O XX Congresso da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal terá lugar nos dias 20 e 21 de março no Centro de Congressos de Aveiro. Sob o mote “Pilares da Hotelaria e Turismo”, o encontro vai discutir as principais tendências da hotelaria atual, desde a formação executiva à análise de dados, colocando em perspetiva a direção hoteleira no contexto global de um setor turístico cada vez mais integrado e interdependente.
“Hoje, falamos de uma hotelaria 360° que já não se circunscreve ao âmbito da simples atividade hoteleira, mas opera em articulação profunda com toda a envolvente do setor turístico. Para o nosso XX Congresso, quisemos colocar em debate esta relação, procurando contribuir para uma discussão alargada sobre o papel que os diretores de hotel assumem numa indústria mais integrada”, refere Fernando Garrido, presidente da ADHP.
“Trazemos para cima da mesa a formação, os eventos, a aviação e a análise de dados, com o objetivo de enriquecer este debate antigo sobre os pilares de valor da hotelaria e pensarmos, em conjunto, como esses pilares se adaptam ao novo paradigma e ao futuro da hotelaria”, acrescenta.
Programa do Congresso
O primeiro dia do XX Congresso ADHP, 21 de março, arranca às 14h30 com a sessão de abertura. O momento contará com a presença do presidente da ADHP, Fernando Garrido, do presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, do presidente do Turismo do Centro, Raul Almeida, e do presidente da Confederação do Turismo de Portugal, Francisco Calheiros.
O primeiro painel terá lugar às 15h30, com o tema “O impacto do ‘evento-marca’ para o destino”. Num ano em que Aveiro assume o título de primeira Capital Nacional da Cultura e Albufeira recebeu a Gala Michelin Portugal, José Ribau Esteves (presidente da Câmara Municipal de Aveiro), Pedro Machado (ex-presidente do Turismo do Centro), Lídia Monteiro (Turismo de Portugal) e Nuno Ferreira (Guia Michelin) vão discutir a forma como os destinos podem capitalizar grandes eventos para dinamizar e qualificar o turismo local.
Os trabalhos do dia 21 terminam às 16h30 com o painel que dá nome ao Congresso, “Pilares de valor da hotelaria”. Jorge Aníbal Catarino (JAC) será responsável por um keynote address em que irá aprofundar o tema já discutido no “Be Our Guest” da ADHP. Mariano Faz (AHM), Miguel Caldeira Proença (Hoti Hotéis) e Timo Gangl (Covivio Hotels) vão conversar sobre os principais alicerces de valor na hotelaria com base nas suas experiências em funções de direção.
Segue-se a palestra “Decifrar L.Í.D.E.R.”, que ficará a cargo de Alexandre Monteiro, autor do best-seller “Os segredos que o nosso corpo revela”.
O dia encerra com o habitual jantar e cerimónia de entrega dos Prémios Xénios 2024, com início às 19h30, que voltarão a reconhecer e premiar os melhores diretores de hotel e parceiros de negócio.
O segundo dia de Congresso, 22 de março, tem início às 10h00 com o painel “A importância da formação executiva no contexto de trabalho internacional”. Carlos Díez de La Lastra (Les Roches Global) será responsável por uma intervenção inicial com base na sua experiência à frente de uma das principais instituições de ensino em hotelaria. Segue-se uma discussão com os presidentes de quatro associações europeias de diretores de hotel, Fernando Garrido (ADHP – Portugal), Manuel Vegas (AEDH – Espanha), Bartolo d’Amico (ADA – Itália) e Jürgen Gangl (HDV – Alemanha), que trocarão impressões sobre a importância da formação executiva em cada um dos respetivos mercados.
Às 11h45 será vez de debater a relação entre hotelaria e análise de dados. Moderado por Luís Brites (Clever Hospitality Analytics), que apresentará um estudo levado a cabo pela empresa, o painel “Hospitality data trends for 2024” juntará Nuno António (ITBase e NOVA IMS) e Sérgio Guerreiro (Turismo de Portugal, NOVA SBE e NOVA IMS) para uma discussão aprofundada sobre o papel da ciência de dados no sucesso da operação hoteleira.
Às 14h45, a ADHP Júnior, secção juvenil da associação, fará uma intervenção sobre a importância dos jovens para a hotelaria.
O último painel do dia, às 15h00, vai incidir sobre “A importância da aviação no destino”. José Lopes (EasyJet), Francisco Pita (Ana), António Moura Portugal (Rena) e Sofia Lufinha (TAP) compõem o grupo de oradores que vai debater a relevância das ligações aéreas para o sucesso do ecossistema turístico de um destino.
Às 16h15 terá lugar a entrega de diplomas do CEDH, seguida pela conclusão das sessões de trabalho.
O encerramento do Congresso está agendado para as 17h00, com intervenção do presidente da ADHP, Fernando Garrido.
O programa completo poderá ser encontrado aqui.