• Últimas edições
  • Ambiente Magazine
22/09/2023
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados
  
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    PHC Hotels tem novo diretor geral de Operações

    Convent Square Hotel vai fechar primeiro mês de atividade com ocupação acima dos 70%

    Eurostars Hotel Company sobe quatro posições no ranking de redes hoteleiras pela Hotels Magazine

    Eurostars Hotel Company sobe quatro posições no ranking de redes hoteleiras pela Hotels Magazine

    push4tourism: procuram-se start-ups para resolver desafios do turismo nacional

    push4tourism: procuram-se start-ups para resolver desafios do turismo nacional

    Minor Hotels anuncia chegada da marca NH Hotels à Austrália

    Minor Hotels anuncia chegada da marca NH Hotels à Austrália

    Explora Journeys associa-se à Chef Emma Bengtsson como segunda chef convidada para o restaurante Anthology

    Explora Journeys associa-se à Chef Emma Bengtsson como segunda chef convidada para o restaurante Anthology

    Hotelverse entra em Portugal para revolucionar modelo de reservas de quartos de hotel

    Hotelverse entra em Portugal para revolucionar modelo de reservas de quartos de hotel

    Grupo Hotusa integra as suas duas empresas de serviços hoteleiros

    Keytel é o maior consórcio hoteleiro do mundo pelo 11.º ano consecutivo

    Turismo 360º: Story Studio está “a implementar medidas para reduzir pegada de carbono e desenvolver economia local”

    Turismo 360º: Story Studio está “a implementar medidas para reduzir pegada de carbono e desenvolver economia local”

    Portos da Madeira inauguram época com nove escalas de cruzeiros só em setembro

    Portos da Madeira inauguram época com nove escalas de cruzeiros só em setembro

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    China e Estados Unidos lideram o Mercado Global de Viagens

    China vai tornar-se a maior economia turística mundial até 2026

    Opinião: “Os Desafios da Hotelaria e Golfe no Algarve e Uma breve reflexão sobre potenciais soluções”

    Hospitality Insights por Glória Peixe: “Potenciar a Experiência de Lazer e Golfe: A Importância do Upselling na Hotelaria”

    INE: Mercado norte-americano com mais crescimento nas dormidas face a 2019

    GlobalData: atividade de negócios de Viagens e Turismo caiu 36,2% nos primeiros oito meses de 2023

    Notícias do Brasil… por Cristina Lira

    Notícias do Brasil… por Cristina Lira

    Volta Int.: “EUA lideram inaugurações de hotéis à medida que construções diminuem”

    ForwardKeys: As principais tendências e rankings de destinos este verão

    Dormidas reservadas em plataformas online crescem 25% no quarto trimestre de 2022

    Turismo Internacional em recuperação: chegadas atingiram 84% dos níveis pré-pandemia

    Escolas do Turismo de Portugal lançam Summer School para Lusodescendentes

    76% dos alunos das Escolas do Turismo de Portugal conseguem entrar logo no mercado de trabalho

    82% dos passageiros consideram que as companhias aéreas não os informam sobre os seus direitos

    82% dos passageiros consideram que as companhias aéreas não os informam sobre os seus direitos

    Uma carreira na Hotelaria… Pedro Durães

    Uma carreira na Hotelaria… Pedro Durães

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
    • Volta à Imprensa
    Uma carreira na distribuição com Pedro Barbosa

    Pedro Barbosa é novo diretor Comercial & Expansão da Viagens El Corte Inglés

    Quem é… Joana Santos?

    Quem é… Joana Santos?

    Accor nomeia nova diretora comercial para a Europa e Norte de África

    Accor nomeia nova diretora comercial para a Europa e Norte de África

    Arrow Global Portugal tem novo Chief Operations Officer de Hotelaria

    Arrow Global Portugal tem novo Chief Operations Officer de Hotelaria

    Lufthansa cancela mais de 800 voos

    Volta Int.: “CEO da Lufthansa alerta que quotas europeias de SAF são inviáveis”

    Be Our Guest regressa em setembro com “Memórias do Altar Turístico de Portugal”

    Be Our Guest regressa em setembro com “Memórias do Altar Turístico de Portugal”

    Duarte Ferreira é novo diretor geral da Buzz DMC em Espanha

    Duarte Ferreira é novo diretor geral da Buzz DMC em Espanha

    Volta Nacional: “1.030 novos hotéis seriam necessários para substituir todo o alojamento local”

    Gallery Hostel & Gallery Townhouse apresentam novo Sales & Marketing Manager

    Gallery Hostel & Gallery Townhouse apresentam novo Sales & Marketing Manager

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Na Rota Vicentina com Anne Rasquin da Stress Free Zone

