A Ambitur.pt continua a acompanhar o setor hoteleiro em Portugal e inova uma vez mais com uma nova rubrica. On the Job é o mote para trazermos aos nossos leitores as muitas e diferentes funções que se desempenham hoje neste setor turístico, perguntando a quem as exerce que competências são necessárias para ocupar esses cargos e que valor acrescentado traz aos hotéis. A conversa hoje é com Vasco Amorim que exerce a função de Front Office Manager no Yotel Porto.
Para Vasco Amorim, este é um cargo que exige alguma flexibilidade já que significa um contacto direto com todas as diferentes áreas de um hotel. Adaptabilidade, saber antecipar necessidades e gestão de timings são três características que considera essenciais para ser Front Office Manager.
Quando e como iniciou este cargo no hotel onde se encontra a trabalhar?
Iniciei o meu percurso como Front Office Manager no YOTEL Porto em julho de 2022 após abertura de vaga para a posição
Como é o seu dia-a-dia? Quais as funções e especificidades do seu cargo?
Desde a gestão de uma equipa que pode ser considerada o “cérebro” de um Hotel e que é um dos principais contactos com os hóspedes como também funções mais administrativas, gestão de reservas, pedidos especiais de forma a tornar a estadia de cada hóspede o mais única possível e assegurar que toda a operação ocorre de uma forma fluída.
Está integrado ou lidera uma equipa? De quantos elementos e quem são?
Lidero uma equipa de receção de seis elementos e possíveis estagiários que possam passar uma temporada mais ou menos curta de forma a desenvolverem as suas capacidades para melhor integrarem o mercado de trabalho.
Hierarquicamente, a quem tem de responder?
Hierarquicamente, no YOTEL Porto existe um Rooms Manager seguido do General Manager do hotel
Com que outras áreas/ departamentos tem de trabalhar para que a sua função seja bem-sucedida?
Um dia-a-dia como Front Office Manager engloba o desempenho de uma plenitude de tarefas e requer uma certa flexibilidade pois exige um contacto direto com todas as diferentes áreas de um hotel.
Que competências considera serem fundamentais para exercer este cargo?
Adaptabilidade, saber antecipar necessidades e gestão de timings.
Teve alguma formação específica para exercer esta sua função? Qual a sua formação?
Sou primeiramente formado em Gestão Hoteleira pelo Instituto Superior de Administração e Gestão no Porto e desempenhei funções ligadas a Receção durante nove anos. Neste momento, estou a participar num curso de Power Skills que me foi concedido pelo YOTEL Porto de forma a desenvolver capacidades de liderança e gestão de equipa.
Que mais-valias traz este cargo para o hotel/grupo hoteleiro onde trabalha?
A posição de Front Office Manager é imprescindível para qualquer hotel. É necessária para o bom funcionamento da operação e para criar experiências memoráveis junto dos hóspedes porque, no final, é para eles que trabalhamos todos os dias.