OMT apoia ferramenta para as tecnologias verdes

OMT apoia ferramenta para as tecnologias verdes

Categoria Advisor, Política

O Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento (BERD) e a Organização Mundial do Turismo (OMT) unem forças para promover o turismo sustentável, acelerar a transferência de financiamento para combater as alterações climáticas e tornar as tecnologias verdes mais acessíveis ao setor turístico, por meio da plataforma online do Banco Mundial, Green Technology Selector, que terá formato semelhante a uma loja.

A crise do coronavírus teve um impacto enorme no setor do turismo. A prioridade agora é apoiar a recuperação do setor, do qual dependem milhões de empregos em todo o mundo e que se tornou um pilar consolidado do desenvolvimento sustentável. O BERD e a OMT estão atualmente a trabalhar o para promover uma recuperação sustentável do turismo em todo o mundo. Embora a crise esteja longe de terminar, há uma consciência crescente da necessidade de definir uma direção para um setor de turismo mais verde no futuro.

Com o objetivo de promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, a OMT apoiou este Green Technologies Selector, que pode complementar outras ferramentas online existentes para promover um uso mais eficiente dos recursos, como as Soluções de Energia para Hotéis ou os hotéis ambiciosos com energia quase zero (neZEH). O seletor de tecnologias verdes uma plataforma online com formato de loja que inclui as melhores tecnologias em cada ramo de fabricantes ao redor do mundo.

O setor de hospitalidade e as empresas que atendem ao setor de turismo podem aceder ao Seletor de Tecnologia Verde e encontrar mais de 26.000 tecnologias verdes que beneficiam do apoio do BERD por meio do instrumento de Facilitador de Financiamento da Economia Verde (GEFF), o Programa de Facilitação do Comércio Verde (TFP Verde) e o programa Centro de Transferência de Finanças e Tecnologia para Mudanças Climáticas (FINTECC).

Os possíveis investimentos irão melhorar a eficiência energética, fornecer energia renovável e reduzir o consumo de água e recursos. Inclui janelas e portas que reduzem o consumo de energia, isolamento térmico, iluminação, equipamentos e máquinas de construção, painéis fotovoltaicos e bombas de calor geotérmicas.

Vlaho Kojakovic, diretor de Imóveis e Turismo do BERD, disse: “Os edifícios são responsáveis ​​por aproximadamente 40% do uso global de energia. Essa estimativa pode ser ainda maior para o setor da hospitalidade, o que significa que há um grande potencial para melhorar a eficiência energética e de recursos e reduzir a pegada de carbono. Estamos muito satisfeitos em continuar a nossa cooperação com a OMT e apoiar o setor de turismo nestes tempos difíceis da pandemia do coronavírus. Se olharmos para além da crise, acreditamos que o Green Technologies Selector ajudará o setor do turismo a melhorar a sua eficiência energética nos próximos anos.”

O Seletor de Tecnologia Verde acelerará a concessão de financiamento para combater as mudanças climáticas por de diversos instrumentos de financiamento do BERD, com o apoio de parceiros e doadores internacionais, como a União Europeia (UE), o Fundo Verde para o Clima (GCF) e o Fundo de Investimento Climático (CIF).