    Na Rota Vicentina com Anne Rasquin da Stress Free Zone

    História e Cultura de mãos dadas no Hotel Coimbra Aeminium affiliated by Meliá

    História e Cultura de mãos dadas no Hotel Coimbra Aeminium affiliated by Meliá

    Braga entre as 10 melhores cidades europeias para visitar neste outono

    Braga entre as 10 melhores cidades europeias para visitar neste outono

    Conheça aqui os vencedores dos Hospitality Education Awards

    Conheça aqui os vencedores dos Hospitality Education Awards

    easyJet antecipa venda de viagens para o verão de 2022

    easyJet oferece 20% de desconto em mais de 150 mil lugares

    Tiqets anuncia os nomeados portugueses para os Remarkable Venue Awards

    Conheça aqui os vencedores portugueses dos Remarkable Venue Awards

    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Le Monumental Palace com programas especiais para uma reentrée na cidade do Porto

    Le Monumental Palace com programas especiais para uma reentrée na cidade do Porto

    Ainda não foi de férias? MSC Cruzeiros tem partidas para setembro e outubro com tudo incluído

    Ainda não foi de férias? MSC Cruzeiros tem partidas para setembro e outubro com tudo incluído

    W Algarve encerra o verão em festa neste fim de semana

    W Algarve encerra o verão em festa neste fim de semana

    4 sugestões para participar nas vindimas no Alentejo e no Douro

    4 sugestões para participar nas vindimas no Alentejo e no Douro

    Vila Vita Parc promove noite de sabores japoneses no Mizu Teppanyaki

    Vila Vita Parc promove noite de sabores japoneses no Mizu Teppanyaki

    Sheratoon by Playbus e Family Brunch estão de regresso ao hotel de Lisboa

    Sheratoon by Playbus e Family Brunch estão de regresso ao hotel de Lisboa

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Ambitur
  • Business
    • Todos
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot's Av's
    • Restauração
    • Transportes
    PHC Hotels tem novo diretor geral de Operações

    Convent Square Hotel vai fechar primeiro mês de atividade com ocupação acima dos 70%

    Eurostars Hotel Company sobe quatro posições no ranking de redes hoteleiras pela Hotels Magazine

    Eurostars Hotel Company sobe quatro posições no ranking de redes hoteleiras pela Hotels Magazine

    push4tourism: procuram-se start-ups para resolver desafios do turismo nacional

    push4tourism: procuram-se start-ups para resolver desafios do turismo nacional

    Minor Hotels anuncia chegada da marca NH Hotels à Austrália

    Minor Hotels anuncia chegada da marca NH Hotels à Austrália

    Explora Journeys associa-se à Chef Emma Bengtsson como segunda chef convidada para o restaurante Anthology

    Explora Journeys associa-se à Chef Emma Bengtsson como segunda chef convidada para o restaurante Anthology

    Hotelverse entra em Portugal para revolucionar modelo de reservas de quartos de hotel

    Hotelverse entra em Portugal para revolucionar modelo de reservas de quartos de hotel

    Grupo Hotusa integra as suas duas empresas de serviços hoteleiros

    Keytel é o maior consórcio hoteleiro do mundo pelo 11.º ano consecutivo

    Turismo 360º: Story Studio está “a implementar medidas para reduzir pegada de carbono e desenvolver economia local”

    Turismo 360º: Story Studio está “a implementar medidas para reduzir pegada de carbono e desenvolver economia local”

    Portos da Madeira inauguram época com nove escalas de cruzeiros só em setembro

    Portos da Madeira inauguram época com nove escalas de cruzeiros só em setembro

    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Todos
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
    China e Estados Unidos lideram o Mercado Global de Viagens

    China vai tornar-se a maior economia turística mundial até 2026

    Opinião: “Os Desafios da Hotelaria e Golfe no Algarve e Uma breve reflexão sobre potenciais soluções”

    Hospitality Insights por Glória Peixe: “Potenciar a Experiência de Lazer e Golfe: A Importância do Upselling na Hotelaria”

    INE: Mercado norte-americano com mais crescimento nas dormidas face a 2019

    GlobalData: atividade de negócios de Viagens e Turismo caiu 36,2% nos primeiros oito meses de 2023

    Notícias do Brasil… por Cristina Lira

    Notícias do Brasil… por Cristina Lira

    Volta Int.: “EUA lideram inaugurações de hotéis à medida que construções diminuem”

    ForwardKeys: As principais tendências e rankings de destinos este verão

    Dormidas reservadas em plataformas online crescem 25% no quarto trimestre de 2022

