Em Cancun para a inauguração do voo a partir de Lisboa com o novo A350-900 da World2Fly, Duarte Correia, diretor geral da World2Meet Portugal (W2M), garantiu, numa conferência de imprensa com jornalistas portugueses convidados para a press trip, que o peso da faturação do mercado nacional no grupo representou 10% em 2022, de um total de 1.400 milhões de euros. E admitiu que as previsões iniciais eram mais baixas, mas “conseguimos com os destinos que temos ter uma ocupação na ordem dos 95% em termos de capacidade de avião”, isto porque “a concorrência ou estava meio adormecida” ou simplemente porque o mercado “reagiu positivamente”.
E a verdade é que, este ano, o grupo tem já 70% da sua capacidade global vendida neste momento, o que é um crescimento forte se compararmos com igual período de 2022, quando esse valor ainda não atingia os 50%.
No entanto, o representante da W2M em Portugal fez questão de salientar que, apesar de ter uma “posição no mercado que é uma referência, não nos preocupa a liderança no mercado neste momento”. E adiantou: “Preocupa-nos sim entregar valor nos nossos produtos e termos continuidade da nossa marca em termos de futuro”. E foi mais longe, sublinhando que, se no ano passado, a quota de mercado nas Caraíbas era de 40%, em 2023 “ambicionamos manter” esta percentagem mas “podemos ultrapassar”. Contudo, acrescentou, “o nosso guia é o cliente e é ele que tem de dizer qual é a quota de mercado”.
Duarte Correia referiu também que não houve grandes oscilações nos preços este ano face a 2022, tendo a W2M adicionado sim “mais valor aos pacotes” com o novo aparelho A350-900 baseado em Lisboa. O novo avião trouxe também à companhia do grupo 25% de poupança no consumo de combustível, manutenção a custo zero durante cinco anos e, claro, maior capacidade – são agora 432 lugares em oferta. Mas no que se refere ao preço para o cliente, o diretor geral da W2M, fala de um aumento que poderá rondar os 5%: “A concorrência posicionou-se e nós tivemos de acompanhar”, esclarece. Mas, frisa, “a grande diferença” quando o cliente contrata o produto da W2M reside, em primeiro lugar, no transporte aéreo e nos hotéis que são parceiros do operador Newblue e que têm condições vantajosas.
Outro ponto que o gestor fez questão de voltar a sublinhar prende-se com o facto de não quererem entrar no mercado de distribuição português. Por um lado, explicou, a W2M “tem parcerias com os principais grupos de gestão e com o grande produtor nacional que é a Abreu”.
Por Inês Gromicho, em Cancun, a convite a W2M.
W2M com 64 mil lugares este ano à partida de Lisboa e do Porto