A Accor lançou um relatório “Tailor-Made Touch or Digital Efficiency?” com o objetivo de analisar as estratégias, tecnologias e tendências que afetam os consultores de viagens de lazer, e acabou por concluir que, apesar da eficiência digital ser vital, o serviço personalizado é o principal fator de diferenciação.
O relatório, centrado no mercado europeu, descreve a forma como a pandemia acelerou a transformação do mercado de intermediários de viagens de lazer, com a adoção generalizada da tecnologia digital e muitos dos principais intervenientes a alterarem os seus modelos numa tentativa de se tornarem empresas de plataforma ou fornecedores de tecnologia B2B (business to business).
A verdade é que, utilizada corretamente, a tecnologia, desde as plataformas de mensagens até aos pagamentos e à inteligência artificial, “pode ser a melhor amiga dos consultores de viagens”. No entanto, “o mais importante para o sucesso dos planeadores de viagens, à medida que evoluem, é a capacidade de se aproximarem dos seus clientes, para fornecerem o serviço personalizado de elevado nível que os viajantes esperam atualmente”: “desde os destinos mais procurados do momento até às tendências crescentes a longo prazo, como as viagens lentas, o bem-estar e a procura de viagens sustentáveis”.
Saskia Gentil, SVP Sales, Europa & Norte de África da Accor, explicou: “os consumidores valorizam cada vez mais a capacidade dos consultores de viagens de eliminar o stress da sua viagem, de adaptá-la às suas preferências, de planear todos os pormenores de uma forma flexível e de ser a presença tranquilizadora que trata dos problemas quando estes surgem. A capacidade de fornecer este nível de serviço personalizado é uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes de plataformas puramente digitais e deve ser maximizada”.
O relatório abrange ainda fatores futuros como a IA, a moeda criptográfica e o metaverso, bem como alguns dos principais destinos de 2023.