    Turismo Internacional em recuperação: chegadas atingiram 84% dos níveis pré-pandemia

    Escolas do Turismo de Portugal lançam Summer School para Lusodescendentes

    76% dos alunos das Escolas do Turismo de Portugal conseguem entrar logo no mercado de trabalho

    82% dos passageiros consideram que as companhias aéreas não os informam sobre os seus direitos

    82% dos passageiros consideram que as companhias aéreas não os informam sobre os seus direitos

    Uma carreira na Hotelaria… Pedro Durães

    Uma carreira na Hotelaria… Pedro Durães

    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Todos
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
    • Volta à Imprensa
    Uma carreira na distribuição com Pedro Barbosa

    Pedro Barbosa é novo diretor Comercial & Expansão da Viagens El Corte Inglés

    Quem é… Joana Santos?

    Quem é… Joana Santos?

    Accor nomeia nova diretora comercial para a Europa e Norte de África

    Accor nomeia nova diretora comercial para a Europa e Norte de África

    Arrow Global Portugal tem novo Chief Operations Officer de Hotelaria

    Arrow Global Portugal tem novo Chief Operations Officer de Hotelaria

    Lufthansa cancela mais de 800 voos

    Volta Int.: “CEO da Lufthansa alerta que quotas europeias de SAF são inviáveis”

    Be Our Guest regressa em setembro com “Memórias do Altar Turístico de Portugal”

    Be Our Guest regressa em setembro com “Memórias do Altar Turístico de Portugal”

    Duarte Ferreira é novo diretor geral da Buzz DMC em Espanha

    Duarte Ferreira é novo diretor geral da Buzz DMC em Espanha

    Volta Nacional: “1.030 novos hotéis seriam necessários para substituir todo o alojamento local”

    Gallery Hostel & Gallery Townhouse apresentam novo Sales & Marketing Manager

    Gallery Hostel & Gallery Townhouse apresentam novo Sales & Marketing Manager

    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Todos
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
    Na Rota Vicentina com Anne Rasquin da Stress Free Zone

    Na Rota Vicentina com Anne Rasquin da Stress Free Zone

    História e Cultura de mãos dadas no Hotel Coimbra Aeminium affiliated by Meliá

    História e Cultura de mãos dadas no Hotel Coimbra Aeminium affiliated by Meliá

    Braga entre as 10 melhores cidades europeias para visitar neste outono

    Braga entre as 10 melhores cidades europeias para visitar neste outono

    Conheça aqui os vencedores dos Hospitality Education Awards

    Conheça aqui os vencedores dos Hospitality Education Awards

    easyJet antecipa venda de viagens para o verão de 2022

    easyJet oferece 20% de desconto em mais de 150 mil lugares

    Tiqets anuncia os nomeados portugueses para os Remarkable Venue Awards

    Conheça aqui os vencedores portugueses dos Remarkable Venue Awards

    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • Todos
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de...
    • Escapadas
    • Tendências
    Le Monumental Palace com programas especiais para uma reentrée na cidade do Porto

    Le Monumental Palace com programas especiais para uma reentrée na cidade do Porto

    Ainda não foi de férias? MSC Cruzeiros tem partidas para setembro e outubro com tudo incluído

    Ainda não foi de férias? MSC Cruzeiros tem partidas para setembro e outubro com tudo incluído

    W Algarve encerra o verão em festa neste fim de semana

    W Algarve encerra o verão em festa neste fim de semana

    4 sugestões para participar nas vindimas no Alentejo e no Douro

    4 sugestões para participar nas vindimas no Alentejo e no Douro

    Vila Vita Parc promove noite de sabores japoneses no Mizu Teppanyaki

    Vila Vita Parc promove noite de sabores japoneses no Mizu Teppanyaki

    Sheratoon by Playbus e Family Brunch estão de regresso ao hotel de Lisboa

    Sheratoon by Playbus e Family Brunch estão de regresso ao hotel de Lisboa

    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas
Sem resultado
Ver todos os resultados
Ambitur
Sem resultado
Ver todos os resultados

“Nasci com o Turismo nas veias” (I)

05/12/2014
em Advisor, Alojamento, Business, Entrevistas
Tempo de leitura: 11 minutos
Home Advisor
0
PARTILHAS
19
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on TwitterLinkedinWhatsapp
Guardar PDFImprimir

Alguns meses depois de ter saído daquele que considera ter sido um dos maiores desafios profissionais da sua vida, a liderança do Turismo de Portugal, Frederico Costa faz um balanço dos primeiros tempos “a bordo” da Visabeira, projecto que abraçou sem hesitar e no qual arregaçou desde logo as mangas para que o Turismo seja uma área com maior expressão neste grupo sedeado em Viseu. Em Lisboa, o empresário abraçou os negócios de Turismo, Imobiliário e Saúde da Visabeira, e garante que saiu do sector público numa altura em que já não sentia motivação para continuar.

