A maioria das pesquisas cibernéticas que se fazem sobre o nosso país, quer por parte de cidadãos nacionais, quer por estrangeiros, ficam a dever-se ao turismo. De acordo com um estudo da Bloom Consulting, das quase cinco mil milhões de pesquisas online feitas em 308 concelhos de Portugal, quase quatro mil milhões (82%) têm a ver com turismo. Já o sector dos negócios fica-se&apenas pelas&75,8 mil pesquisas. Segundo os dados recolhidos, os mercados doméstico e internacional estão equilibrados no que&diz respeito&à pesquisa cibernética: 46,85% das pesquisas tiveram origem no nosso país, cabendo à procura estrangeira os restantes 53,15%. Segundo a investigação dá conta também que, cerca de um terço das pesquisas sobre turismo teve como alvo Lisboa, seguida de Porto, Braga e Albufeira. Também Funchal, Coimbra, Cascais, Sintra e Lagos. O &alojamento& foi o item mais pesquisado, destacando-se também as informações relacionadas com animação, restaurantes e cultura. Para Filipe Roquette, director-geral da Bloom Portugal, &quando bem trabalhada, uma marca país, região ou município, é o principal activo de que dispomos. Deve, por isso, ser gerida de forma a potenciar o que a destaca das demais. O nosso mais recente estudo tornou bem claro de que, no que toca à procura online, em Portugal, o que nos distingue é o Turismo&.