A AHP (Associação da Hotelaria de Portugal) revelou as expectativas de 290 estabelecimentos hoteleiros portugueses para o Natal e Réveillon 2023, num inquérito que decorreu de 27 de novembro a 10 de dezembro.
Se em 2022, o Natal fechou com uma taxa de ocupação média nacional de 50%, a expectativa para 2023 é fechar com mais 6%, sendo que, até ao momento deste inquérito, on the books já se verificava 44% de ocupação.
Todas as regiões do país esperam superar os números efetivos do Natal de 2022, à exceção dos Açores, que no ano passado fecharam com 51% de taxa de ocupação e que em 2023 esperam fechar com 34%, com 26%, à data, on the books.
Em relação ao preço médio nacional, a expectativa para 2023 é de 135 euros face aos 118 euros efetivos no Natal do ano passado. O preço médio subiu em todas as regiões, à exceção dos Açores e, no caso, da Madeira, o diferencial é de apenas 1 euro de um ano para o outro. A questão dos Açores, acredita a AHP, poderá dever-se à redução da operação de inverno da Ryanair, que antes contava com dois voos por dia para o destino e que agora apenas faz dois voos por semana.
Espanha, EUA e Reino Unido são os mercados mais representativos para a hotelaria nacional no Natal 2023 (excluindo-se a análise do mercado nacional), à semelhança do ano anterior, onde dominaram os mesmos mercados.
Na Área Metropolitana de Lisboa, os hoteleiros apontam EUA, Brasil e Espanha como principais mercados; no Algarve, os principais emissores são Reino Unido, Alemanha e Espanha; e na Madeira 100% dos hoteleiros apontou o Reino Unido, seguindo-se os mercados alemão e finlandês.
Para a Passagem de Ano, que compreende as datas de 30 de dezembro a 2 de janeiro de 2024, os hoteleiros portugueses esperam superar a média nacional de taxa de ocupação de 2022 (61%), sendo que, até ao momento do inquérito, on the books havia 58% de taxa de ocupação.
Todas as regiões do país esperam crescer na taxa de ocupação no Réveillon de 2023, já com a Madeira a superar, on the books (87%), os valores efetivos de 2022 (76%).
Sobre o preço médio nacional, espera-se um aumento pouco significativo face a 2022 (de 164 euros para 169 euros), com todos os mercados a expectar uma subida, à exceção da Madeira, que prevê descer dos 268 euros (2022) para os 250 euros.
Em relação aos mercados, Espanha, Reino e EUA são os principais emissores para os hoteleiros portugueses em 2023, quando em 2022, no Réveillon, os mercados predominantes eram o espanhol, o americano e brasileiro.
Na AML, 70% dos hoteleiros aponta os EUA como mercado principal, seguindo-se Espanha e Brasil; no Algarve, domina os mercados britânico, espanhol e alemão; na Madeira, 100% dos hoteleiros aponta o Reino Unido como principal mercado emissor, seguindo-se a Alemanha e a Escandinávia.
À questão “Considera que a situação geopolítica e económica atual (interna e externa) está a ter um impacto nas reservas para o período de Natal e Réveillon?”, 65% mostrou uma posição neutra e 29% revelou um impacto negativo. No Centro, 47% dos respondentes disseram haver impacto negativo, na Madeira, 25% apontou um impacto positivo, e na AML e nos Açores, 43% nota um impacto igualmente negativo.
Por Diana Fonseca
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