A SiteMinder, uma plataforma cloud do setor hoteleiro mundial, lança hoje na World Travel Market – London (WTM) a Hotel App Store, a primeira loja de aplicativos que permite a hotéis de todas as dimensões descobrirem, escolherem e conectarem-se facilmente a aplicativos através dos seus sistemas, oferecendo assim uma melhor experiência para os hóspedes e aumento de rendimentos para os hotéis.
Este lançamento constitui um “avanço significativo para os hotéis que têm sofrido com a mudança de comportamento dos hóspedes e que não têm tido acesso a tecnologias” que lhes permitam “acompanhar essas novas tendência”, explica a empresa em comunicado. Até agora, essas tecnologias eram limitadas, acessíveis apenas para os hotéis que possuíam um sistema de gestão hoteleira (PMS). A Hotel App Store da SiteMinder “vem abrir esse acesso a todos os hotéis, ao permitir que estes se conectem a mais de 100 aplicativos diretamente—incluindo aplicativos de gestão de receitas e de vendas, de mensagens de hóspedes, de reviews de hóspedes, controlos de quarto, transfers de aeroportos e entrada sem chave —através de uma interface única e a partir de uma seleção de mais de 80 PMS ou do gestor de canais da SiteMinder”, acrescenta.
Entre os aplicativos disponíveis na Hotel App Store encontram-se o Cendyn, TrustYou, OpenKey, Welcome Pickups e Oaky, assim como a For-Sight e Upgrade2, sediadas no Reino Unido. O aplicativo Oaky já é usado por um dos grupos europeus líderes do setor, o Muthu Hotels & Resorts, um dos primeiros a adotar a Hotel App Store.
O gerente de e-commerce da cadeia hoteleira, Nuno Sacramento, aumentou tanto o rendimento do hotel como a média das tarifas diárias, desde que começou a usar a Oaky para promover campanhas de venda antes da chegada de hóspedes. “A Hotel App Store é uma grande oportunidade para encontrar soluções prontas em que não tínhamos pensado ou que não conseguíamos encontrar. Tornou-se um local confiável para serviços que, em circunstâncias normais, implicariam todo um esforço de programações e integrações extras”, explicou Sacramento.
A Hotel App Store da SiteMinder terá uma tecnologia inteligente incorporada que recomenda apenas aplicativos relevantes aos seus usuários, com base nos seus perfis e escolhas anteriores. Esse é o capítulo mais recente na evolução da plataforma da SiteMinder, que em 2018 gerou mais de 28 mil milhões de USD em receita para 35 000 hotéis em todo o mundo. A Hotel App Store também contribui para a rede de parceiros da SiteMinder, com mais de 800 canais de reserva e sistemas de gestão de hotéis, compondo atualmente o maior e mais aberto ecossistema para hotéis.
A Hotel App Store chega 18 meses depois do lançamento do SiteMinder Exchange, um centro de conectividade que permite aos editores de dados de hotéis e aos desenvolvedores de aplicativos para hotéis transferirem informações de hóspedes entre os seus sistemas. A partir de hoje, os hotéis a usar um editor de dados conectado ao SiteMinder Exchange—que inclui sistemas de gestão hoteleira (PMS) e o gestor de canais da SiteMinder—podem usar a Hotel App Store para aceder a aplicativos.
“O nosso objetivo na SiteMinder foi sempre libertar os hoteleiros através de tecnologia revolucionária e a Hotel App Store é um verdadeiro exemplo disso. Ao longo dos anos assistimos ao aparecimento de inúmeras tecnologias de hotéis para apoiar melhor os hoteleiros no seu dia-a-dia, porém, nunca antes os hoteleiros tinham tido a oportunidade de escolher livremente dentro dessas opções, usando um sistema que conhecem e confiam. Os hoteleiros permanecem presos aos desafios dos dados e da acessibilidade. Solucionámos o desafio dos dados através do SiteMinder Exchange e agora, com a Hotel App Store, estamos a tornar a acessibilidade um problema do passado”, diz Dai Williams, diretor de crescimento da SiteMinder.