Câmara de Castelo Branco inaugura novo Museu dos Têxteis

Câmara de Castelo Branco inaugura novo Museu dos Têxteis

Categoria Agenda, Inside

A Câmara Municipal de Castelo Branco inaugura este sábado, dia 29 de julho, às 18 horas, um novo Museu Têxtil, num projeto único e inovador de reabilitação e recuperação da antiga Fábrica da Corga, assim como, de toda a sua maquinaria, na freguesia de Cebolais de Cima.

Num investimento de cerca de 800 mil euros este projeto, realizado numa freguesia, pretende valorizar a memória da indústria dos têxteis e potenciar o turismo, reabilitando o espaço e as máquinas originais, para o transformar num “museu vivo” dos lanifícios, onde vai ser possível recuperar toda a história da fiação e tecelagem de lãs desenvolvida em Cebolais de Cima e no Retaxo.

Em 2014, a Câmara Municipal de Castelo Branco adquiriu a antiga fábrica para fazer dela um museu. Agora, com o espaço reabilitado e as antigas máquinas a funcionarem vai ser possível, observar e perceber todo o processo de produção dos lanifícios, ou seja, a transformação da lã em tecido.

Naquelas aldeias já se ouve a antiga buzina industrial, que durante anos marcou e acompanhou a vida dos habitantes da União de Freguesias de Cebolais de Cima e Retaxo.

A indústria têxtil, no concelho de Castelo Branco chegou a ter envergadura nacional, existindo mais de oito dezenas de fábricas do setor têxtil, sendo em determinada altura, responsável pela produção de 14 por cento da lã do país.