De janeiro a julho de 2022, as viagens na app FREE NOW com origem e destino aos aeroportos do Porto, Lisboa e Faro aumentaram em mais de 19 vezes, em relação a 2021. De facto, as viagens com destino aos aeroportos aumentaram em mais de 1854%, sendo que as viagens com origem nos aeroportos registaram um crescimento de 773%. Estes dados, que fazem parte de uma pesquisa feita pela FREE NOW, indicam que desde o aeroporto de Lisboa, as viagens através da plataforma registaram um crescimento contínuo desde o início do ano, tendo sido mais acentuado em julho, em relação ao período homólogo em 2021.
Tendo em conta os dados do INE – Instituto Nacional de Estatística, nos primeiros seis meses deste ano, o aeroporto de Lisboa liderou o movimento de passageiros, sendo que movimentou 49,8% (12,1 milhões) do total de passageiros, crescendo 380,9% face ao mesmo período de 2021 – em comparação com o mesmo período de 2019, houve uma quebra de 17,0%. Este episódio refletiu-se nas viagens da plataforma FREE NOW, sendo que a capital também registou o maior fluxo de viagens.
Já numa variação mensal, no presente ano, “maio foi o mês que registou maior crescimento de viagens” desde o aeroporto da capital, seguido de junho (“+817% e +262%, respetivamente”), refere a pesquisa, destacando que, nas viagens com destino ao aeroporto de Lisboa, em relação a 2021, o pico fez-se sentir em “julho, com um aumento de 13156%”. Numa variação mensal das viagens com destino ao aeroporto de Lisboa, os dados indicam que, “maio voltou a ser o mês com maior crescimento, seguido de junho (+1081% e +255%, respetivamente)”.
De acordo com o INE, o aeroporto do Porto registou 5,52 milhões de passageiros (taxa de variação homóloga de 335,0%). Desde este aeroporto, as viagens na plataforma registaram um “crescimento mais acentuado em maio”, em relação ao período homólogo em 2021 (+938%). Já numa variação mensal, em 2022, “março foi o mês que registou maior crescimento de viagens desde o aeroporto da cidade do Porto, seguido de abril (+55% e +49%, respetivamente)”, refere a mesma pesquisa. Já nas viagens com destino ao aeroporto do Porto, em relação a 2021, “maio apresentou o maior número, com um aumento de 1375%”. Numa variação mensal, “março foi o mês que registou maior crescimento de viagens para o aeroporto Francisco Sá Carneiro, seguido de abril (+40% e +39%, respetivamente)”, refere a FREE NOW.
Também o sul de Portugal apresentou um crescimento acentuado na altura da Páscoa – “desde o aeroporto de Faro, as viagens registaram um crescimento mais acentuado em abril, em relação ao período homólogo de 2022 (+664%)”. Já numa variação mensal, no presente ano, “abril foi o mês que registou maior crescimento de viagens desde o aeroporto de Faro, seguido de fevereiro (+353% e +103%, respetivamente)”. Nas viagens com destino ao aeroporto de Faro, em relação a 2021, o pico de viagens fez-se sentir em “abril, com um aumento de 197900%”. Numa variação mensal, “abril foi o mês que registou maior crescimento de viagens com destino ao aeroporto algarvio, seguido de março e fevereiro (+224%, +83% e +81% respetivamente)”. Estes crescimentos exponenciais apresentados nas viagens de/para o aeroporto de Faro demonstraram o “regresso em força do turismo na região algarvia durante o primeiro semestre deste ano”, destaca a aplicação, lembrando que, o aeroporto de Faro foi o que mais cresceu, com uma taxa de variação homóloga de 503,2% para 3,46 milhões de passageiros, segundo o INE.
A pesquisa da FREE NOW demonstra que as viagens com origem e destino nos aeroportos portugueses demonstram a tendência de crescimento constante do transporte aéreo no país.
“A aproximação aos níveis pré-pandémicos da atividade turística e, por consequência, do fluxo dos passageiros nos aeroportos portugueses é uma realidade cada vez mais próxima. Temos orgulho em acompanhar estas tendências e corresponder às necessidades dos nossos utilizadores que, após dois anos, esperavam ansiosamente por viajar sem restrições. Enquanto super app de mobilidade europeia vamos continuar a trabalhar para a recuperação do turismo e economia nacionais, com o objetivo de promover sempre uma mobilidade sustentável e flexível”, declara Bruno Borges, general manager da FREE NOW em Portugal.