muitos outros aparelhos oriundos de diversas proveniências e diferentes doadores, construindo um espólio absolutamente único e de reconhecimento internacional.

O espaço herdou o nome de Radiolândia, designação da antiga loja de comércio de rádios, propriedade de Manuel Silva, perpetuando a memória de um local que faz parte da história do concelho de Oliveira do Bairro, que tanto contribuiu para o desenvolvimento de Bustos e que nos dias de hoje volta a ganhar vida.

A Radiolândia – Museu do Rádio é um espaço considerado de extrema importância para a promoção cultural e essencial na salvaguarda e valorização do património e história locais, que integra, para além de uma moderna área expositiva, zona de reservas museológicas visitáveis e diversas áreas técnicas.

Em 2018, a Radiolândia – Museu do Rádio foi um dos cinco nomeados para o prémio “Museu do Ano”, da Associação Portuguesa de Museologia, e recebeu uma Menção Honrosa na categoria “Colecionador”, premiando, em particular, a extraordinária coleção privada de Manuel Silva. No ano seguinte, em 2019, venceu o prémio Globo Mundial, na categoria Cultura, atribuído pela rádio Mundial FM.

Sobre o Museu de Etnomúsica da Bairrada
Inaugurado em 2005, o Museu de Etnomúsica da Bairrada é também um projeto municipal, que tem por objetivo preservar o património cultural produzido na área musical, construído e vivido ao longo de gerações por toda a comunidade bairradina.

Este equipamento museológico leva a efeito, durante todo o ano, uma série de iniciativas dirigida a vários segmentos de público, desde as crianças a adultos e população sénior, não só do Concelho de Oliveira do Bairro, mas também de toda a região bairradina, contribuindo para um crescente conhecimento da música e das raízes culturais deste território, eternizando as suas tradições, história e identidade.

O Museu de Etnomúsica da Bairrada é um espaço moderno, dotado de todos os serviços essenciais ao cumprimento das suas funções museológicas, como sejam a Oficina de Restauro, Limpeza e Tratamento de Peças, Centro de Investigação Documental e Zona de Reservas, áreas que podem ser visitadas. Dispõe igualmente de uma sala para a realização de conferências, palestras e outros eventos, bem como de uma área reservada a atividades educativas, vocacionada para o público infantil.

Composto por dois espaços expositivos distintos, este equipamento museológico alberga importantes coleções divididas em Instrumentos Musicais, Documentos Manuscritos (partituras, diários, publicações periódicas e monografias, entre outros), Registos de Imagem, Depoimentos de História Oral, Têxteis (destacando-se o núcleo do traje regional), Equipamento de Gravação, Reprodução, Emissão e Tratamento de Som (gravadores de bobines, gira-discos, grafonolas, gramofones, vitrolas, recetores de rádio, entre outros) e Mobiliário de Armazenamento de Documentação Sonora, todas elas provenientes dos cinco concelhos bairradinos (Águeda, Anadia, Cantanhede, Mealhada e Oliveira do Bairro).

Radiolândia – Museu do Rádio
Telefone: 234 732 138
E-mail: radiolandia@cm-olb.pt
Site: http://mmolb.cm-olb.pt
Rua Jacinto dos Louros, n.º 10
3770-013 Bustos – Oliveira do Bairro

Museu de Etnomúsica da Bairrada
Telefone: 234 757 005
E-mail: memb@cm-olb.pt
Site: http://mmolb.cm-olb.pt
Rua Jaime Pato
3770 – 410 Troviscal – Oliveira do Bairro

Este artigo foi publicado na edição 331 da Ambitur.