Qatar Airways e Iberia reforçam parceria estratégica

Qatar Airways e Iberia reforçam parceria estratégica

Categoria Business, Transportes

A Qatar Airways continua a expandir as suas parcerias estratégicas, assinando um acordo alargado de codeshare com a Iberia. O acordo vai melhorar a conectividade entre as redes complementares das duas companhias aéreas e vai oferecer opções de viagem adicionais aos clientes que viajam entre a Península Ibérica, América Latina e África, Ásia-Pacífico e Médio Oriente através do Melhor Aeroporto do Médio Oriente, o Aeroporto Internacional Hamad. As vendas já começaram com mais voos de codeshare a operar, a partir de hoje.

O chefe executivo do Grupo Qatar Airways, Akbar Al Baker, afirmou: “Temos o prazer de expandir ainda mais a nossa cooperação em regime de codeshare com a Iberia, a maior companhia aérea espanhola e a principal que liga a Europa à América Latina. Apesar dos desafios de 2020, tem sido nossa prioridade manter uma conectividade global de confiança para os nossos passageiros. Esta expansão da nossa parceria estratégica com a Iberia reforça as ligações entre os centros de Doha e Madrid, assegurando opções de viagem mais flexíveis para os nossos clientes. A Qatar Airways e a Iberia têm gozado dos benefícios mútuos que esta parceria trouxe desde o seu início, em 2017, proporcionando opções de viagem mais flexíveis e conectividade sem descontinuidades para os nossos milhões de passageiros. À medida que as viagens globais recuperam, esperamos expandir ainda mais a nossa cooperação comercial com a Iberia e continuar a fornecer o incomparável serviço cinco estrelas do qual os nossos passageiros já se habituaram.”

Já o chefe executivo do Grupo Iberia, Javier Sanchez-Prieto, diz: “A extensão do acordo de codeshare com a Qatar Airways é uma notícia muito boa para nós. Na Iberia trabalhamos para que, quando os países eliminarem as suas restrições, possamos oferecer aos nossos clientes a rede mais ampla e abrangente possível. A extensão deste acordo de codeshare com o nosso parceiro mundial, Qatar Airways, abre novos mercados na Austrália e África e melhora a conectividade que oferecemos entre Espanha e o resto do mundo, com um serviço de alta qualidade oferecido pelo nosso parceiro, Qatar Airways.”

Esta cooperação comercial alargada vai aumentar o número de destinos disponíveis para os passageiros da Iberia de 29 para 36 da rede da Qatar Airways, incluindo novos destinos em Angola, Austrália, Moçambique, Nova Zelândia, Omã e África do Sul. Os passageiros da Qatar Airways também beneficiarão de uma conectividade adicional, com a possibilidade de reservar viagens de e para mais de quatro destinos da rede Iberia no Brasil, Chile, El Salvador, Guatemala e Senegal. Como parceiros da oneworld alliance, os membros do Qatar Airways Privilege Club e da Iberia Plus têm o reconhecimento do seu estatuto com benefícios que incluem o acesso a lounges em todo o mundo, através do check-in, permissão de bagagem extra, check-in e embarque prioritários, mais acumulação e resgate de milhas, através das redes das companhias aéreas parceiras.

A Qatar Airways tornou-se a primeira companhia aérea do mundo a alcançar a prestigiada classificação 5-Star Covid-19 Airline Safety Rating, pela Skytrax. Este reconhecimento garante a todos os passageiros que as normas de saúde e segurança das companhias aéreas, estão sujeitas aos mais elevados padrões possíveis de averiguação e avaliação profissional e independente.

O investimento estratégico da Qatar Airways numa variedade de aviões bimotores eficientes em termos de combustível, incluindo a maior frota de aviões Airbus A350, permitiu à companhia aérea continuar a voar durante esta crise e posicionar-se na liderança da recuperação sustentável das viagens internacionais. A companhia aérea recebeu recentemente novos aviões Airbus A350-1000 de última geração, aumentando a sua frota total de A350 para 53 aviões, com uma idade média de apenas 2,7 anos. Devido ao impacto da Covid-19 na procura de viagens, a Qatar Airways imobilizou a sua frota de aviões Airbus A380, uma vez que não é ambientalmente justificável operar um avião tão grande, e a quatro motores, no mercado atual. A Qatar Airways lançou também recentemente um novo programa que permite aos passageiros compensar voluntariamente as emissões de carbono associadas à sua viagem no ponto de reserva.

A transportadora nacional do Estado do Qatar continua a construir a sua rede de ligações, que atualmente conta com mais de 120 destinos, com planos para aumentar para 130, até ao final de março de 2021. Galardoada com inúmeros prémios, a Qatar Airways foi nomeada “World’s Best Airline” pelos World Airline Awards em 2019, geridos pela Skytrax. Foi também designada “Melhor Companhia Aérea do Médio Oriente”, “Melhor Classe Executiva do Mundo”, e “Melhor Lugar na Classe Executiva”, em reconhecimento da sua experiência pioneira na Classe Executiva, Qsuite. Os assentos Qsuite têm uma configuração de 1-2-1, proporcionando aos passageiros mais espaço, privacidade, conforto e distanciamento social, produto exclusivo da Classe Executiva. É a única companhia aérea a ter recebido cinco vezes o cobiçado título “Skytrax Airline of the Year”, que é reconhecido como o auge da excelência na indústria aérea.

O Aeroporto Internacional de Hamad (HIA), a casa e hub da Qatar Airways, foi recentemente classificado como “Terceiro Melhor Aeroporto do Mundo”, entre 550 aeroportos de todo o mundo, pelos SKYTRAX World Airport Awards 2020. Subindo da quarta posição em 2019 para a terceira em 2020, o HIA tem vindo a subir constantemente no ranking “World’s Best Airports” desde o início das operações em 2014. Além disso, o HIA foi eleito o “Melhor Aeroporto no Médio Oriente”, pelo sexto ano consecutivo, e “Melhor Serviço de Staff no Médio Oriente”, pelo quinto ano consecutivo.

A Iberia é a principal companhia aérea espanhola e a principal transportadora nas rotas entre a Europa e a América Latina. Oferece ligações fáceis e convenientes no seu hub, no T4 no aeroporto de Madrid-Barajas. Desde 2014 classificou-se entre as cinco companhias aéreas mais pontuais do mundo de acordo com a FlightStats, enquanto lhe foi atribuída a sua 4.ª estrela Skytrax em 2017. A companhia aérea é membro da oneworld alliance. Para mais informações, visite http://grupo.iberia.es.