Volta Nacional: “Governo tira ‘slots’ à ANA por pressão de Bruxelas”

Volta Nacional: “Governo tira ‘slots’ à ANA por pressão de Bruxelas”

“Governo tira slots à ANA por pressão de Bruxelas”
A gestão das faixas horárias de vários aeroportos portugueses – designadas de “slots” – vai sair da Comissão Coordenadora de Slots, que funciona na esfera da gestora aeroportuária nacional, a ANA. O Governo já preparou um decreto-lei em que estabelece que a gestão das faixas horárias, considerada “serviço público”, deve ser entregue a associações de direito privado sem fins lucrativos” com conhecimento do setor. O diploma irá ser colocado em consulta pública.

“TAP e Azul começam a partilhar rotas”
A TAP e a Azul pretendem começar a partilhar ligações aéreas. O novo acordo comercial deverá estar concluído dentro de seis meses, segundo disse o presidente da companhia aérea brasileira ao Valor Económico.

Correio da Manhã
“Plenário pára barcos no Tejo”
Devido à realização de um plenário de trabalhadores da Soflusa, as carreiras fluviais do Barreiro para o Terreiro do Paço devem ser interrompidas hoje entre as 12:55 e as 16:50 (sentido Barreiro-Lisboa) e das 13:25 às 17:20 (Lisboa-Barreiro). Segundo a Transtejo, os terminais serão fechados nesse período.

“Receitas de turismo: 123 milhões de euros”
A secretária de Estado do Turismo afirmou ao “Negócios” e “Antena 1” que a legalização do alojamento local fez subir a receita fiscal para 123 milhões de euros em 2016.

Jornal de Notícias
Boom: contratos crescem à boleia do turismo”
O alojamento e a restauração criaram 49,7 mil empregos desde 2013 até ao segundo trimestre de 2017. Segundo dados do INE, Portugal tem 338,7 mil trabalhadores naquele setor que muito tem beneficiado do fomento do país enquanto destino turístico.

“OE sem mexidas nos impostos”
A secretária de Estado do Turismo garantiu, ontem, que não haverá mexidas nos impostos no setor do turismo no próximo Orçamento de Estado e mostrou-se contrária à aplicação da taxa turística em todo o país.

“Viana: entradas gratuitas em museus”
Passeios de burro ou de barco, caminhadas, entradas gratuitas nos museus e descontos em diversos locais, serviços e equipamentos turísticos são algumas das ações que assinalam, na próxima quarta-feira, em Viana do Castelo, o Dia Mundial do Turismo.

Jornal i
“Percevejos. Turistas trazem praga para Lisboa”
Prédios com dezenas de anos sem historial de pragas estão agora infestados de percevejos, graças à rotatividade relacionada com o alojamento local. Lourdes já deitou o colchão fora e a vizinha já teve de ir ao hospital, mas a Direção Geral e Saúde garante que não há razões para alarme.

Sol
“Fobia ao turismo alastra na Europa”
Há taxas, limitações ao número de visitantes que podem entrar por dia nas cidades e até proibições em plataformas de alojamento ou licenças de construção para novos hotéis.

“Londres fecha a porta à Uber”
O regulador dos transportes de Londres, Inglaterra, optou por não renovar a licença à Uber para operar na cidade a partir do final deste mês. A decisão foi tomada depois de considerarem que a empresa tem demonstrado “falta de responsabilidade corporativa” em relação às mais diversas situações, nomeadamente, questões que acabam por ter “implicações potenciais na segurança pública”.

Economia
“Movimento nos aeroportos cresce 20,6%”
O movimento de passageiros nos aeroportos nacionais cresceu 20,6% no segundo trimestre – relativo a 14,5 milhões de passageiros -, em comparação com o ano passado, o qu supera os 18,6% registados no primeiro trimestre, informou o Instituto Nacional de Estatística.

“Springwater Capital cobiça Campo Pequeno”
A empresa Suiça, dona das agências Geostar e TopAtlântico, quer comprar a praça de touros do Campo Pequeno, incluindo arena, zona comercial e parque de estacionamento.

“Airbnb com 1,1 milhões de reservas em Portugal”
Entre junho eagosto, a plataforma de arrendamento de caass ou quartas registou 1.113.000 reservas de alojamento em Portugal, mais 59% do que em 2016-

“Comporta à espera de autorização do Ministério Público”
O empresário Pedro Almeida, que comprou o Herdade da Comporta – Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado, ainda espera luz verde das autoridades portuguesas e suíças. A herdade foi um dos ativos alvo de arresto no caso GES.

“Vendas de carros elétricos disparam em Portugal”
Pela primeira vez num ano (em 2017) serão vendidos mais de mil veículos elétricos (VE) em Portugal no segmento dos ligeiros de passageiros. Até julho, as vendas de VE no mercado nacional ascenderam a 921 carros, mais 129,7% que nos sete primeiros meses de 2016, o que representa um aumento significativo face aos 756 elétricos desta categoria vendidos no ano passado, ou aos 645 vendidos em 2015 e constitui um disparo brutal em relação aos 189 elétricos vendidos em 2014 e aos 166 matriculados em 2013.

“Porto não cancela incentivos à Ryanair, a quem «deve muito»”
Uma turbulência passageira de danos limitados no turismo que não compromete a credibilidade nem o modelo de negócio da companhia, eis a visão dos agentes da aviação e turismo sobre a vaga de cancelamentos da Ryanair, o gigante irlandês dos voos de baixo custo. Mas o revés abala a confiança dos consumidores e serve de alerta para um expansão agressiva, fundada em bases precárias.

“Design invade Terreiro do Paço”
Neste fim de semana, o Terreiro do Paço vai voltar a receber o The Pitch Market, um mercado urbano dedicado ao design que vai já na sua 3.ª edição. Mobiliário em cortiça, candeeiros de formato original e um sem-número de peças de design todas elas made in Portugal vão ocupar um terço da Praça do Comércio.

“China. Entrada em funcionamento do comboio mais rápido do mundo”
Tem uma velocidade média de 350 quilómetros por hora e atinge um máximo de 400 quilómetros, reduzindo em 4:30 a ligação entre a capital chinesa, Pequim, e o centro ecónomico, Xangai. O “Fuxing” (“rejuvenescimento”, em chinês) é o primeiro comboio de alta velocidade totalmente desenhado e fabricado na China.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.