Portimão terá “assistentes de praia” para que “o areal possa ser usufruído quase na totalidade”

Portimão terá “assistentes de praia” para que “o areal possa ser usufruído quase na totalidade”

Categoria Business, Empresas

A época balnear inicia-se já amanhã, dia 6 de junho, na região do Algarve, e Portimão prepara-se para dar as boas-vindas aos turistas que, nas suas praias, serão recebidos por “assistentes” que lhes indicam a zona mais livre e tranquila onde vão poder passar os seus dias de verão. 

Isilda Gomes

No que respeita às praias, “as regras são muito rigorosas e são mesmo para cumprir”, garantiu Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, durante mais um webinar da Ambitur “Algarve no Horizonte”, que contou com o apoio da Região de Turismo do Algarve. Para tal, serão colocados ao dispor todos os meios necessários para que “as pessoas sintam segurança nas praias”, nomeadamente, com o reforço da sinalética e do número de nadadores-salvadores, incluindo nas áreas não concessionadas, até “para que o areal possa ser usufruído praticamente na sua totalidade”.

Além disso, a autarquia contratou cerca de 25 “assistentes de praia”, ou seja, jovens que “vão acolher os cidadãos, orientar e informar” de qual o espaço que está mais livre para que “possam optar por áreas de segurança”. Isilda Gomes recorda, ainda, que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) criou a app “Info Praia” que permite saber o número de pessoas que estão naquele momento em determinada praia.

A autarca afirma que “se não cumprirmos as regras, por muito que as autarquias façam, naturalmente não evitamos o contágio” e que isso é o “pior” que pode acontecer para a imagem da região. “Neste momento, o Algarve tem uma imagem fantástica por toda a Europa e mundo. É considerado um dos destinos mais seguros para passar férias”, descreve. Portimão encontra-se de “braços abertos” para “acolher os turistas e todos aqueles que nos queiram visitar” e “proporcionar-lhes umas férias seguras”.