A Proquimia, multinacional espanhola de produção e comercialização de produtos químicos de higiene, limpeza e desinfeção, assume que o setor turístico é estratégico para a sua atividade, sendo aliás parceira mundial de cadeias hoteleiras como a RIU ou a Iberostar. E foi a pensar neste mercado que lançou, em plena pandemia da Covid-19, um guia técnico de reabertura para estabelecimentos de hotelaria e de restauração. Dirigido a hotéis, apartamentos turísticos, restaurantes, alojamento rural, parques de campismo, albergues turísticos ou hostels, este manual foi concebido para “fornecer aos nossos clientes informação sobre todos os aspetos a ter em conta para o regresso à atividade, garantindo a máxima segurança para colaboradores, fornecedores e clientes”, explica Marta Lucas, Customer Happiness Manager da Proquimia.
No fundo trata-se de um documento prático que ajuda, por exemplo, a determinar que materiais são necessários para reabrir e quais as medidas de atuação que os empregados deverão seguir (incluindo medidas de higiene pessoal), bem como fornecedores e clientes. Inclui também um plano de limpeza e desinfeção genérico adaptável a cada circunstância e local específicos. E determina ainda quais os principais pontos críticos que são suscetíveis de contaminação, e como devem ser limpos e desinfetados.
Marta Lucas garante que a recetividade a este manual tem sido “muito boa” e que “é muito gratificante recebermos feedback positivo por parte dos nossos clientes que têm conseguido regressar, embora gradualmente à atividade”. A responsável adianta que, na verdade, a informação existe mas está dispersa e não é dirigida a este segmento especificamente. “De acordo com a informação que nos têm feito chegar, tem sido muito importante terem um manual técnico, prático e especializado”, frisa.
Quase 50 anos de história
A Proquimia surgiu em 1971 pelas mãos de Josep Maria Onyós de Plandolit e Serrabou, que se mantém como presidente da empresa, estando atualmente o seu filho, Carles Onyós de Plandolit e Garcia como diretor geral. Hoje, com 100 milhões de euros em vendas em 2019 e seis centros de produção, a Proquimia está em 24 países, incluindo Portugal, e tem mais de 7800 clientes.
Hoje, como no início, a empresa assume como missão fabricar e comercializar especialidades químicas, fornecendo soluções integrais para contribuir para o progresso do setor industrial e institucional e para o bem-estar da sociedade. Está no ADN da Proquimia, desde o primeiro dia, o fabrico e comercialização de produtos químicos e soluções de utilização industrial e profissional para o mercado de hotelaria e restauração.
Os produtos e serviços que a empresa disponibiliza são variados mas, a pensar no mercado turístico, destacam-se soluções de higienização de cozinhas, housekeeping, lavandarias e tratamento de águas. “Somos a única empresa, fabricante, que em Portugal consegue disponibilizar um fornecimento global de químicos, detergentes e desinfetantes para a indústria hoteleira e restauração”, assegura Marta Lucas.
Tendo a sustentabilidade como um dos pilares estratégicos da Proquimia, a responsável salienta a gama de produtos concentrados ECOCONPACK, com 38 produtos com certificação ECOLABEL e soluções para todas as áreas e superfícies do setor da hotelaria e restauração. Além disso, todos os produtos desenvolvidos nos últimos anos apresentam um fator de concentração elevado que permite reduzir a sua pegada de carbono bem como o custo por aplicação no cliente. E Marta Lucas não tem dúvidas de que “uma das principais mais-valias é a rentabilidade dos nossos produtos, traduzindo-se num baixo custo de aplicação, o que permite entregar valor aos nossos clientes.”