Como foi parar ao Turismo?

Eu nasci já com o Turismo nas veias. Desde que me lembro que o Turismo era uma paixão, já desde as viagens e os hotéis, tudo isso já mexia comigo. Na altura estava indeciso entre Relações Internacionais e Turismo. Fiz uma experiência de Direito, odiei Direito, e então fui rapidamente para a área de Hotelaria, que era o que eu gostava, tirar o curso de Gestão Hoteleira no Porto. A partir daí foi natural, toda a evolução natural da minha carreira, entre público e privado, mais público do que privado até talvez, entre o estrangeiro e Portugal. Nunca me vi noutra área, apesar de que hoje em dia penso que poderia ter ido para engenharia mecânica (risos), mas não é o que eu gosto, gosto do que faço e acho que sou útil naquilo que faço.

O que ficou consigo do serviço público?

No serviço público, a verdade é que sou totalmente apologista que a riqueza e o emprego são criados pelas empresas, não pelo Estado, e portanto o Estado serve para criar as melhores condições possíveis para que as empresas possam fazer o seu trabalho bem feito. Apesar de ter trabalhado muito no sector público nunca me esqueci desta máxima, que para mim é verdade todos os dias, ou seja, as empresas criam riqueza e as empresas criam emprego, como tal o Estado tem é de facilitar a vida às empresas. Eu acredito, e ainda acredito, sou talvez das pessoas que ainda acredita na função pública, no serviço público, e acho que a orientação era essa, era um serviço público para beneficiar quem trabalhava, quem ganhava riqueza.

Teve sempre uma afeição enorme por parte dos empresários… isso foi algo que o ajudou ou até poderia ser prejudicial?

Os meus amigos e as pessoas com quem me relaciono no sector do Turismo, tanto estão na pública como na privada. Há uma nova vaga de empresários a aparecer, os grandes grupos financeiros entraram no Turismo, já os conhecia, alguns deles até antes de entrarem no Turismo, portanto é natural a relação. Eu nunca tive problemas nem com o sector público e as entidades públicas, nem com o sector privado, ou seja, foi uma relação sempre natural e saudável. Percebia e entendia quais eram as dificuldades que as empresas tinham, sempre lutei e sempre puxei, aliás, pelo associativismo no sentido de lhes dar força para poderem representar melhor os interesses das empresas a título individual, sempre fiz com que, pelo menos na minha actividade pública, pudesse ajudar a que as empresas criassem mais peso, mais razão, mais conhecimento, mais capacidade e capacitação, para se tornarem autónomas, para fazerem o seu trabalho, não dependentes do Estado, eventualmente quanto menos dependentes do Estado melhor, no sentido de poderem crescer, que é o que nós precisamos, de empresas fortes.

Depois de tanto tempo ligado ao sector público, o que sentiu quando fechou esse ciclo, para já pelo menos…?

Sim, o ciclo da vida pública, na função pública, está fechado, completamente. Foi natural, libertei-me dos desafios com a maior das naturalidades, com muito desprendimento mesmo. O meu ciclo nas funções públicas já estava esgotado e penso que era uma oportunidade, com a mudança de Secretário de Estado, por um lado, aliás coincidente, porque tentei ser o mais fiel possível às pessoas a quem respondia, nomeadamente ao Governo (seja do PS, PSD ou CDS), tentei ser sempre o mais cordial e o mais solidário possível. Mas o meu ciclo de vida e de contributo positivo para a função pública tinha terminado, faltava-me motivação, por um lado; achava também que, não só o Turismo de Portugal precisava de um novo líder para uma nova dinâmica e um refrescamento, uma oxigenação da própria administração, por um lado, como também o próprio Secretário de Estado e o Governo certamente quereriam ver no Turismo de Portugal uma pessoa totalmente dedicada. Não se consegue estar na vida pública, de forma alguma, talvez na privada se consiga, mas na pública não se consegue estar sem motivação completa e absoluta, e sem uma sintonia total com as políticas públicas e a disponibilidade para contribuir para o bem público. Portanto senti que era hora de mudar e estou confiante que agora, com a nova administração do Turismo de Portugal, vai funcionar lindamente.

