Volta Nacional: “Sindicatos acreditam que aeroportos vão «parar por completo» durante três dias”

Volta Nacional: “Sindicatos acreditam que aeroportos vão «parar por completo» durante três dias”

Jornal de Notícias

“Venda de vinhos na restauração triplica”
As vendas de vinho no mercado nacional cresceram 14,3% em volume e 52,8% em valor, no primeiro semestre, para um total de 130 milhões de litros, no valor de 503 milhões de euros. Números que “disfarçam” a quebra na grande distribuição, mas também o enorme boom na restauração, fruto da retoma do turismo. As vendas na restauração dispararam, com aumentos de 221,8% em volume e de 241,8% em valor.

“Aeroportos podem parar «por completo»”
Adivinham-se mais dias caóticos nos aeroportos nacionais pautados por cancelamentos e atrasos nos voos. O Sintac e o SQAC convocaram uma greve de três dias, entre 19 e 21 de agosto, que irá afetar as 10 infraestruturas concessionadas pela Vinci Aeroportos. Ou seja, do continente às ilhas, milhares de passageiros podem ver cair por terra os planos para viajar nesses dias.

Diário de Notícias

“Os turistas estão a voltar a Alfama, mas gastam menos do que antes da pandemia”
Comerciantes dizem que voltaram a trabalhar bem com o fim das restrições por causa do combate à pandemia, o que é confirmado pelos dados oficiais. Mas sem chegar aos números de 2019, o que sentem ser difícil, até porque a doença mantém-se e há a guerra na Ucrânia.

Sindicatos acreditam que aeroportos vão «parar por completo» durante três dias”
Com a procura de verão no pico e a atividade turística no auge, esperam-se diversos constrangimentos, como voos cancelados e atrasos. O impacto do caos dependerá dos serviços mínimos que forem decretados para os três dias de greve.

Negócios

“TAP perde quota em Lisboa e Porto este ano”
A TAP entrou em 2022 a perder quota de mercado nos principais aeroportos nacionais para as low cost. De acordo com os dados da ANAC, nos primeiros três meses deste ano o peso da companhia aérea nacional, em número de passageiros transportados, ficou-se pelos 45% em Lisboa – quando há um ano era de 51% – e pelos 10% no Porto – face a 15% no primeiro trimestre de 2021. A TAP perdeu mercado em termos de passageiros transportados para as duas maiores cidades portuguesas, já que nessa altura tinha um peso de 46% no Humberto Delgado e de 13% no Sá Carneiro.

Jornal i

“Sindicatos lançam pré-aviso de greve em 10 aeroportos nacionais”
Os sindicatos SINTAC e SQAC anunciaram esta segunda-feira um pré-aviso de greve para os 10 aeroportos nacionais concessionados pela Vinci Aeroportos entre os dias 19 e 21 de agosto. Em causa, explicam, está, entre outros, “a reivindicação do levantamento da suspensão das contribuições por parte da Vinci e a contratação de mais recursos humanos para operações aeroportuárias, supervisores de operações de socorro e técnicos de manutenção nos vários aeroportos nacionais”.

“SATA com receitas de 107,9 milhões”
O grupo SATA conseguiu, no primeiro semestre, receitas consolidadas de 107,9 milhões de euros, um crescimento de 51,4% em relação ao mesmo período de 2021 e de 15,2% em relação ao mesmo período de 2019. E diz que este valor “passa a constituir o melhor primeiro semestre em termos de receita desde que há registos consolidados”.

Nota informativa: O ambitur.pt não se responsabiliza pela informação veiculada nos órgãos de comunicação social que engloba na sua Volta Nacional, constituindo o seu conteúdo sempre citação de informações.