Volta Int.: “Veneza procura solução definitiva para expulsar os cruzeiros”

Volta Int.: “Veneza procura solução definitiva para expulsar os cruzeiros”

Hosteltur 

“Companhias aéreas exigem a Boris Johnson voos internacionais em maio”
Representantes de companhias aéreas, entre elas a British Airways, easyJet, Jet2.com, Logonair, Ryanair, TUI e Virgin Atlantic, enviaram uma carta a Boris Johnson para pedir que permita o regresso dos voos internacionais a partir de maio para impulsionar a economia do Reino Unido. Segundo a imprensa, estas viagens voltarão a estar sujeitas a um sistema de “semáforos”, através do qual cada paíse será classificado em vermelho, amarelo ou verde, consoante o risco de contágio e o estado da vacinação.

“UE lançará os passaportes sanitários em junho e já tem um protótipo”
O certificado verde digital da União Europeia, o novo documento que comprovará que o viajante titular foi vacinado contra a Covid-19, recuperou da doença ou apresenta testes negativos ao vírus, será emitido aos cidadãos da UE em meados de junho, segundo os planos da Comissão Europeia. Terá as duas versões – digital e papel.

“Veneza procura solução definitiva para expulsar os cruzeiros”
Depois de uma década de projetos e restrições, o Governo italiano assegura agora que quer expulsar os grandes navios de cruzeiros da lagoa de Veneza para proteger o património cultural e ambiental dos canais, e por isso estabeleceu hoje que será convocado nos próximos dois meses um concurso de ideias para uma solução definitiva.

“Capacidade aérea cresce 20% na Europa”
A capacidade aérea oferecida pelas companhias aéreas na época de verão começa a recuperar. A consultora internacional de aviação OAG indica que vários dos principais mercados da Europa ocidental registaram um forte crescimento da capacidade aérea desde a semana que começou a 29 de março de 2021, aumentando em 930.000 os lugares oferecidos, mais 20%, com um crescimento notável da Itália (49%), Alemanha (24%) e ESpanha (21%):

“Disney Cruise Line já prepara rotas para o verão de 2022”
“Estamos a preparar-nos para voltar a zarpar assim que seja possível e, enquanto isso, continuamos a pensar no futuro e a desenvolver mais opções de cruzeiros para as famílias”, afirma o presidente da Disney Cruise Line. A companhia acaba de apresentar as novidades da sua programação para o verão do próximo ano, que incluem as ilhas gregas, o Mediterrâneo, o norte da Europa, Alasca e Caraíbas.

Mercado & Eventos 

“Companhias aéreas operam em abril 40% da oferta doméstica pré-crise”
As companhias aéreas nacionais registram, em abril, uma média diária de 960 voos domésticos, o que representa 40% da quantidade de decolagens verificadas no início de março de 2020, antes das medidas de isolamento social e de fechamento de fronteiras, de acordo com a Abear. O agravamento da pandemia da Covid-19 levou o setor ao menor nível de operação em sete meses, desde setembro de 2020, quando as empresas operavam uma média de 864 decolagens por dia.

“Beach Park recebe aprovação para construir novo complexo turístico no Ceará”
O Beach Park Entretenimento recebeu a aprovação do Conselho Estadual do Meio Ambiente para iniciar a construção do seu segundo complexo turístico e de hotelaria na região do Porto das Dunas, em Aquiraz (CE), com um investimento de R$ 1,6 bilião. O complexo ficará numa área de 9,7 hectares, com ampla faixa de frente para o mar, a ser implantado em etapas, com a estimativa de gerar cerca de 14 mil postos de trabalho durante a fase de construção e nas operações.

“Willie Walsh assume oficialmente como CEO da Iata”
Como divulgado em novembro de 2020, durante a 76ª Assembleia Geral Anual, a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) anunciou que Willie Walsh assumiu oficialmente o cargo de diretor geral da organização, substituindo Alexandre de Juniac. Walsh aposentou-se do International Airlines Group (IAG) em setembro de 2020 depois de atuar como CEO desde a criação do IAG em 2011.