Ao longo de todos estes anos, houve certamente momentos menos bons, momentos altos…

Memórias boas e más temos todos os dias. A experiência pública que tive foi uma oportunidade fantástica, que tenho que agradecer ao Bernardo Trindade por me ter convidado primeiro para a administração, à Cecília Meireles por me ter convidado para presidente, inclusivamente também ao Adolfo Mesquita Nunes por me ter mantido lá. Portanto, só tenho é que agradecer às pessoas que me convidaram, que apostaram em mim. Não é natural que uma pessoa tenha trabalhado numa administração com um Governo e se tenha mantido para outro, principalmente assumindo a presidência. Respondo julgo eu a isso por estar completamente separado da vida partidária e política, e estar concentrado no meu trabalho técnico, que era o Turismo, e a minha total sintonia com o sector. Portanto, os momentos bons foram todos. Momentos maus, nem me lembro, tive obviamente maiores desafios, menores desafios. Não quer dizer com isto que concordasse sempre com tudo, mas a minha solidariedade com o Governo era total, a sintonia com as prioridades tinham de ser absolutas, caso contrário não era capaz de fazer o meu trabalho.

E agora a passagem para a Visabeira Turismo e Imobiliária…

Conheci um líder fantástico, o Engº Fernando Nunes, presidente do Grupo Visabeira, um homem fantástico, contou talvez para 50% da decisão de ter vindo para cá. E depois o projecto de expansão, natural, de afirmação de um grupo que está muito grande em muitas áreas, mas pequeno no Turismo e na Hotelaria.

Foi uma passagem fácil?

Como todas as outras passagens na minha vida profissional foi sempre muito simples, abandonar ou terminar um ciclo e começar um novo. Tenho isto perfeitamente arrumado na minha cabeça, que tudo na vida é temporário, principalmente o lado profissional. E por isso, com naturalidade larguei o Turismo de Portugal e com naturalidade abracei o grupo Visabeira.

Saudades?

Saudades temos das pessoas, essencialmente, mais do que dos projectos, ou mais do que de funções, isso não me faz confusão nenhuma. Nunca encarei a presidência do Turismo de Portugal como uma peça fundamental da minha vida, ou um sinal de estatuto. Foi uma carreira pública que comecei, há muitos anos atrás, na delegação do ICEP, na altura Casa de Portugal, no Reino Unido, em Londres, e aí era fiel de armazém, enchia pacotes com brochuras. Desde aí fiz tudo, tudo o que é possível fazer na vida pública em termos de carreira pública, no Turismo de Portugal passei por tudo. Ainda bem que apostaram em mim mas senti isso como um degrau natural na minha vida profissional. A partir daí, também foi natural sair porque já não havia mais para fazer, fazer há sempre mas não havia mais nenhum desafio para mim, e portanto com naturalidade abracei a privada e os grandes desafios que se colocam aqui no grupo.

Essa experiência do lado institucional também vai ajudar agora?

Ajudam, certamente, os contactos, as dificuldades, a experiência, uma pessoa não tem noção da dificuldade que é gerir num ambiente público, não se tem noção do que é gerir recursos humanos, equipas, interesses políticos também, influências várias, pesos muito grandes em termos de responsabilidade. Essa experiência toda vai ser certamente útil aqui no Grupo Visabeira.

O que pensa do associativismo turístico em Portugal?

No Turismo penso que ainda não é condicente com o peso do sector, ou seja, é bom, está bem estruturado em termos de sectores – as agências de viagens, a restauração, os hotéis, uma confederação que é a cúpula – mas penso que ainda não há um movimento estável de associativismo, competente, profissional, partilhado, responsabilizado e, ao mesmo tempo, influente, também, na vida do sector. Mas noto um avançar de profissionalismo. Se olhar para o associativismo há 10 ou 20 anos atrás, penso que as estruturas hoje são mais profissionais, mais capazes, mais organizadas. Por outro lado, isso tenho de o dizer, penso que temos estruturas a mais. O país é pequeno e o sector – apesar obviamente das diferenças de região para região, de empresa para empresa – acho que ganhava em ganhar mais peso, e portanto mais peso requer optimização de estruturas. Sei que isso é um processo difícil, mas também será um processo natural, mais do que até diminuir as estruturas acho que tem que haver entendimento entre estruturas. Não faz sentido que, por exemplo, uma associação de hotéis de Portugal e uma do Algarve ou do Norte, não tenham uma política ou estratégia comuns, ou não tenham bem definida a agenda comum da hotelaria nacional.

Há quem diga que o associativismo turístico é frágil demais para uma responsabilidade de partilhar uma agência nacional de promoção turística com o Turismo de Portugal?

