26º aniversário Ambitur – Onde nos leva o turismo… por Pedro Rocha Vieira

26º aniversário Ambitur – Onde nos leva o turismo… por Pedro Rocha Vieira

Categoria Follow Us, Inside

“Passa a palavra” foi o desafio que a Ambitur colocou a profissionais do setor, e não só. Na edição que marca o seu 26º aniversário lançámos, inicialmente, um repto a três profissionais turísticos – Gonçalo Rebelo de Almeida, da Vila Galé, Nuno Mateus, da Solférias, e Frederico Costa, do Grupo Pestana Pousadas – para comentarem os desafios que o turismo nacional tem pela frente, mas também os incumbimos de indicar quem deveria ser submetido a igual exercício seguidamente. O organograma indica-nos quem deu a palavra a quem, sendo que Miguel Quintas e Paula Oliveira, os colunistas residentes de Ambitur, juntaram-se ao trabalho por indicação nossa.

Hoje publicamos o repto deixado por Pedro Rocha Vieira, CEO da Beta-i:

“O Turismo é um setor estratégico de inovação em Portugal, cujas receitas já representam cerca de 8% do PIB do país. Esta indústria tem vindo a ser marcada pelo crescimento do número de jovens empresários, que têm desempenhado um papel crucial no desenvolvimento do setor, através da criação de produtos e serviços inovadores, mas também pela atração de investimento e de intervenientes-chave, interessados em investir ou em estabelecer-se em Portugal.

Tendo isto em conta, acho que no centro da discussão devia estar cada vez mais o turismo de base tecnológica, a emergência de novos modelos de negócio, bem como a apresentação de casos de sucesso que contaminem o setor, pois a inovação também tem de ser cultivada.

É pois preciso criar e alimentar essa cultura, para que as startups disruptivas e inovadoras possam impor-se.

Paralelamente, Lisboa tem despertado muita atenção desde que o Web Summit anunciou que se iria mudar para aqui, pelo que importa mostrar que não se trata tudo de uma coincidência, e que o nosso ecossistema de startups é realmente dinâmico e fértil, começando a dar notas de amadurecimento.”