À descoberta da Região de Lisboa em outubro

À descoberta da Região de Lisboa em outubro

Música, dança, artesanato, banda desenhada, provas de vinho e degustação de produtos regionais são algumas das atividades sugeridas para vivenciar a Região de Lisboa durante o mês de outubro.

Vila Franca de Xira recebe a Feira Anual e a 33.ª edição do Salão de Artesanato, de 2 a 11 de outubro, com mostra de trabalhos artesanais de mais de uma centena de artesãos de todo o país e também de espetáculos, com acesso gratuito, e venda de petiscos que decorrem no recinto exterior do Parque Urbano. Esta feira inclui também Esperas e Largadas de Toiros, de 3 a 7 de Outubro, e Corridas de Toiros, nos dias 4 e 6 de Outubro com a presença de conhecidos cavaleiros e grupos de forcados amadores, mediante pagamento de bilhete.

O Barreiro é palco de 21 concertos, no âmbito da 12ª edição do OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória, entre 8 e 11 de Outubro, com destaque para o jazz e a música improvisada. O Festival traz a Portugal, entre outros, nomes como Russell Haswell, os históricos britânicos AMM, o finlandês Vladislav Delay, os norte-americanos Matana Roberts, Laraaji e ZS, o japonês Akira Sakata, além dos portugueses Gala Drop.

Dias 16, 17, 22, 23 e 24 de outubro decorre o 16º Festival Internacional Seixal Jazz com um cartaz marcado pelo cruzamento improvável de várias linguagens jazzísticas. Os bilhetes encontram-se à venda no Auditório Municipal do Seixal e na agência ABEP dos Restauradores, a partir de 10 euros.

Em Loures, de 9 a 11 de outubro, acontece a Festa do Vinho e das Vindimas onde são divulgadas artes e ofícios associados à vitivinicultura, além de um desfile etnográfico que recria todo o processo da cultura da vinha e do fabrico.

“A Criança na BD” é o tema do AmadoraBD 2015 – Festival Internacional de Banda Desenhada, que decorre de 23 de outubro a 8 de novembro, no Fórum Luís de Camões e outros locais da grande Lisboa.

Almada recebe a 23ª Quinzena de Dança de Almada de 25 de setembro a 10 de outubro. Promovendo o reencontro entre artistas e público e baseando-se no tema da dança contemporânea, este evento promove espetáculos, workshops, aulas abertas e debates.

Com um percurso de 21.097 metros, a Meia Maratona Ribeirinha da Moita tem lugar a 11 de outubro, com inscrições limitadas a 800 pessoas. O trajeto inicia-se na Marginal da Moita com chegada à Praça da República. No mesmo dia ocorre a 13ª Edição da Mini Caminhada Ribeirinha da Moita, com um percurso de aproximadamente 7.000 metros.

Em Palmela, a 10 de outubro, decorre um Curso de Iniciação à Prova de Vinhos, que inclui visita à Adega Venâncio da Costa Lima, na Quinta do Anjo, e um almoço no restaurante D. Isilda.

No dia 18 de Outubro é promovida a Adiafa de Adega, na Quinta do Piloto, em Palmela. Neste dia é recriada a tradicional Adiafa – festa oferecida no último dia da vindima pelo produtor aos seus trabalhadores – com visita à adega, prova de vinhos comentada por um enólogo e almoço tradicional.

A 31 de outubro é possível realizar um Circuito Enoturístico para conhecer os locais emblemáticos do vinho, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, com o preço de 25 euros. O circuito inclui um passeio com visitas guiadas ao Convento de Jesus, adega Venâncio da Costa Lima com almoço incluído, centro de artesanato Fortuna Artes e Ofícios e Quinta do Piloto.