Gonçalo Rebelo de Almeida, consultor em hotelaria e turismo, está quinzenalmente na Ambitur.pt para nos falar sobre os principais desafios que a hotelaria enfrenta, numa rubrica intitulada “12 trabalhos de Hércules… na hotelaria”. Hoje aborda o terceiro trabalho, a importância do uso de ferramentas de Inteligência Artificial no setor.
Por Gonçalo Rebelo de Almeida*
O termo inteligência artificial (IA) terá nascido em meados do século XX e desde essa data que tem sido um campo de estudo científico com sucessivos avanços e algumas desilusões.
No entanto, nas últimas duas décadas tem tido avanços significativos devido essencialmente ao grande aumento da capacidade computacional para processar grandes volumes de dados, ao desenvolvimento da linguagem natural e robótica e de redes neurais.
O que é verdade, é que estes desenvolvimentos têm estado na ordem do dia, desde que há aproximadamente um ano o ChatGPT ficou disponível e inúmeras aplicações começaram a integrar a IA e proliferam os debates sobre a sua aplicação e os riscos envolvidos sobre ética, privacidade e futuro do trabalho.
Acredito que o tema já não irá sair da agenda e vamos assistir a grandes desenvolvimentos num curto espaço de tempo, com as naturais implicações na forma como hoje são desenvolvidas certas atividades ou funções.
À semelhança do que tem acontecido em várias áreas dos processos de transformação digital onde o turismo foi dos primeiros setores a integrar as novas ferramentas, também no caso da IA iremos assistir a esse movimento.
muitas aplicações e softwares já estão a integrar IA e já existem muitas ferramentas que podem ser usadas pelos profissionais do setor com ganhos significativos de produtividade
No imediato, muitas aplicações e softwares já estão a integrar IA e já existem muitas ferramentas que podem ser usadas pelos profissionais do setor com ganhos significativos de produtividade nas suas tarefas diárias.
Em termos de áreas onde vejo maior aplicação da IA no setor destacaria:
- Atendimento e relacionamento com o cliente – A utilização da IA na automatização de respostas e disponibilização de informação ao cliente será uma realidade com uma melhoria significativa dos assistentes virtuais, chatbots, automatização de respostas a emails ou mensagens, com a possibilidade de serem realizados como uma conversação natural e com grande rigor na informação prestada. O facto de poder ser feito em vários idiomas será também uma grande vantagem para o setor que diariamente lida com clientes oriundos de diferentes mercados e onde a capacidade de comunicar na língua original do cliente será também uma mais-valia.
- Processamento de dados, capacidade de análise e capacidade preditiva – Nas disciplinas de business intelligence, revenue management e CRM haverá também evoluções significativas com ganhos em termos de tempo de processamento e análise, melhor previsão de fluxos futuros e identificação de novas tendências, segmentos ou padrões de consumo.
- Recolha e tratamento de informação de mercado, rotinas administrativas, preparação de documentos serão também áreas onde a IA irá facilitar muito as tarefas.
- Áreas criativas – A IA generativa irá certamente dar um grande contributo nas áreas de marketing e vendas, ajudando os profissionais a desenvolver imagens, vídeos, textos, logotipos.
Ao contrário do que se possa pensar estas ferramentas já estão hoje disponíveis e muitos profissionais já as estão a usar em maior ou menor escala, pelo que o meu conselho para todos os profissionais nesta área é que comecem desde já a explorar e utilizar estas soluções.
Começar hoje a utilizar ferramentas IA no dia a dia, será o terceiro dos 12 trabalhos de hércules…na hotelaria.
*Poderá enviar os seus comentários para: [email protected].
Leia o artigo anterior…