Panrotas 

“CDC diz que volta dos cruzeiros nos EUA terá 4 fases”
O Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos, conhecido como CDC, publicou mais alguns requisitos técnicos para o retorno dos cruzeiros marítimos em portos americanos. Há uma proibição em vigor até novembro de 2021, e uma promessa de uma volta assistida, que passará por quatro fases até se concretizar. A pressão de governos como o da Flórida e das associações de Viagens e Turismo é grande, pois os cruzeiros são a única modalidade ainda sem uma data para retornar e com os requisitos ainda incertos.

“Governo americano diz que pessoas vacinadas podem viajar com segurança”
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos emitiu parecer dizendo que pessoas vacinadas contra covid-19 podem viajar com segurança. E que elas devem continuar usando máscaras, como nos aviões e transportes públicos, para evitar possíveis transmissões do vírus. Segundo o CDC, estudos recentes mostram que há risco baixo para indivíduos vacinados e que eles podem viajar em segurança sem fazer teste ou ficar em quarentena.

“Rio começa a reabrir a partir de 9 de abril, sexta-feira”
Enquanto alguns destinos já iniciaram a reabertura, caso de Pernambuco, e outros adiaram o movimento, caso de São Paulo, previsto para seguir na fase atual de restrições até 11 de abril, a cidade do Rio de Janeiro decidiu marcar para 9 de abril, próxima sexta-feira o início da reabertura do comércio e dos serviços. O decreto foi publicado hoje no Diário Oficial da cidade. As atuais restrições, com comércio e restaurantes fechados para atendimento presencial, continuam até quinta-feira, dia 8.

“TAP é a aérea com mais reclamações no inter; United, a com menos”
A TAP Air Portugal foi a companhia aérea estrangeira com o maior índice de reclamação do consumidor brasileiro em 2020. Foram 5.134 queixas registadas entre os 534.447 passageiros pagos transportados pela empresa, uma média de 944,7 reclamações a cada 100 mil paxs. JetSmart, Air China, Norwegian e Alitalia completam o top 5. Por outro lado, a United foi a companhia estrangeira que obteve o maior índice de satisfação em 2020, com 2,8 pontos em uma métrica de zero a cinco. Em seguida, vieram American Airlines (2,7), Aerolíneas Argentinas (2,5), Copa Airlines (2,3), Air France (2,23) e TAP Air Portugal (2,20).

Preferente 

“Malta abrirá ao turismo internacional a 1 de junho”
Malta vai permitir a entrada de turistas internacionais este verão, previsivelmente a partir de 1 d ejunho. O país, com 40% da população adulta com, pelo menos, a primeira dose da vacina, adotará o sistema de semáforos, permitindo viajar livremente os turistas que venham de países verdes.

“Rússia procura turistas para se vacinarem”
A Rússia está a trabalhar num programa para captar turismo de vacinação para o país. A página de twitter da vacina Sputnik V, promovida diretamente pelo Kremlin, anunciz que em breve os estrangeiros poderão viajar para a Rússia para serem vacinados contra a Covid-19. Trata-se de uma mudança de atitude de Moscovo face à postura anterior que dizia que a vacina era apenas para a populção local.

“W2M terá agências de viagens mas descarta uma grande rede”
A World2Meet (W2M) vai completar o círculo. Depois de ter lançado no mercado dois novos operadores turísticos (Newblue e Icárion), a companhia aérea World2Fly e a agência corporativa Úbico, fixa como novo objetivo dispor da sua própria rede de agências de viagens. Gabriel Subías, CEO da W2M, explica que “está previsto ter agências para estabelecer o contacto com o cliente e dar solidez ao projeto”. Mas frisa que “não há a ambição de ter um grande número” de balcões, sendo o seu objetivo a composição de um grupo “equilibrado”. “Sem dúvidas que, a certa altura, teremos agências”, sublinha.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Internacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.

Foto de World Monument Fund