Museu Sporting – Onde a memória e a história perduram

Museu Sporting – Onde a memória e a história perduram

Situado no coração do Estádio José Alvalade, o Museu Sporting assinala este ano o seu 15º Aniversário. É o guardião da memória e identidade do Sporting Clube de Portugal. Nele estão refletidas milhares de conquistas e outros tantos troféus do Clube mais eclético e titulado em Portugal, com vinte e dois mil títulos e mais de um século de existência.

O Museu é uma celebração do sportinguismo que nos une, um espaço para revisitar uma história centenária de heroísmo, vitórias e convicção. Neste sentido, a equipa do Museu Sporting trabalha diariamente para manter viva esta missão. Tarefa que se tornou um desafio diário devido às conquistas ano após ano. O Museu Sporting é um museu vivo onde todos têm lugar.

As visitas ao Museu incluem ainda a visita ao Estádio José Alvalade mais propriamente a alguns locais emblemáticos do universo leonino:

Hall VIP: É o local por onde passam os jogadores antes de todos os jogos disputados no Estádio José Alvalade. Após saírem do autocarro, os jogadores iniciam o seu percurso pelo Hall VIP até aos balneários ao entrar pela porta 10 A.

Porta 10 A: A mítica Porta 10 A é um símbolo do nosso Clube pois separa os balneários do exterior desde o antigo estádio, inaugurado em 1956. Várias gerações de ídolos passaram por esta porta antes dos jogos, tal como os jogadores atuais.

Balneário dos visitantes: O local onde a equipa se reúne antes de todos os jogos para ouvir as palestras do treinador e o apoio crescente dos adeptos que enchem o Estádio nos momentos que antecedem o jogo.

Relvado: A grandeza do Estádio José Alvalade é ainda mais imponente através do ponto de vista dos jogadores. No relvado a emoção está, inevitavelmente, à flor da pele e os adeptos mostram-se incansáveis no apoio à equipa com cânticos e coreografias.

Sala de Conferência de Imprensa: O Auditório Artur Agostinho, nomeado em homenagem ao grande jornalista Sportinguista, é o local onde o treinador e os jogadores falam nas conferências de imprensa antes e após os jogos.

Tribuna Presidencial: A tribuna destinada aos membros da Direcção e aos convidados institucionais tem cerca de 100 lugares e uma vista privilegiada para o relvado.

Venha seguir as pegadas de um clube com História, que continua a fazer História, não só nível nacional como internacional, que atrai atenções de atletas, adeptos e visitantes de todo o mundo.

Horário: 3.ª a domingo, 10H00 às 13H00 e 14H00 às 18H00.
Horário de bilheteira Hall VIP(Praça Centenário/ Porta1): 10H30 às 17h30 (encerra para almoço entre as 13H00 e as 14H00).
Contactos: Telefone: 217516164 / Email: museu@sporting.pt (2.ª a 6.ª das 10H00 às 13H00 e das 14h00 às 18H00)

Este artigo foi publicado na edição 323 da Ambitur.