Viana do Castelo: A combinação de praia, rio e serra

Viana do Castelo: A combinação de praia, rio e serra

O concelho de Viana do Castelo tem, cada vez mais, recebido a atenção dos meios de comunicação social estrangeiros, que destacam os encantos naturais da cidade Princesa do Lima.

No último ano, Viana do Castelo tem sido alvo de crescente atenção por parte da imprensa internacional, que tem destacado a beleza natural do concelho e o centro histórico da cidade. Em junho passado, o italiano Corriere della Sera destacou, a propósito do Caminho Português da Costa, “a esplêndida Viana do Castelo, após cerca de quatro horas de caminhada [a partir do Porto], uma das mais belas cidades do norte de Portugal”.

Também a conceituada revista Forbes, em novembro passado, apresentou Viana do Castelo como “a combinação de praia, rio e serra”, afirmando que, sendo “uma das joias da Costa Verde, Viana do Castelo oferece praias que se estendem desde a foz do rio Neiva até à Gelfa, em Afife”.

A revista americana afirmou ainda que “os vianenses que queiram afastar-se do rebuliço da cidade podem subir a Serra d’Arga. Lá de cima, é possível ver Caminha, Ponte de Lima e povoações espanholas, além de Viana do Castelo, dos rios Lima e Minho e do mar”, garantindo que “esta combinação abençoa Viana do Castelo com uma das melhores qualidades do ar de Portugal continental.”

Enquanto cidade marítima, Viana do Castelo tem apostado cada vez mais nos desportos náuticos. O Município promove, junto dos estudantes do 2º e 3º ciclo, o projeto Náutica nas Escolas, que estabelece a relação entre os jovens e o rio e o mar, promovendo aulas de surf, vela, remo e canoagem, enquanto atividades letivas curriculares nas disciplinas de Educação Física, desenvolvidos nos centros náuticos de remo, canoagem e vela e no Centro de Alto Rendimento de Surf.

Antes, a Natação no 1º Ciclo, projeto iniciado há cinco anos, visa fornecer aos pequenos estudantes um conjunto de competências fundamentais de autonomia no meio aquático e as competências específicas do processo ensino – aprendizagem em natação.

Todas estas competências visam promover a relação dos vianenses com o mar, enquanto potencialidade do concelho a nível económico e turístico. Prova disso é o aumento exponencial do turismo desportivo, que tem trazido a Viana do Castelo variadas provas nacionais, europeias e mundiais dos desportos de mar.

Este artigo foi publicado na edição 319 da Ambitur.