A Ambitur.pt continua a acompanhar o setor hoteleiro em Portugal e inova uma vez mais com esta rubrica. On the Job é o mote para trazermos aos nossos leitores as muitas e diferentes funções que se desempenham hoje neste setor turístico, perguntando a quem as exerce que competências são necessárias para ocupar esses cargos e que valor acrescentado traz aos hotéis. Hoje conversamos com Tomás Campos, Rooftop Manager do Mama Shelter Lisboa.
Tomás considera que esta função exige algumas skills fundamentais como capacidade de gerir equipas e de liderar, excelente atendimento ao cliente, comunicação eficaz ou habilidades organizacionais, entre outras.
Quando e como iniciou este cargo no hotel onde se encontra a trabalhar?
Após regressar da minha experiência profissional anterior em Miami, em novembro de 2022, não ponderava ficar em Portugal. Porém, surgiu uma oportunidade à qual me candidatei ainda antes do final do ano para trabalhar no MAMA SHELTER Lisboa, um hotel de que já tinha ouvido falar muito bem em termos de condições de trabalho, bem-estar no local e também pela atmosfera acolhedora e moderna. Iniciei este cargo em janeiro de 2023, começando por trabalhar como Manager no restaurante do hotel. No entanto, a meio de fevereiro, foi-me feita a proposta de assumir o Rooftop para a temporada de verão e não pensei duas vezes em aceitar. Durante esta temporada, dediquei-me inteiramente ao Rooftop, e juntamente com a minha equipa, conseguimos alcançar o mesmo sucesso notável que teve no ano de abertura (2022). Consolidámos a reputação do espaço como um dos locais mais procurados na cidade de Lisboa, estabelecendo-o como um Rooftop de referência. O empenho coletivo e o trabalho árduo permitiram-nos manter a excelência e a popularidade do Rooftop, mesmo no segundo ano de funcionamento. Agora, após o final da temporada de verão, estou de volta ao restaurante, preparando-nos para a próxima temporada do Rooftop em 2024. Após quase um ano a trabalhar no MAMA SHELTER, não poderia estar mais feliz com as experiências que tenho vivido e não me arrependo de ter optado por ficar em Portugal porque encontrei um ambiente de trabalho acolhedor e gratificante, o que contribui para a minha felicidade e realização profissional.
Qual é o seu dia-a-dia? Quais são as funções e especificidades do seu cargo?
No meu dia-a-dia oriento e coordeno todas as operações do Rooftop que incluem: garantir um excelente atendimento ao cliente, supervisionar a equipa, monitorizar as atividades da sala e do bar, gerir reservas e eventos especiais, bem como manter o ambiente limpo e seguro. Também sou responsável por manter um elevado padrão de qualidade e garantir a satisfação dos clientes juntamente com a minha equipa.
Está integrado numa equipa ou lidera-a? Quantos elementos tem e quem são?
Como Rooftop Manager, sou responsável por liderar uma equipa. O número de elementos da equipa pode variar conforme a procura, mas geralmente trabalho com cerca de quatro a cinco empregados de mesa e um hostess, três a quatro bartenders (liderados juntamente com o Bar Manager) e também contamos com outros funcionários de apoio, como pessoal de limpeza e segurança. Além disso, trabalhamos em conjunto com uma equipa de cozinha muito eficaz em que juntos garantimos a harmonia e a excelência na preparação e apresentação dos pratos, proporcionando uma experiência única aos nossos clientes.
Hierarquicamente, a quem tem de responder?
Na estrutura hierárquica do hotel, a minha principal responsabilidade é reportar à diretora de Operações. Esta ligação é fundamental para assegurar que as funções do Rooftop estão integradas de forma eficaz nas operações gerais do hotel, garantindo um serviço de alta qualidade e uma experiência excepcional para os nossos hóspedes/clientes. Em segundo lugar, também reporto ao Assistente Director de Food & Beverage. Esta interação é crucial para alinhar as operações do Rooftop com os objetivos e padrões do departamento de alimentos e bebidas.
Com que outros departamentos do hotel tem de trabalhar para que a sua função seja bem-sucedida?
Para assegurar o sucesso da minha função, é essencial colaborar de perto com outros departamentos do hotel. Em particular, é fundamental trabalhar em conjunto com o departamento de vendas/marketing para promover o Rooftop e atrair clientes. Além disso, é importante coordenar e organizar reservas de grupos e eventos especiais no Rooftop, o que requer uma comunicação eficaz com o departamento responsável por esse tipo de reservas.
Que competências considera serem fundamentais para exercer este cargo?
Para exercer este cargo, considero que algumas competências fundamentais são habilidades de liderança, capacidade de gerir equipas, excelente atendimento ao cliente, habilidades de comunicação eficazes, capacidade de tomar decisões rápidas e assertivas, habilidades organizacionais e conhecimento do setor hoteleiro e de alimentos e bebidas.
Teve alguma formação específica para exercer esta função? Qual é a sua formação?
Para desempenhar adequadamente as minhas funções atuais, investi em formação específica. Além de adquirir experiência prática em diferentes posições no setor hoteleiro, também obtive uma formação académica sólida. Sou licenciado em gestão de turismo e hotelaria (Universidade Europeia Lisboa), e tenho também um mestrado na mesma área (Les Roches Marbella). Essa combinação de experiência prática e formação académica proporcionou-me um conhecimento abrangente sobre gestão hoteleira, operações de alimentos e bebidas e excelência no atendimento ao cliente.
Que mais-valias traz este cargo para o hotel onde trabalha?
Este cargo traz várias mais-valias para o hotel onde trabalho. Um Rooftop bem-sucedido pode aumentar a atratividade do hotel, atraindo hóspedes e clientes externos. Além disso, um Rooftop de qualidade pode gerar receitas adicionais significativas através de eventos especiais, reservas de grupos e um aumento no consumo de alimentos e bebidas. Também contribui para a reputação positiva do hotel, proporcionando uma experiência memorável aos hóspedes e garantindo que eles desfrutem de um serviço excecional durante toda a sua estadia.