Não sei, depende da ambição dessa agência nacional de promoção turística, ou seja, uma agência nacional de promoção turística pode ser algo pequeno ou pode mesmo, no seu expoente máximo, substituir o próprio Turismo de Portugal, portanto, depende da ambição. Mas penso que não cabe às associações gerir uma agência nacional, têm que ser profissionais. O que tem de haver é, por parte das entidades privadas, a motivação, o enquadramento, a sintonia de prioridade, se isso é um instrumento útil para os resultados ou para potenciar os resultados das empresas. Portanto, penso que aí& a questão não é propriamente as associações estarem ou não à altura, é mais as empresas, ou seja, se as empresas querem, se as associações viabilizam e se depois se consegue montar um sistema, seja ele através de uma agência ou de outro organismo qualquer, que seja ambicioso o suficiente para gerir os interesses do que é a promoção turística de Portugal.

Porque nunca funcionou o CEPT?

Depende também do que as pessoas identificam como o papel que o CEPT, que é um conselho estratégico, teve nos últimos anos. Não tinha um poder vinculativo nem executivo, portanto, era um órgão consultivo. Servia para discutir políticas e estratégias. Daí poder ter perdido algum élan relativamente ao passado recente. Na minha opinião, os modelos têm que evoluir, o nosso modelo actual data de 2003-2004, as coisas têm de evoluir, e o conselho estratégico mudou muito de mãos em termos de presidência. Tem muito a ver com a dinâmica que se cria, com os lideres. Penso que o conselho estratégico pode ser mais forte, desde que os privados assim o entendam, mais até que o Secretário de Estado ou o Governo ou o Turismo de Portugal. Cabe a nós, ou à confederação, exigir que haja um conselho estratégico, se é que este modelo vai perdurar, que seja útil, porque aí pode-se de facto discutir toda a estratégia, os objectivos, o que é a promoção turística no país. &Ao nível da promoção externa do país, foi lançado o debate sobre a criação de uma estrutura que juntasse o Turismo de Portugal e os privados, numa espécie de agência.

Não ficou algures esquecido um debate sobre o que se pretende para a promoção externa, concentrando-se o foco no modelo da agência?

Tendo a concordar, penso que se foi um bocadinho longe demais no conceito, apesar de o conceito não estar inventado. Ou seja, falou-se da criação de uma agência nacional sem se dizer o que era a agência nacional e, portanto, subentende-se que para chegar ao conceito de uma agência nacional, qualquer que seja, tem que se falar sobre o modelo de promoção. Penso que o Secretário de Estado deu os passos certos, ou seja, a primeira coisa que fez foi questionar as várias entidades, agências regionais, entidades regionais, confederação, ou seja, os players com interesses na promoção turística, sobre se o modelo servia ou não. A partir daí saltou-se, depressa demais na minha opinião, desta recolha de informação, de posições, de percepções, para o conceito de uma agência nacional de promoção turística como um modelo a seguir. É um facto, mas penso que foi mais até por facilitismo. Agora acho que o processo continua a ser discutido no âmbito da Confederação, onde tem de ser discutido, na minha opinião, e bem, que recolhe informações das suas associadas. O Secretário de Estado está certamente a fazer a sua análise relativamente a esta matéria, ao nível do desenvolvimento regional, das entidades regionais, há um grupo de trabalho que se tem reunido relativamente a esta matéria para delinear prioridades, vamos ver onde é que isto vai dar. Confesso que não sei se a agência nacional vai existir ou não, penso que vale sempre a pena discutir se a promoção está a ser bem feita ou se pode ser melhor sempre. Se viermos a criar um modelo que seja mais eficaz, óptimo, caso contrário temos que melhorar este, o que também óptimo.

Quais os desafios que esta «agência» devia procurar responder? Quais são as máximas que estão a ser colocadas em cima da mesa, tanto pela confederação como pelo Secretário de Estado?

Primeiro, despolitizar a promoção, estamos todos de acordo. Segundo, fugir a ciclos políticos e a interesses políticos, estamos de acordo. Tornar mais profissional a promoção, estamos todos de acordo. Tornar mais acompanhada a promoção por parte da iniciativa privada, nomeadamente pela CTP, estamos todos de acordo. Haver um maior envolvimento dos privados na promoção, estamos todos de acordo. Tornar mais ágil, flexível e oportunista a promoção, estamos todos de acordo. Portanto, estamos todos de acordo em relação a essas máximas. Se conseguirmos que essas máximas se transformem num modelo mais eficaz, seja atrás de uma agência nacional, ou de outra coisa qualquer, seria óptimo.

