A Câmara Municipal de Torres Vedras desafiou os agentes turísticos do concelho e respetivos stakeholders a iniciar o processo de certificação na área do Turismo Sustentável, para que, seguindo os Referenciais Biosphere Responsible Tourism, sejam reconhecidos a nível internacional pelo Conselho Global de Sustentabilidade no Turismo – GSTC.
A certificação na área do Turismo Sustentável permite aos agentes turísticos diferenciarem o negócio, indo de encontro às tendências de mercado nacionais e internacionais. Para tal, o município proporcionou um workshop gratuito, no qual participaram 22 agentes de diversos setores de atividade turística, como restauração, alojamento, animação turística e ensino de surf.
Estra iniciativa decorreu em prol do projeto “Centro Sustentável” que se enquadra na Linha de Apoio à Sustentabilidade do Turismo do Centro de Portugal, a qual está em sintonia com o Plano “Turismo + Sustentável 20-23”.
O Turismo Centro de Portugal iniciou em 2022 o seu processo de Qualificação em Sustentabilidade do Destino, adequando o seu posicionamento à nova realidade, às tendências e aos desafios do setor, com objetivos e metas concretas de sustentabilidade económica, social e ambiental. Esse processo visa, para o turismo da região Centro, a redução da sazonalidade através da dinamização de produtos turísticos, a diversificação de mercados, o reforço do financiamento e investimento, o estímulo à inovação e a valorização dos recursos humanos.