A Ambitur.pt está a acompanhar de perto a evolução do Programa Empresas Turismo 360º, uma iniciativa do Turismo de Portugal que pretende colocar as empresas no centro do processo de transformação sustentável do setor. A MysticInvest Holding conversa connosco e conta hoje com o selo “Engaged”.
Qual o significado de receber o Selo Engaged do Programa Empresas Turismo 360º?
É um reconhecimento da preocupação da MysticInvest Holding em matéria de sustentabilidade ambiental, social e económica, e reflete o nosso compromisso e empenho em contribuir para um turismo mais sustentável, mais coeso e mais incluso. Acima de tudo temos orgulho em fazer parte de uma comunidade crescente de empresas que estão no centro do processo de transformação sustentável do setor.
Qual é a principal atividade da empresa?
É uma holding privada portuguesa com mais de 30 anos de experiência no setor de viagens e turismo. A MysticInvest cresceu para agregar mais de 15 empresas e uma força de trabalho de 2.000 profissionais dedicados que trabalham em todo o mundo para criar experiências inesquecíveis para os 375.000 turistas que escolhem uma marca MysticInvest para as suas férias todos os anos. Desde cruzeiros fluviais a oceânicos e de expedição, a MysticInvest está na vanguarda da inovação, criando experiências e assumindo uma posição de liderança na criação de novas soluções que melhoram a maneira como descobrimos o mundo.
Quando foi fundada e por quem?
A história da MIH remete para o ano de 1993, quando o empresário Mário Ferreira lançou a empresa DouroAzul, que viria a tornar-se o maior operador de cruzeiros fluviais em Portugal. Posteriormente, em 2015, a MIH expandiu-se geograficamente com a aquisição da empresa alemã Nicko Cruises, tornando-se um dos maiores operadores mundiais de cruzeiros fluviais e em 2018, foi a vez de expandir a sua área de negócio com o lançamento da Mystic Cruises, uma empresa dedicada à realização de cruzeiros oceânicos de expedição. Atualmente, a MIH é uma holding de cruzeiros fluviais e oceânicos que agrega outras empresas para além das já mencionadas, cujo capital social é detido em cerca de 60% pela sociedade Pluris Investments S.A. e em cerca de 40% pela Enrico Certares S.A.R.L., uma sociedade que integra o fundo privado Certares com participação muito significativa em vários operadores de turismo a nível mundial.
O que diferencia a empresa a nível de oferta?
São os mais de 30 anos de experiência no setor do turismo, que lhe permitiu agregar um conjunto de empresas empreendedoras, inovadoras e líderes na criação de novas soluções turísticas, que proporcionam experiências de viagens únicas, com alto padrão de qualidade, conforto e serviços personalizados. Destaca-se no setor dos cruzeiros fluviais onde é considerada um dos maiores operadores mundiais, e no setor dos cruzeiros oceânicos e de expedição pela experiência Intimate Yacht Style e pela oferta diferenciada de destinos exclusivos, tais como a Antártida, o Ártico ou mesmo o coração de cidades históricas nos quais navios de maior dimensão não conseguem aceder. A excelência do desempenho das empresas da MIH tem sido reconhecida internacionalmente, com a atribuição de diversos galardões, nomeadamente o de “Melhor Empresa de Cruzeiros Fluviais da Europa” e “Melhor Empresa de Cruzeiros Fluviais do Mundo” atribuídos à DouroAzul este ano, por parte dos conceituados World Travel Awards e World Cruise Awards, e os inúmeros prémios conquistados pela Atlas Ocean Voyages dos quais destacamos: o de “Expedition Cruise Initiative Winner – Epicurean Expeditions” atribuído pela Seatrade, o de “Best New Cruises in the World – World Traveller” na Hot List 2023 da Condé Nast Traveller, o de “Best All-Inclusive Cruises 2023/2024” pela U.S. News & World Report, e os de “New World Traveller Debut: Yacht-Like Ambiance (Gold) – Cruise/Overall-Small”, “Cruise Ship category We Are Atlas World Travelers (Gold) – Cruise Marketing/Promotional Video category” e “Epicurean Expeditions by Atlas in the Cruise Marketing (Gold) – Advertising/Marketing category” dos Magellan Awards 2023.
Porque aderiu ao Programa Empresas Turismo 360º?
Apesar de há muitos anos considerarmos a questão da sustentabilidade na nossa atividade, quer com o desenvolvimento de inovações tecnológicas, redução de plásticos, reciclagem, preferência por produtores locais, entre outros, aderimos ao Programa porque o turismo é uma das grandes indústrias nacionais e nós, enquanto players, temos a responsabilidade de garantir que as nossas operações são ambientalmente responsáveis, socialmente justas e financeiramente sustentáveis. Com este pressuposto, o Programa Empresas Turismo 360° vai ajudar-nos a melhorar todas estas vertentes, ao colocar-nos no centro do processo de transformação sustentável do setor, ao desafiar-nos a reavaliar ativamente as nossas práticas ambientais, sociais e de governance e ao ajudar-nos a sistematizar toda a informação que nos permitirá:
- Ter acesso a um relatório de sustentabilidade adaptado ao setor do turismo, preparado de acordo com os standards globais de sustentabilidade bem como a uma plataforma de monitorização de indicadores ESG que automatiza a recolha e centralização de dados e permite a visualização dos impactos.