Concorda então em avançarmos para um modelo assim?

Penso que temos sempre que questionar. Mas acho que atingimos um patamar bastante profissional, podemos não gostar do que criámos, podemos falhar em algumas regiões, podemos não estar à altura de alguns desafios, mas a verdade é que o modelo que criámos, conceptualmente, é talvez o mais evoluído da Europa. Temos comparticipação financeira dos privados, temos comparticipação pública regional, temos comparticipação pública nacional, temos preocupações regionais, temos preocupações nacionais… Temos, em teoria, um concelho estratégico que devia funcionar para ligar todas estas pontas. E portanto é uma parceria público-privada, no verdadeiro sentido da palavra, obviamente com meios mais públicos do que privados, mas é assim também em toda a Europa, tirando alguns casos que são totalmente privados, como a Inglaterra por exemplo.

Falta-lhe alguma coisa, a utilização de fundos comunitários…

Estamos aqui para ver se isso é possível, penso que vai ser muito difícil a promoção aceder a fundos comunitários. Por várias razões. Primeiro porque as grandes empresas estão vedadas ao financiamento comunitário, portanto tudo o que são as grandes empresas que, por sua vez, fazem marca, que vão para os mercados, que abrem mercados e têm capacidade de comercialização forte lá fora, em princípio não têm acesso a verbas comunitárias. Segundo, e essa sim mais preocupante, regiões de não convergência, nomeadamente, Algarve, Madeira e Lisboa, terão poucas verbas comunitárias. Ainda não está fechado o quadro comunitário, vamos ver, eu não acredito que haja grandes novidades relativamente a essa matéria.

Acredita que até ao final do ano temos um novo modelo de promoção?

É o compromisso do Secretário de Estado… Penso que, não até ao final do ano, em 2015 teremos uma evolução do actual modelo. Se é novo ou não, isso já não sei (risos)…

Tags: Frederico CostaPortugalturismoVisabeira
Artigo anterior

Sugestão Ambitur: Casa do Outeiro

Próximo artigo

“A minha motivação é o projecto e as pessoas” (II)

Artigos Relacionados

PHC Hotels tem novo diretor geral de Operações
Alojamento

Convent Square Hotel vai fechar primeiro mês de atividade com ocupação acima dos 70%

22 de Setembro, 2023
23
Eurostars Hotel Company sobe quatro posições no ranking de redes hoteleiras pela Hotels Magazine
Alojamento

Eurostars Hotel Company sobe quatro posições no ranking de redes hoteleiras pela Hotels Magazine

21 de Setembro, 2023
37
push4tourism: procuram-se start-ups para resolver desafios do turismo nacional
Empresas

push4tourism: procuram-se start-ups para resolver desafios do turismo nacional

21 de Setembro, 2023
52
Minor Hotels anuncia chegada da marca NH Hotels à Austrália
Alojamento

Minor Hotels anuncia chegada da marca NH Hotels à Austrália

21 de Setembro, 2023
25
Próximo artigo
“A minha motivação é o projecto e as pessoas” (II)

“A minha motivação é o projecto e as pessoas” (II)

Subscrever a nossa newsletter

Enviámos-lhe um e-mail! Veja na sua caixa de correio ou na pasta de spam como confirmar a sua subscrição.

Notícias Populares

  • Opinião: “Os Desafios da Hotelaria e Golfe no Algarve e Uma breve reflexão sobre potenciais soluções”

    Hospitality Insights por Glória Peixe: “Potenciar a Experiência de Lazer e Golfe: A Importância do Upselling na Hotelaria”

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Arrow Global Portugal tem novo Chief Operations Officer de Hotelaria

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Quem é… Joana Santos?

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0
  • Pedro Barbosa é novo diretor Comercial & Expansão da Viagens El Corte Inglés

    0 partilhas
    Partilhas 0 Tweet 0

Notícias by Ambiente Magazine

Eficiência e Circularidade na Gestão e Valorização do Recurso Água – Uma aposta estratégica no setor da agricultura
21 Setembro 2023
Eficiência e Circularidade na Gestão e Valorização do Recurso Água – Uma aposta estratégica no setor da agricultura
Fundação Oceano Azul felicita Portugal pela assinatura do Tratado do Alto Mar 
21 Setembro 2023
Fundação Oceano Azul felicita Portugal pela assinatura do Tratado do Alto Mar 
Projeto Eco Compras capacita Administração Pública para compras sustentáveis
21 Setembro 2023
Projeto Eco Compras capacita Administração Pública para compras sustentáveis

Últimas Edições

Ambitur

© 2015 - 2023 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC

 

