Gonçalo Rebelo de Almeida, consultor em hotelaria e turismo, está quinzenalmente na Ambitur.pt para nos falar sobre os principais desafios que a hotelaria enfrenta, numa rubrica intitulada “12 trabalhos de Hércules… na hotelaria”. A temática de hoje incide sobre a sustentabilidade ambiental.
Por Gonçalo Rebelo de Almeida, Consultor em hotelaria e turismo*
Com satisfação registamos hoje que o tema da sustentabilidade ambiental está presente na agenda diária dos meios de comunicação social, dos governos, das instituições e das empresas e que um número significativo de cidadãos está sensibilizado para o tema.
O caminho começou a ser percorrido e já muitas medidas são tomadas no setor para o tornar mais sustentável do ponto de vista ambiental.
ainda faltará dar o passo de incluir efetivamente os princípios da sustentabilidade no centro da atividade e incluí-los em todos os processos
As empresas e os governos já adotaram e implementaram medidas, mas ainda faltará dar o passo de incluir efetivamente os princípios da sustentabilidade no centro da atividade e incluí-los em todos os processos.
É muito importante que a implementação dos princípios e medidas seja incluído em todos os processos e que se traduza em ações concretas com impacto real e não sirva apenas para inclusão em relatórios ou comunicações de marketing.
o caminho da sustentabilidade não pode ser percorrido apenas com as medidas do governo ou da empresa/hotel, mas que tem de envolver a participação dos fornecedores, dos clientes e dos colaboradores através de mudanças de comportamentos
O outro aspeto que é importante interiorizar é que o caminho da sustentabilidade não pode ser percorrido apenas com as medidas do governo ou da empresa/hotel, mas que tem de envolver a participação dos fornecedores, dos clientes e dos colaboradores através de mudanças de comportamentos.
O hotel para além das medidas estruturais de equipamentos que pode adotar como sejam, a instalação de fontes de energia mais sustentáveis (painéis solares/fotovoltaicos), utilização de viaturas elétricas, separação e tratamento de resíduos, utilização de material reciclado ou reciclável na operação e outras medidas, tem um papel de informar, envolver e influenciar os clientes e colaboradores, produzindo mudanças nos seus comportamentos e atitudes enquanto estão na unidade e nas suas vidas.
o caminho para um turismo mais sustentável terá naturalmente de envolver todos e terá implicações nos comportamentos e na oferta de produto ou serviço
Recentemente ouvi alguém num congresso a defender que o cliente não deve ser envolvido nem afetado pelas práticas ambientais, mas confesso que discordo totalmente desta versão, pois o caminho para um turismo mais sustentável terá naturalmente de envolver todos e terá implicações nos comportamentos e na oferta de produto ou serviço.
O que efetivamente não pode acontecer é estar a pedir aos clientes que adotem determinados comportamentos e depois o mesmo cliente perceber que da parte do hotel e das equipas não existe essa preocupação e que se trata de puro “greenwashing”.
Os hotéis e as suas equipas têm que implementar medidas autênticas, reais e com impacto e não apenas comunicações de marketing ou relações públicas
Os hotéis e as suas equipas têm que implementar medidas autênticas, reais e com impacto e não apenas comunicações de marketing ou relações públicas que depois não têm correspondência com a realidade
A hotelaria terá provavelmente de repensar alguns dos seus padrões, pois um dos princípios da sustentabilidade é reduzir consumos não essenciais ou supérfluos. A oferta de buffets na restauração, os amenities nos quartos, a produção de merchandising e material gráfico, os procedimentos relacionados com a troca de roupa de cama e banho, produtos e equipamentos decorativos, composição do mobiliário e materiais de construção, representam parte da oferta onde existe uma ampla margem de melhoria e evolução.
Sempre que estivermos a pensar desenvolver uma unidade, um produto ou um serviço devemos sempre pensar no impacto que o mesmo terá e como poderá ser feito de forma ambientalmente mais responsável.
Colocar as políticas de sustentabilidade no centro de decisão, será o quarto dos 12 trabalhos de hércules…na hotelaria.
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Leia o artigo anterior…
12 Trabalhos de Hércules… na Hotelaria: “3. A inteligência artificial já chegou e veio para ficar”