- Cumprir com as exigências do setor financeiro e assim facilitar o acesso ao financiamento.
- Revolucionar a forma integrada como todo o Grupo e os seus colaboradores passaram a lidar com este tema da sustentabilidade.
- Antecipar a preparação do Grupo para o cumprimento da legislação que irá ser implementada no futuro próximo na Europa e Portugal.
- Aumentar a nossa competitividade e a diferenciação no mercado onde atuamos.
Qual foi o benefício do Programa?
Vemos, entre os diversos benefícios na adesão a este programa, um inquestionável impacto positivo num Turismo mais sustentável, derivado de diversos fatores:
- Ao ser um incentivo à adoção de práticas sustentáveis, as empresas estabelecem metas e objetivos de desempenho sustentável, medem esses parâmetros, e vão implementar medidas que visam a eficiência energética, a redução do desperdício, o uso de energias renováveis, a promoção da inclusão social e a preservação dos recursos naturais.
- Ao aderir a um programa de desempenho sustentável ESG, as empresas da indústria do turismo podem demonstrar o seu compromisso com práticas responsáveis e sustentáveis. Isso ajuda a construir uma imagem positiva e a melhorar a reputação da marca e da empresa perante os seus stakeholders, cada vez mais preocupados com a sustentabilidade.
- A inegável redução de custos: práticas sustentáveis, como a redução do consumo de energia, a gestão eficiente de resíduos e a conservação dos recursos naturais, podem ajudar as empresas do turismo a reduzir seus custos operacionais a longo prazo, promovendo a própria sustentabilidade financeira da organização.
Qual é o principal compromisso da empresa, tendo em conta este programa?
Esperamos com esta metodologia, que nos desafia a reavaliar ativamente as nossas práticas ambientais, sociais e de governance, que o Grupo MIH continue o seu percurso de tornar-se socialmente mais justo, e ambientalmente e financeiramente mais responsável, na lógica daquilo que já vem assumindo como seus compromissos ao longo dos anos.
De que forma a pandemia atrasou o progresso da empresa?
A pandemia afetou de forma decisiva o setor do turismo em termos globais, e o setor dos cruzeiros em particular. Ao longo dos anos 2020, 2021 e 2022 e apesar dos nossos esforços em manter a atividade, as circunstâncias contextuais internacionais levaram a que o arranque da época de cruzeiros tenha sido adiado, e que alguns dos programas e itinerários previamente estabelecidos tivessem sido alvo de alterações, de forma a acomodar os diferentes processos e requisitos implementados pelos diversos países que acolheram os nossos navios. A conjugação destes fatores conjunturais repercutiu-se, naturalmente, no desempenho operacional das empresas do Grupo MIH que foi afetado, em igual medida ao verificado às restantes empresas do setor. No entanto, optámos por manter os projetos de investimento e construção naval, o que nos permitiu posicionar as empresas do Grupo na vanguarda da retoma internacional do mercado de cruzeiros, com o início de operações de cinco novos navios nas diversas empresas do grupo.
Como está a ser a recuperação?
A procura internacional por cruzeiros foi retomada a ritmos diferenciados nos mercados em que operamos, tendo vindo a crescer progressivamente quer em termos de cruzeiros fluviais, quer ao nível dos cruzeiros oceânicos e de expedição. Quando optamos por investir na manutenção do nosso plano estratégico de investimento, num período de forte turbulência nos mercados, fizemo-lo com a certeza de que tal nos iria permitir assumir uma postura proactiva na fase de recuperação, posicionando-nos na vanguarda do mercado mundial dos cruzeiros. Hoje, podemos dizer que as empresas da MysticInvest Holding se encontram preparadas para enfrentar com otimismo os desafios futuros, e de agarrar com confiança as oportunidades que se avizinham.
Que projetos/novidades estão em marcha?
Continuaremos a explorar novas oportunidades, a apostar na inovação tecnológica para reduzir o impacto ambiental das nossas operações, a colaborar com os stakeholders e a liderar pelo exemplo na nossa gestão d um desenvolvimento mais sustentável, tentando alcançar algumas metas a curto, médio e longo prazo, nomeadamente:
- Zero emissões até 2050
- Operações de carbono neutro âmbito 1, até 2045
- Primeiro navio de emissão zero a navegar, até 2035
- Redução do consumo de água por unidade de negócio em 10%, até 2030
- Redução da percentagem de consumo de energia não renovável do grupo em 20%,
até 2030 - Construção de navios com sistema de propulsão silencioso, que não afete a vida
marinha - Construção de navios com sistema de vácuo que permita uma redução de acumulação
de resíduos - Diminuição em 10%, a proporção da média de remuneração entre o sexo masculino e
feminino, até 2030 - Aumento das horas de formação e capacitação dada aos colaboradores, até 2025
- Zero acidentes marítimos
- Criar maior espaço de conciliação entre a vida profissional e pessoal através de um
leque maior de modalidades de horário - Ser um player transparente na indústria que mostra responsabilidade pelos seus
impactos.
Por Diana Fonseca