O melhor do Norte de Portugal

O melhor do Norte de Portugal

Categoria Destinos, Explore

A ATP – Associação de Turismo do Porto – é uma Associação sem fins lucrativos, fundada em 1995, por um grupo de instituições focadas no desenvolvimento e potencialização do turismo do Porto e da zona Norte de Portugal.

Os seus maiores objetivos focam-se na promoção deste destino turístico, nos mais variados mercados internacionais, fazendo da região o epicentro do turismo português, contando com centenas de Associados, que, todos os dias, promovem o Norte de Portugal nas suas regiões, ajudando-nos a potencializar o que de melhor a região tem.

Porto
Há na cidade do Porto, capital do Norte, mil encantos e recantos que vale a pena descobrir. O Porto é uma das cidades mais antigas do país e, como tal, o seu traçado é sinuoso e pitoresco. Percorrer a pé́ as suas ruas e sentir o pulsar da cidade é uma experiência única. O Porto é uma cidade de cultura e lazer fervilhantes, um local cosmopolita e contemporâneo, reconhecido como Best European Destination em 2012, 2014 e 2017.

Douro
Foi a primeira região de vinho do mundo a ser demarcada e regulamentada, em 1756. As encostas selvagens do vale

foram-se transformando, pelo trabalho de gerações, em socalcos para plantar a vinha que produz o famoso Vinho do Porto, excelentes vinhos DOC Douro, espumantes e moscatéis. Esta impressionante paisagem foi classificada pela UNESCO Património da Humanidade, em 2001, como paisagem cultural evolutiva viva – o Alto Douro Vinhateiro.

Minho
A Região do Minho tem características únicas associadas a uma paisagem natural de enorme beleza e biodiversidade. Marcada pelo verde intenso dos campos e vinhas, a bela paisagem minhota alia-se à alegria contagiante das festas e romarias e à inigualável hospitalidade das suas gentes. Antigos solares e pousadas, uma gastronomia extremamente rica e vinhos verdes são outros atrativos que se podem apreciar nesta zona privilegiada.

Trás-os-Montes
Trás-os-Montes é um nome bem apropriado para esta zona do interior do Norte de Portugal. Planaltos e montanhas majestosas, vilas e aldeias históricas intocadas, águas termais purificantes e curadoras, cozinha tradicional e hospitalidade genuína de um povo muito orgulhoso dos seus costumes. Esta região remota e montanhosa, proclamada “reino maravilhoso” pelo escritor Miguel Torga, oferece cenários únicos, como são as amendoeiras em flor e as paisagens naturais.

Este artigo foi publicado na edição 324 da Ambitur. Fotos cedidas por ATP - Associação de Turismo do Porto