Santuário de Fátima e Universidade de Coimbra são as principais atracções do Centro

Santuário de Fátima e Universidade de Coimbra são as principais atracções do Centro

Categoria Advisor, Política

O IPAM – The Marketing School acaba de apresentar, em Castelo Branco, os resultados do primeiro Barómetro da Marca Centro de Portugal. Coimbra (68,5%) e Aveiro (22,9%) são as cidades mais reconhecidas do Centro de Portugal, sendo que a Universidade de Coimbra (44,7%) e o Santuário de Fátima (44,4%) são apontados como as principais atracões turísticas da região.
De acordo com o comunicado, cerca de 30 por cento dos inquiridos costuma fazer férias ou visitar a região, sendo que destes mais de metade (53%) faz uma visita anual com duração da estadia inferior a três dias. 42 por cento dos inquiridos preferem as unidades hoteleiras e 30,6 por cento opta pela casa de familiares ou amigos. Quanto aos gastos médios nestas estadias, 44 por cento dos inquiridos afirma gastar, em média, até 150 euros.

Ao nível da gastronomia, o leitão, os ovos-moles e a chanfana são apontadas como as iguarias incontornáveis. Ao nível das tradições, destaca-se a queima das fitas e as tradições académicas e nas praias ressaltam Figueira da Foz e Nazaré. Nos eventos anuais, destaca-se a queima das fitas de Coimbra, as comemorações do 13 de Maio e a feira do chocolate de Óbidos. A simpatia e o acolhimento foram avaliados com bom ou excelente por 82,7 por cento dos inquiridos que fizeram férias ou visitaram esta região. A avaliação da qualidade global da experiência turística no Centro de Portugal é muito favorável, sendo que 98 por cento recomendaria a Região Centro de Portugal a terceiros.

Com base nos resultados obtidos, a imagem da Região Centro de Portugal apresenta um potencial de crescimento e atributos valiosos que podem ser trabalhados na comunicação da marca junto do público nacional, estando em linha com os vectores de posicionamento da marca Centro de Portugal e que constam do plano de marketing da Entidade Regional Turismo do Centro.

A realização do barómetro esteve a cargo do IPAM Lab, que inquiriu cerca de 1.100 pessoas, realizado na Bolsa de Turismo de Lisboa ena Feira Internacional de Lisboa, entre 25 de Fevereiro e 1 de Março de 2015. Pretende-se que este seja o primeiro Barómetro da Marca Centro de Portugal, a repetir anualmente, de modo a medir o impacto das ações de comunicação e da notoriedade da marca Centro de Portugal.