  • Publicidade
  • Estatuto editorial
  • RGPD
  • Contactos

Siga-nos

Sem resultado
Ver todos os resultados
  • Business
    • Alojamento
    • Empresas
    • Golfe
    • Ot’s Av’s
    • Restauração
    • Transportes
  • Advisor
    • Associativismo
    • Entrevistas
    • Formação
    • Inquéritos/Estatísticas
    • Internacional
    • Opinião
    • Política
  • Inside
    • Agenda
    • Bolsa de Emprego
    • Follow Us
    • Quem é Quem
  • Explore
    • Destinos
    • Eventos
    • Hotéis
    • Promoções
    • Reportagem
  • LifeStyle
    • À mesa com
    • A não perder
    • As escolhas de…
    • Escapadas

© 2015 - 2023 Ambitur | Todos os direitos reservados. Powered by DCC

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Usamos cookies para lhe oferecer uma experiência mais relevante, lembrando as suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar “Aceito”, consente a utilização de todos os Cookies. Pode, no entanto, visitar "Preferências de Cookies" para um consentimento mais controlado.
Preferências de CookiesAceitar todos

Preferências de Cookies

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. Os cookies, categorizados conforme necessário, são armazenados no seu browser pois são essenciais para a utilização das funcionalidades básicas do site. Também usamos cookies de terceiros que nos ajudam a analisar e entender como usa / navega no nosso site. Esses cookies serão armazenados no seu navegador apenas com o seu consentimento. Tem também a opção de desativar esses cookies. Mas a desactivação de alguns desses cookies pode afetar sua experiência de navegação.
Necessárias
Sempre activado
Os cookies necessários são absolutamente essenciais para o bom funcionamento do site. Esses cookies garantem funcionalidades básicas e recursos de segurança do site, anonimamente.
Funcionais
Os cookies funcionais ajudam a executar certas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site nas redes sociais, receber feedbacks e outros recursos de terceiros.
Desempenho
Os cookies de desempenho são usados ​​para entender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência aos visitantes.
CookieDuraçãoDescrição
_gat1 minuteCookie instalado pelo Google Universal Analytics para restringir a taxa de solicitação e, assim, limitar a coleta de dados em sites de alto tráfego.
Analíticos
Os cookies analíticos são usados ​​para entender como os visitantes interagem com o site. Teste cookies ajudam a fornecer informações sobre o número de visitantes, taxa de rejeição, origem de tráfego, etc.
CookieDuraçãoDescrição
_ga2 yearsO cookie _ga, instalado pelo Google Analytics, calcula os dados do visitante, da sessão e das campanhas. Também acompanha o uso do site para o relatórios de análises. O cookie armazena informações anonimamente e atribui um número gerado aleatoriamente para reconhecer visitantes únicos.
_gid1 dayInstalado pelo Google Analytics, o cookie _gid armazena informações sobre como os visitantes usam o site. Cria um relatório de análise do desempenho do site. Alguns dos dados coletados incluem o número de visitantes, a sua fonte e as páginas que eles visitam anonimamente.
Youtube2 yearsO YouTube define este cookie para registo dados estatísticos de videos incorporados de forma anónima.
Publicidade
Os cookies de publicidade são usados ​​para fornecer aos visitantes anúncios e campanhas de marketing relevantes. Esses cookies rastreiam os visitantes em sites e coletam informações para fornecer anúncios personalizados.
CookieDuraçãoDescrição
VISITOR_INFO1_LIVE5 months 27 daysUm cookie definido pelo YouTube para medir a largura de banda que determina se o utilizador obtém a interface do player nova ou antiga.
YSCsessionO cookie YSC é definido pelo Youtube e é usado para rastrear as visualizações de vídeos incorporados nas páginas.
yt-remote-connected-devicesneverO YouTube define este cookie para armazenar as preferências do utilizado para vídeos incorporado do YouTube.
yt-remote-device-idneverO YouTube define este cookie para armazenar as preferências de vídeo do utilizado, usando o vídeo incorporado do YouTube.
Outros
Outros cookies não categorizados são aqueles que estão sendo analisados ​​e ainda não foram classificados em uma categoria.
CookieDuraçãoDescrição
cookielawinfo-checkbox-necessarias1 yearSem descrição. Associado a Cookie law info
elementorneverEste cookie é usado pelo site e permite que o proprietário do site implemente ou altere o conteúdo em tempo real.
jnews_view_counter_visits[0]pastCookie que permite efectuar a contagem de visitas a uma determinada notícia sem efectuar duplicações.
GUARDAR E ACEITAR
Powered by CookieYes Logo

Add New Playlist